Mercado acelera com seguros para motos

Mercado acelera com seguros para motos

Seguradoras buscam desenhar soluções e experiências para atender e facilitar a vida de diferentes públicos, oferecendo mais opções para os corretores no segmento de duas rodas

As vendas de motos no Brasil totalizaram mais de 1,8 milhão itens em 2024, um volume 18,6% superior quando comparado ao período anterior, segundo a Associação dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Neste ano, a trajetória de crescimento deve ser mantida.

Apenas no primeiro semestre foram mais de 1 milhão de motos emplacadas, um crescimento de 10,33% em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

O desempenho crescente do setor tem chamado a atenção do mercado securitário que, atualmente, conta com mais opções de seguros para motos.

Arnaldo Bechara, diretor de Automóvel, Precificação e RD Massificados da Tokio Marine
Arnaldo Bechara, diretor de Automóvel, Precificação e RD Massificados da Tokio Marine

“Para acompanhar esse aumento, nós oferecemos um seguro acessível para motos, com valores que variam de acordo com as informações do veículo, modelo, perfil do condutor, região de circulação, entre outras”, comenta Arnaldo Bechara, diretor de Automóvel, Precificação e RD Massificados da Tokio Marine.

“O seguro para motos está mais acessível, isso se deve ao crescimento do número de motociclistas no Brasil e à adaptação das seguradoras a esse novo perfil de cliente”, completa Luiz Padial, diretor de Seguros Auto e Massificados da MAPFRE.

A Suhai tem observado avanços importantes. “Hoje, cerca de 5% da frota nacional de motos conta com seguro, contra aproximadamente 3% há dez anos.

Acreditamos que a Suhai teve papel ativo nessa democratização, oferecendo produtos e canais de venda que tornaram o seguro mais próximo do motociclista”, comenta Jorge Martinez, diretor de Produtos da Suhai Seguradora.

Luiz Padial, diretor de Seguros Auto e Massificados da MAPFRE
Luiz Padial, diretor de Seguros Auto e Massificados da MAPFRE

Segundo ele, apesar dessa evolução, ainda há muito espaço. “Nosso desafio é ampliar o conhecimento e a cultura do seguro, levando proteção a cada vez mais condutores”.

A base de segurados da Suhai reflete a demanda natural do mercado: segue a proporção de emplacamentos, com leve predomínio de motos de valor mais elevado. “Em termos socioeconômicos, temos forte presença nas classes C e D, mas também conquistamos clientes das classes A e B que buscam aceitação facilitada ou uma opção com custo mais acessível sem abrir mão de qualidade”, destaca o diretor.

Martinez considera como grande diferencial a aceitação ampla, pois a Suhai segura modelos diversos de moto, sem restrição de ano de fabricação, perfil do condutor ou finalidade de uso. “Esse posicionamento impulsiona o crescimento da carteira e fortalece a democratização do seguro. Além disso, oferecemos preços altamente competitivos – em muitos casos até 60% mais baratos que a média do mercado tradicional, dependendo das coberturas e assistências contratadas”.

Conforme Bechara, o perfil do cliente de moto da Tokio Marine é bastante diversificado. “Atendemos desde quem está adquirindo seu primeiro veículo — geralmente uma moto de baixa cilindrada — até clientes que já possuem outro seguro conosco e optam por uma moto para uso recreativo aos finais de semana. Essa variedade demonstra o quanto nosso público é amplo e, por isso, estamos sempre atentos às diferentes necessidades de cada perfil, buscando oferecer soluções personalizadas e um atendimento de excelência para todos”.

Jorge Martinez, diretor de Produtos da Suhai Seguradora
Jorge Martinez, diretor de Produtos da Suhai Seguradora

O seguro Moto Tokio Marine é ideal para quem procura segurança e tranquilidade com um valor justo. “Um dos diferenciais deste produto é que, ao realizar uma cotação, são disponibilizadas até três opções de coberturas de forma automática: compreensiva, indenização integral com cobertura, exclusivamente, para sinistros que configurem perda total e o produto Moto Econômico, que prevê atendimento em oficina referenciada. Além de já contemplar motocicletas novas e usadas, o produto ainda passou a aceitar motos de até 15 anos de uso, independentemente da cilindrada”.

