Aconseg-SP: Tokio Marine coloca o humano acima de tudo

Aconseg-SP: Tokio Marine coloca o humano acima de tudo

Uma das companhias mais avançadas tecnologicamente, também segue focada no relacionamento humano para inovar, diversificar e fortalecer ainda mais a presença no Brasil

Até 2026, a estratégia de negócios da Tokio Marine Seguradora está ancorada no plano Tokio Transforma, cujos objetivos são excelência em serviços; crescimento sustentável; produtividade e eficiência; inovação e tecnologia; trabalho em equipe e ações de ESG (ambiental, social e governança).

“Nossa estratégia de crescimento orgânico, fundamentada na valorização do capital humano, na oferta de produtos e serviços de excelência, e na ampliação da cultura do seguro no Brasil, segue gerando resultados consistentes para a Tokio Marine”, comenta Marcos Kobayashi, diretor Comercial Varejo e Vida da Tokio Marine.

A Tokio é uma seguradora multiprodutos com mais de 90 produtos e 120 serviços. “Com essa amplitude de soluções para proteção pessoal e patrimonial, colocamos à disposição dos corretores e assessorias diversas ferramentas digitais e automatizadas e investimos no capital humano por meio dos especialistas, preparados para apoiá-los técnica e comercialmente em suas demandas mais específicas”.

Diretoria São Paulo

Kobayashi destaca que, mesmo São Paulo sendo um dos mercados mais competitivos e com alta oferta de produtos e serviços, a Diretoria SP Capital é, atualmente, a maior regional do Varejo, e está próxima de atingir a marca de R$ 2 bilhões de faturamento.

“O desafio de Alexsandro Priuli, diretor Comercial SP Capital, é aumentar a nossa capilaridade, a eficiência na oferta de nossos produtos e, consequentemente, a nossa produtividade”, destaca.

“Além disso, o desafio, que não é apenas de São Paulo, e representa uma grande oportunidade de crescimento, é a conscientização e a disseminação da cultura do seguro. Na Tokio Marine, seguimos firmes em nossa missão de compartilhar conhecimento e informações, contribuindo para o fortalecimento do setor e para um crescimento sustentável no Brasil”, acrescenta.

A região do interior de São Paulo também integra a estratégia da companhia, por meio da Diretoria Comercial São Paulo Interior, liderada pelo Júlio Sato, que representa 17,8% da diretoria comercial nacional e, por isso, investir cada vez mais na região é parte essencial da estratégia de negócios da companhia.

“Prova disso foi o Encontro Corretor & Tokio PJ no Varejo, reunindo mais de 150 participantes de diversas localidades. O evento teve como objetivo fortalecer a parceria com nossos parceiros de negócios locais, estreitar o relacionamento com a nossa diretoria técnica e destacar as oportunidades da carteira PJ”.

O Green Vida é um sucesso da diretoria comercial, tanto em prêmios emitidos quanto em quantidade de negócios fechados. “Mas, ainda mais importante do que isso, é o impacto positivo e a disseminação da cultura do seguro que conseguimos realizar com esse movimento, levando mais conscientização e proteção para a família brasileira. As assessorias têm papel fundamental nesta ação comercial e, com iniciativas como o ‘Diga sim ao Seguro de Vida’, promovem um aculturamento importante entre os seus corretores”, comenta.

Inovação e parceria

De acordo com o diretor, a inovação faz parte do DNA da Tokio Marine e todas as nossas ações são pensadas para os 4C’s – colaborador, corretor, cliente e comunidade – em uma estratégia que usa a tecnologia como ferramenta, sem perder de vista o fator humano.

“Por meio de uma revisão de processos operacionais, ganhamos escala e eficiência, conseguindo promover diversos assistentes comerciais para gerentes comerciais, ampliar a quantidade de unidades de negócio, com cinco novas sucursais, e criar a equipe comercial de produtos PJ. Tudo isso, pensando em aumentar a produtividade, o foco em negócios e gerar mais rentabilidade para os corretores”.

Ele lembra que esse desafio é do mercado de seguros como um todo. “A transformação digital já é uma realidade, e por isso é fundamental modernizar e adaptar plataformas e processos para ganhar mais produtividade e eficiência. Outro ponto importante é a busca constante por capacitação e especialização, fundamentais para orientar e fortalecer os negócios. Nessa jornada, a Tokio Marine está à disposição para apoiar as assessorias, oferecendo ferramentas e plataformas que potencializam ainda mais sua atuação”.

“As assessorias são extensão da Tokio Marine e atuam como nossas sucursais, por isso, é fundamental que estejam atentas e alinhadas com as tendências, buscando eficiência, aumentando a produtividade e com foco na diversificação de produtos”.

Desafios transformados em oportunidades

Kobayashi observa que o mercado atravessa um momento de profundas mudanças no setor de seguros, impulsionado por uma combinação de fatores: avanços regulatórios, mudanças no comportamento do consumidor e o impacto crescente das variáveis econômicas e climáticas. “Para a Tokio Marine, esse ambiente representa, mais do que desafios, uma janela importante de oportunidades para inovar, diversificar e fortalecer ainda mais nossa presença no País”, reforça o executivo.

Segundo ele, a Tokio segue com investimentos constantes em soluções que aumentem as oportunidades de negócios para os corretores, como produtos cada vez mais personalizados, processos que garantam a eficiência das entregas e atendimento personalizado.

“Este ano, o mercado está mais cauteloso, mas acredito que vamos performar como em 2024, um ano que, mesmo em um cenário desafiador, a indústria securitária apresentou resultados relevantes. O mercado de seguros já passou por situações parecidas em outros anos, se mostrou bastante resiliente, continuou crescendo e oferecendo soluções para o mercado, e isso não deve ser diferente em 2025”, analisa.

Ele destaca que, ano a ano, a companhia evolui como empresa, não só em números, mas em ações e iniciativas que valorizem os colaboradores. “Encerramos o primeiro semestre com crescimento de 9% em prêmios emitidos em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando R$ 7 bilhões em produção. Já nosso índice combinado encerrou o semestre em 89,8%, refletindo uma sólida performance operacional e eficiência na gestão do portfólio de riscos”, diz.

Recentemente, a Tokio ingressou na lista das 200 melhores empresas para trabalhar na América Latina. “É um orgulho ver a Tokio Marine alcançando mais um reconhecimento, agora como uma das 200 Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina pelo Great Place to Work. Aqui, temos uma cultura clara e eficaz de colocar nossos colaboradores no centro, para atuarem como protagonistas no seu ambiente de trabalho, com iniciativas que promovam diversidade, equidade e inclusão, gerando um forte senso de pertencimento. E, no fim do dia, é isso que nos diferencia como empresa”.

Com mais de 40 anos de atuação no mercado de seguros, Kobayashi sente-se profundamente feliz e realizado pela carreira que vem construindo, pois acredita no poder transformador do trabalho. “O mercado é dinâmico e enfrentamos mudanças de cenário a cada ciclo, mas é isso que o torna maravilhoso. Sou apaixonado pelo tema proteção e, por isso, sigo diariamente trabalhando pela maior conscientização da sociedade sobre a importância do seguro. É uma honra liderar um time de profissionais tão qualificados, que me ensinam diariamente a importância e o valor do capital humano – o verdadeiro coração do nosso negócio.

Reconheço que o mercado é desafiador e que ainda temos muito a conquistar, mas sou imensamente grato por tudo o que alcancei até aqui e, sobretudo, por poder contar com pessoas tão incríveis ao meu lado nessa trajetória”, descreve o diretor.

Conteúdo da edição 71 da Revista da Aconseg-SP