Companhias compartilham como têm aprimorado as relações com seus principais parceiros de negócios
Bianca Notário
Se tradicionalmente o corretor era considerado um intermediário entre segurado e seguradora, hoje, ele assume o papel de agente estratégico na evolução do mercado. Esse protagonismo é resultado da atuação deste profissional que traduz necessidades humanas em soluções de proteção, algo que até as mais revolucionárias tecnologias não são capazes de fazer sem a intervenção humana.
Em comemoração ao Dia do Corretor, a Revista Cobertura traz ações de companhias que têm, cada vez mais, valorizado o corretor como o elo que humaniza a inovação no setor de seguros.
Para Marcio Benevides, diretor executivo de Distribuição da Zurich Seguros, o corretor é o agente que traduz as transformações do setor em soluções tangíveis para o cliente final. “Em um novo cenário, marcado pela digitalização acelerada, pela busca por soluções mais personalizadas e pela crescente exigência dos consumidores por conveniência e clareza, esse papel se torna ainda mais relevante”.
E acrescenta: “Mais do que um canal de distribuição, o corretor é um parceiro estratégico que nos ajuda a escalar nossa presença, ampliar a inclusão securitária e gerar valor para a sociedade”.

Karine Brandão, diretora executiva Comercial do Canal Corretor da MAPFRE, reforça que o corretor representa a combinação perfeita entre relacionamento e conhecimento técnico. “Em um mercado que muda rápido e onde o cliente busca personalização, é ele quem traz o olhar humano, o toque de confiança e a escuta ativa que nenhuma plataforma digital consegue substituir”, diz a executiva.
Na Bradesco Seguros, o corretor é peça-chave na relação com o consumidor e no crescimento da companhia, por conhecer de perto as necessidades do segurado. “Para comercializar produtos e assistências com total segurança e eficácia, o grupo segurador disponibiliza conteúdos de capacitação e desenvolvimento por meio da plataforma Universeg”, menciona Fabio Magalhães, diretor Comercial da Bradesco Vida e Previdência.

O diretor Comercial Nacional Varejo e Vida da Tokio Marine, Marcos Kobayashi, também destaca o protagonismo do corretor.
“Independentemente das transformações pelas quais nosso segmento esteja passando, é o corretor que detém o relacionamento com o cliente e atua como consultor, analisando os riscos e elaborando um planejamento pessoal e financeiro, visando a prevenção e um futuro sem surpresas”.

Ações que valorizam o corretor de seguros
Ainda segundo Kobayashi, todas as ações realizadas pela Tokio Marine têm o corretor de seguros como agente fundamental. A companhia conta com a ‘UP – Universidade Parceiros Tokio’, plataforma de treinamento e desenvolvimento contínuo, que oferece trilhas de aprendizagem variadas; e o ‘Brokertech’, uma iniciativa focada em integrar o corretor ao ecossistema digital, promovendo a otimização do processo de vendas online, da gestão de negócios digitais, do marketing e da relação com o cliente.
“Criamos produtos específicos, dirigidos para públicos segmentados e incluímos os corretores nessa jornada por meio de nossos especialistas, facilitando a oferta e aumento da produtividade em suas empresas”.

O lançamento da cobertura ‘Pequenos Reparos Premium’, no seguro Automóvel da Zurich, é um exemplo de iniciativa que se tornou realidade por meio da escuta ativa junto aos corretores de seguros.
Conforme Benevides, com base nesse retorno, foi possível desenvolver uma cobertura que amplia o limite para mão de obra, cobre a substituição de peças em danos leves e permite a execução de reparos com mais agilidade e conveniência, sem afetar o bônus ou gerar custos desnecessários para o cliente. “Uma solução construída com base no diálogo e potencializada pela confiança que o corretor transmite ao cliente. É esse modelo de colaboração contínua que orienta nossa estratégia de inovação na Zurich”.
Outra referência do setor é o Portal de Negócios do Grupo Bradesco Seguros, plataforma que torna os processos mais simples e dá mais autonomia ao corretor. “Na área de Saúde, a campanha ‘Quero Mais Saúde’ contou com o corretor como protagonista nas vendas de planos para pequenos e médios grupos, ajudando a ampliar o acesso da população aos serviços de saúde suplementar”, compartilha Flávio Bitter, diretor comercial da Bradesco Saúde.

Já nas áreas de Automóvel e Ramos Elementares da Bradesco, o corretor traduz as necessidades do cliente em soluções adequadas, seja no seguro Automóvel, Residencial, Empresarial ou de Equipamentos. “O ‘Programa Recompensa’ valoriza o desempenho e dá transparência total à produção e à remuneração dos corretores e contribui de forma recorrente na construção de uma companhia melhor através de programas de escutas ativas como o ‘Bare Com Você – Opinião de Valor’”, relata Leonardo Freitas, diretor comercial da Bradesco Auto/RE.
Outros exemplos da Bradesco são as ações do ‘Café ConVida’, live que reúne corretores com equipes da companhia para troca de experiências, e o ‘Conexão BVP’, evento que viaja pelo Brasil abordando o seguro de vida e a previdência privada no planejamento financeiro.

Foi através de escutas reais com os corretores parceiros que a MAPFRE lançou o programa “MAPFRE + Corretor” e, a partir dele, foi construída uma plataforma completa, com treinamentos, campanhas de incentivo, apoio comercial, comissão adicional e ferramentas digitais que facilitam o dia a dia. “Desde então, benefícios têm sido agregados, como o ‘MAPFRE + Digital’, o ‘MAPFRE + Corretor Sustentável’, entre outros”, compartilha Karine.
Conforme a executiva, a seguradora também promove campanhas de incentivo, como “Acelera”, “Club Milla” e “Torcida MAPFRE Corretor”. “A MAPFRE só chega mais longe porque caminha lado a lado com uma rede de corretores comprometida, que acredita no mesmo propósito que nós: cuidar do que é importante para cada pessoa”, finaliza.
Conteúdo da edição de outubro (280) da Revista Cobertura