Dentre as coberturas básicas que este seguro oferece estão proteção contra colisão, incêndio, roubo e furto, além de assistência 24h, assistências para faróis, lanternas e retrovisores, e responsabilidade civil (RCV-F). “Além disso, no Moto Econômico, o cliente pode cancelar quando quiser e recebe de volta o valor proporcional aos dias que não irá utilizar, franquia na indenização integral, entre outros diferenciais”, descreve Bechara.

Também há a possibilidade de facilidade de pagamento em até 12 vezes sem juros, com parcelas lançadas mensalmente para não comprometer o limite do cartão do cliente.

“Outro diferencial que temos é que, já nesse aviso de sinistro, nós conseguimos identificar que se trata de uma moto e automaticamente nosso sistema direciona o cliente para uma de nossas 61 credenciadas em todo Brasil especializada nesse tipo de veículo”, acrescenta o diretor da Tokio.

Já a Bradesco Seguro Moto está disponível para pessoas físicas e jurídicas e apenas motos de uso particular, de até seis anos de idade, a partir de 300 cilindradas, com valor de até R$ 200 mil.

“O seguro para motos tem se tornado cada vez mais acessível, levando em consideração fatores como perfil do cliente e bem segurado na aceitação do seguro. Além disso, as coberturas são flexíveis, para atender a diferentes necessidades dos condutores, e com condições especiais de pagamento do seguro, que possibilitam que mais motociclistas estejam protegidos. É um segmento que tende a crescer, visto que a produção de motocicletas no país também tem registrado crescimento constante”, analisa Raquel Cerqueira, superintendente Sênior de Seguro Auto da Bradesco Seguros.

Raquel Cerqueira, superintendente Sênior de Seguro Auto da Bradesco Seguros
Raquel Cerqueira, superintendente Sênior de Seguro Auto da Bradesco Seguros

As coberturas básicas do Bradesco Seguro Moto são colisão, incêndio, roubo/furto, alagamento, danos materiais e danos corporais a terceiros (RCF-V). Além dessas, os segurados podem contar com coberturas adicionais para acidente pessoal de até R$ 100 mil por passageiro; acessórios de até R$ 10 mil: capacetes, jaquetas, luvas, bolsas laterais e outros; cobertura valor de novo de até um ano, e DMH de até R$ 50 mil.

“O Bradesco Seguro Moto oferece, ainda, vantagens como o seguro Carta Verde Gratuito (obrigatório para quem quer dirigir em países do Mercosul) e garante cobertura em todo o território nacional, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile”.

O perfil do segurado de Moto da Allianz é gênero masculino, com idade entre 31 e 55 anos. “A maior parte do nosso público do produto está nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco”, compartilha Fábio Morita, diretor executivo de Automóvel, Massificados e Vida da Allianz.

O seguro Allianz Moto oferece soluções que atendem às necessidades de diversos perfis de motociclistas. “Nosso produto vai da cobertura simples (apenas para terceiros) até às mais completas, incluindo proteção contra colisão, roubo, incêndio, entre outros. Para motos de baixa cilindrada, por exemplo, possibilitamos a contratação de até 110% da FIPE. Já quando o CEP de pernoite é de algum estado do Sul ou Mato Grosso do Sul, o seguro da Allianz traz inclusive o seguro Carta Verde, ou seja, se o cliente for viajar pelo Mercosul, não precisará contratar essa proteção, que é obrigatória para atravessar a fronteira. Nos pacotes Master e Exclusivo, o Carta Verde é disponibilizado para qualquer CEP do Brasil”.

Na cobertura de lanternas, faróis e retrovisores, o seguro da Allianz concede os serviços de proteção de pneu e roda e pequenos reparos, para que, em caso de acionamento, o segurado não perca o bônus. “Temos também cobertura para acessórios e equipamentos adicionais como capacete, luvas, botas, macacão/roupa de motociclista e malas de motocicletas”.

Segundo Padial, o seguro da MAPFRE é ideal para quem usa a moto no dia a dia, como no trajeto casa-trabalho, além de lazer e viagens. “O perfil do MAPFRE Auto Duas Rodas abrange proprietários de motos nacionais com até 20 anos de fabricação e importadas com até 8 anos, com valor segurado de até R$ 150 mil”.

