Zurich destaca plano para combater crises climáticas e promover sustentabilidade

Zurich destaca plano para combater crises climáticas e promover sustentabilidade

Companhia estará presente na COP30, maior evento sobre o tema no mundo que acontecerá em novembro, no Brasil

​A Zurich Seguros está se preparando ativamente para a COP30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que será realizada em Belém, no Pará, em novembro de 2025. A empresa vê o evento como uma oportunidade estratégica para reforçar seu compromisso com a sustentabilidade e consolidar sua liderança na agenda climática do País.

O grupo anunciou que enviará uma delegação para a conferência, com o objetivo de participar dos debates e atuar na construção de soluções conjuntas. A ideia é aproveitar o palco da COP30 para aumentar a resiliência climática e fortalecer a colaboração entre empresas, governos e a sociedade. 

Nathalia Abreu, gerente executiva de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa da companhia, destacou que a COP30 é vista não como um ponto final, mas como o começo de muito trabalho que ainda há pela frente, ressaltando a importância de continuar as ações de sustentabilidade a longo prazo. O foco da Zurich no evento reflete a estratégia global da companhia de “transformar riscos em caminhos sustentáveis” e de reforçar o papel do setor de seguros como protagonista no enfrentamento das crises climáticas.

​Além de sua participação em Belém, a Zurich planeja uma série de ações na região amazônica, onde a conferência será sediada, e também pelo Rio de Janeiro, buscando aumentar a resiliência climática através da união. 

A diretora de Marketing e Clientes, ​Lucía Sarraceno, explicou que o Grupo Zurich tem um histórico de compromisso com a sustentabilidade, com metas definidas há anos. A ideia é alcançar o status net zero até 2030, além de reduzir 50% das emissões financiadas até 2040 e alcançar emissões líquidas zero na cadeia de suprimentos até 2050. ​Ela destacou a importância da colaboração para o sucesso dessa agenda. “Não são só as empresas, não é só o governo, não são as pessoas. Somos todos nós que precisamos desse compromisso”, afirmou.

Este plano é dividido em quatro pilares principais: reduzir as emissões da própria Zurich e de toda a sua cadeia de valor; atuar como líder para ajudar a moldar políticas públicas e planos de ação que permitam que o mundo consiga mitigar estes problemas climáticos; sociedade mais resiliente com iniciativas de apoio à comunidade, com ênfase em saúde e empoderamento econômico e ​redução das emissões operacionais. 

​Ações práticas e inovações

A empresa demonstrou um preparo robusto para crises climáticas futuras, com uma plataforma exclusiva de análise de riscos que utiliza dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e de especialistas em modelagem climática. Essa ferramenta permite identificar e mitigar riscos em cenários otimistas e pessimistas, em curto, médio e longo prazo.

De acordo com Fábio Leme, diretor executivo de Personal Lines, Marketing e Clientes, em um de seus principais negócios, o seguro de automóveis, a Zurich tem mais de 300 oficinas a adotar práticas ambientais, como a reciclagem adequada de materiais. A empresa também compensou mais de 7 mil toneladas de carbono em dois anos e destacou como a digitalização de seus serviços contribui para a redução do impacto ambiental.

​Outras iniciativas mencionadas incluem a atuação ativa da Zurich com plantação de árvores, a criação de seguros para a população de baixa renda (mais vulnerável a catástrofes) e a atuação em desastres recentes, como as enchentes no Amazonas e no Rio Grande do Sul. 

A empresa também promoveu a sustentabilidade na campanha Geração Z no ano passado e apoia a política de descarte de produtos como seguros de celular. Essas iniciativas visam não apenas ampliar a visibilidade da Zurich, mas também demonstrar seu envolvimento prático com as questões ambientais e sociais ligadas à questões climáticas, pois tendem a atingir o mercado de seguros diretamente. 

A empresa tem como objetivo final que seus esforços evoluam para uma maior prevenção de desastres. “Embora os consumidores nem sempre querem pagar mais por ações sustentáveis, a preocupação com o tema está crescendo, mas esta é uma jornada contínua e conjunta”, pontua José Bailone, diretor executivo de Seguros Corporativos da seguradora 

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