Novo executivo comercial responsável por RJ, MG e ES da Bradesco ressalta a importância do corretor que é o principal agente de um ecossistema de proteção e serviço
Uma presença ativa, próxima ao corretor, com soluções ágeis e adaptadas ao contexto local. Assim Emanuel Nascimento, Executivo Regional da Bradesco Seguros, que recentemente assumiu a coordenação de RJ, MG e ES, devido a uma reestruturação da área comercial nos segmentos de Auto e Ramos Elementares, descreve a presença da companhia. “Assumir essa região representa agilidade local e profundidade de relacionamento”, diz.
Em entrevista exclusiva ao Portal da Revista Cobertura, ele fala sobre o atual cenário do mercado, a atuação na região Sudeste, o Programa Recompensa e o relacionamento com corretores.
De acordo com ele, fatores como a retomada econômica, a abertura de novos negócios e a maior conscientização sobre riscos, especialmente nos ramos residenciais e empresariais, estão criando um terreno fértil para expansão.
Nascimento define que o corretor é muito mais do que um distribuidor de produtos, pois faz parte da estratégia da Bradesco Seguros, sendo o principal agente de um ecossistema de proteção e serviço. “Vamos intensificar o uso de dados, a personalização de ofertas e a experiência multicanal, sempre com o corretor como principal interlocutor”, comenta. Confira a entrevista na íntegra.
Revista Cobertura – Como avalia o atual momento do mercado de seguros e como a Bradesco Seguros está atuando neste cenário?
Emanuel Nascimento – Vivemos uma fase de convergência entre inovação tecnológica, mudanças regulatórias e maior sofisticação da demanda dos clientes. O cliente final está mais exigente e busca não apenas cobertura, mas uma experiência completa, o que inclui facilidade digital, clareza de contratação e um atendimento que entenda o seu negócio ou estilo de vida. Nossa missão é aproveitar esse ambiente e converter esse potencial em crescimento sustentável. Fatores como a retomada econômica, a abertura de novos negócios e a maior conscientização sobre riscos, especialmente nos ramos residenciais e empresariais, estão criando um terreno fértil para expansão. Vamos seguir mantendo nossa presença ativa, próxima ao corretor, com soluções ágeis e adaptadas ao contexto local.
RC – Recentemente, a Bradesco passou por uma reestruturação na área comercial nos segmentos de Auto e Ramos Elementares, o que resultou na sua mudança para coordenar RJ, MG e ES. O que motivou a nova estratégia?
EN – Assumir essa região representa agilidade local e profundidade de relacionamento. Cada estado tem suas particularidades e faz parte da nossa estratégia entender as especificidades que cada local demanda, seja em termos de produtos ou em termos de atendimento. Nos estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo identificamos condições extremamente favoráveis, com corretores experientes, penetração crescente de seguros multicanais e boa base de negócios para crescimento, tanto no segmento automóvel quanto em patrimoniais e empresariais. A reestruturação comercial nos permite oferecer soluções específicas a cada mercado, com equipes dedicadas, jornadas de suporte mais próximas e feedbacks constantes. A ideia é que o corretor sinta que a Bradesco Seguros está ao lado dele, entendendo sua realidade e oferecendo ferramentas para crescer. Queremos estar sempre próximos do corretor, e para isso promovemos com frequência eventos regionais, visitas técnicas e treinamentos.
RC – A Bradesco Seguros tem se destacado por iniciativas de valorização da rede de corretores. O que a companhia realiza neste sentido?
EN – Entendemos que o corretor é o principal canal de conexão com o cliente. Então, valorizá-lo não é mais apenas uma política de remuneração: é um investimento em parceria. O Programa Recompensa, por exemplo, prevê uma comissão adicional para aqueles que atingem metas de produção e crescimento. Entendemos que, para muitos corretores, esse valor extra pode ser relevante mensalmente, e, como nos aproximamos do fim do ano, é uma ótima oportunidade de turbinar o fechamento do exercício, em que as despesas adicionais com reconhecimentos e celebrações sempre aumentam. Mas, além dos números, nossas ações visam sem pre manter esse relacionamento próximo, e por isso promovemos experiências e cultura. Por exemplo, temos convidado os corretores, por meio do Circuito Cultural Bradesco Seguros, para participarem de espetáculos teatrais e outras vivências de marca, criando laços, reforçando pertencimento e gerando uma comunidade de parceiros. Para nós, isso transforma o corretor de um vendedor em um consultor de valor, aliado à marca.
RC – Quais são os diferenciais da estratégia comercial da Bradesco Seguros para manter essa proximidade com o corretor e combinar tecnologia e consultoria humana?
EN – É nossa premissa cuidar dos dois pilares, com a tecnologia avançada e a proximidade humana. No âmbito digital, construímos ferramentas que permitem ao corretor acompanhar em tempo real sua produção, ter acesso a campanhas regionais, insumos de vendas e relatórios de performance. No viés humano, promovemos treinamentos via Universeg, road shows, encontros regionais e suporte técnico dedicado. Na forma como trabalhamos hoje, o corretor se sente mais próximo e conta com uma equipe da seguradora pensando junto com ele. Isso faz diferença no dia a dia do cliente final, que recebe um atendimento mais consultivo, com confiança e do qual o corretor se torna protagonista.
RC – Como enxerga a evolução dessa relação entre seguradora e rede de corretores nos próximos anos?
EN – O corretor é muito mais do que um distribuidor de produtos, ele faz parte da estratégia da Bradesco Seguros, sendo o principal agente de um ecossistema de proteção e serviço. Acompanhamos recentemente a participação do tema seguros na COP 30, com a Casa do Seguro, e a importância do setor securitário. O corretor é parte relevante desse movimento. Queremos estar ao lado do corretor nessa jornada. Vamos intensificar o uso de dados, a personalização de ofertas e a experiência multicanal, sempre com o corretor como principal interlocutor. Estamos sempre avaliando possibilidades para expandir o reconhecimento, investir em competências e construir um ambiente em que o corretor tenha cada vez mais ferramentas, visibilidade e protagonismo, porque acreditamos que o sucesso da seguradora é diretamente proporcional ao sucesso de seus parceiros.