Na MAPFRE, os segurados contam com cobertura em casos de colisão, incêndio, roubo ou furto em todo o território nacional e também nos países vizinhos, como Argentina, Paraguai e Uruguai.

Fábio Morita, diretor executivo de Automóvel, Massificados e Vida da Allianz
Fábio Morita, diretor executivo de Automóvel, Massificados e Vida da Allianz

“Para quem usa motos de menor cilindrada, é possível contratar cobertura específica para faróis, lanternas e retrovisores. Já para quem tem motos mais potentes e costuma fazer viagens longas, há opções de coberturas mais abrangentes, como extensão de quilometragem até 1.000 km e reembolso para eventuais danos na indumentária, como jaqueta, capacete e macacão. Independentemente da cilindrada, para motos 0 km, oferecemos gratuitamente a reposição pelo valor de novo. E o seguro pode ser parcelado em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito”.

Inovações

Para atender o mercado sobre duas rodas, as novidades das companhias são constantes.
Segundo Bechara, a Tokio possui avanços em duas frentes. “Expandimos os critérios de aceitação e passamos a oferecer nosso seguro para motos também para clientes que utilizam o veículo com finalidade comercial, atendendo a uma demanda crescente desse público. Ampliamos a flexibilidade na contratação, permitindo que o cliente opte exclusivamente pela cobertura de roubo e furto em quase todo o território nacional, tornando o produto mais acessível e alinhado às necessidades individuais”.

Raquel destaca que a Bradesco oferta um produto completo, com diversas coberturas, como faróis, lanternas e retrovisores, para pequenas batidas, e de acessórios, como jaqueta, luva e capacete. Também oferece proteção para o motociclista e seus familiares, como, por exemplo, as despesas médicas e hospitalares (DMH) e assistência funeral. “Tomamos esta decisão porque acidentes graves com motos são mais prováveis de acontecer no dia a dia e a cobertura de DMH garante o reembolso de despesas médicas, hospitalares e odontológicas – incluindo exames e medicamentos – decorrentes de acidentes com o veículo segurado. É uma forma de minimizar impactos financeiros em momentos de dificuldade”.

A Allianz lançou, recentemente, novas franquias (25% da normal, 150% da normal e 200% da normal) e ampliou a contratação de condutor indeterminado para apólices de uso particular (até então, o condutor indeterminado era permitido apenas para uso comercial). “Também fizemos uma reformulação no produto moto, ampliando a aceitação de diversos modelos de motos, assim como a idade dos veículos (passamos a aceitar modelos de até 10 anos) e, mais recentemente, a implementação da vistoria prévia digital”.

Segundo Padial, o ‘MAPFRE Auto Duas Rodas’ oferece coberturas personalizadas conforme a necessidade de cada cliente e serviços de assistência 24 horas para motos a partir de 100 cilindradas. “Com condições de aceitação e o preço que variam conforme a região onde a moto circula, o perfil do condutor, o modelo da motocicleta e a forma de uso. É uma solução pensada para quem gosta da liberdade de pilotar, mas sem abrir mão da segurança e da tranquilidade”.

Tendências

“Avaliamos que, devido a questões de mobilidade urbana, mesmo em pequenas cidades, e à crescente utilização das motos para serviços, há grande possibilidade de expansão da penetração de vendas de seguro sobre a frota circulante, incluindo maior participação de mulheres na contratação de seguros de motos”, contextualiza Martinez.

Um ponto interessante, segundo o diretor da Suhai, é que, nos últimos quatro anos, a participação das mulheres na carteira de motos subiu de 13% para 19%.
Bechara aponta que uma tendência do mercado é ampliar cada vez mais a aceitação de riscos, oferecendo proteção para um público mais amplo e diverso.

“Essa é uma missão compartilhada por seguradoras e corretores, que atuam de forma incansável para tornar o seguro mais acessível e inclusivo. Para isso, é essencial mantermos um olhar atento às transformações do setor automotivo, especialmente com o surgimento de novos fabricantes e modelos. As motos elétricas, por exemplo, já são uma realidade no Brasil e vêm registrando crescimento consistente nas vendas nos últimos anos — um movimento que exige adaptação e inovação por parte do mercado segurador”.

Raquel Cerqueira pontua que as tendências estão sendo moldadas por avanços tecnológicos, mudanças no perfil dos consumidores e pelo aumento de frota de motocicletas, para fins profissionais e meio de locomoção para pequenos trajetos.

“A Bradesco Seguros está em constante diálogo com o mercado e seus clientes para o aperfeiçoamento de seus produtos. Nosso foco está na personalização e na inovação, pilares fundamentais para mantermos a relevância da seguradora no mercado e proximidade com os diferentes agentes”.

“Acreditamos que o mercado vai continuar evoluindo para oferecer soluções de seguro moto cada vez mais personalizadas, visando satisfazer a real demanda do consumidor. Isso significa atender desde aquele que usa um modelo mais comum, para trabalhar com entregas, por exemplo, até quem investe em modelos mais sofisticados, para lazer”, diz Morita, que antecipa que a companhia trabalha para aprimorar a oferta do produto, buscando torná-lo ainda mais flexível e permitindo uma personalização completa diretamente pelo cotador.

Segundo Padial, a MAPFRE quer continuar expandindo a atuação nesse segmento, oferecendo coberturas que atendam às diferentes necessidades dos clientes, desde as opções mais completas até as mais econômicas. “Estamos trazendo novidades para deixar o produto ainda mais atrativo. Recentemente, passamos a disponibilizar a opção de franquia reduzida em 25%. Além disso, seguimos avaliando a inclusão de novos pacotes de cobertura, o que deve ampliar ainda mais as possibilidades para conquistar novos clientes”.

Mais percepção de valor

Assim como no seguro de Automóvel, a assistência 24 horas passou a ser algo incluso no seguro de moto. “Ao entregar esse pacote, o segurado sente na prática o compromisso da seguradora: não é apenas indenização, mas também suporte nos momentos de imprevisto, para reduzir estresse e custos extras. Na Suhai, por exemplo, nossos planos de assistência 24h oferecem serviços essenciais como guincho para até 500 km, troca de pneus, serviço de chaveiro, transporte domiciliar e auxílio mecânico”, diz Martinez.

A Tokio oferece duas opções de planos de assistência 24 horas: o completo e o VIP. No completo, estão contemplados serviços como reboque do veículo segurado, socorro mecânico, meio de transporte alternativo, hospedagem e reboque em caso de pneus furados, entre outros. Já no VIP, todos os serviços oferecidos no pacote completo se somam a segundo guincho no mesmo evento, reparos residenciais, motorista substituto e help desk.

“O segurado do Bradesco Seguro Moto conta com assistência auto dia e noite de 100km a ilimitada, com reboque, socorro mecânico, chaveiro e outros serviços disponíveis a qualquer momento. Está disponível, também, a assistência funeral de até R$ 5 mil vinculada ao acidente com o veículo segurado”.

“Uma experiência positiva pode influenciar a percepção do consumidor sobre a empresa, resultando em avaliações positivas, recomendações boca a boca e fidelização, com o segurado optando por renovar o seguro e/ou adquirir outros produtos da mesma seguradora”, observa Morita.

Na Allianz, ao contratar o seguro Moto para pessoa física, o cliente tem a assistência residencial, que inclui serviços residenciais como reparos elétricos, hidráulicos, chaveiro, entre outros. “Todas as apólices possuem assistência 24 horas, disponível todos os dias para emergências, incluindo guincho com quilometragem ilimitada, chaveiro, troca de pneus, entre outros, e acesso a uma ampla rede de oficinas parceiras para reparos qualificados e com garantia de 3 anos. Além disso, também oferecemos um clube de descontos exclusivo e pagamento em até 10x sem juros no cartão de crédito”, diz Morita.

Na MAPFRE, a assistência 24 horas inclui atendimento emergencial no local, em caso de pane elétrica ou mecânica, e serviço de guincho em situações de acidente. “Esses serviços aumentam a sensação de segurança e reforçam o cuidado com o cliente em momentos inesperados”.

Conteúdo da edição número 70 da Revista Aconseg-SP