Solenidade de abertura conta com a presença do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, que enalteceu a importância do corretor de seguros
Uma edição histórica preparada para conectar o corretor de seguros ao futuro. Com o tema “O futuro inteligente do corretor de seguros”, a 20ª edição do Congresso de Corretores de Seguros (Conec) é realizada entre os dias 25 e 27 de setembro no Distrito Anhembi, em São Paulo, e movimenta o mercado de seguros de todo o Brasil.

“Cada edição do Conec sempre refletiu o espírito do seu tempo. Houve momentos críticos, momentos transformadores e, agora, não é diferente. Estamos vivendo mais uma revolução na nossa sociedade, nos serviços financeiros, na forma de consumir, e principalmente na relação entre corretores, seguradoras e os nossos segurados. Essa é a reflexão central desse Conec. Como será o futuro do seguro? A resposta não está pronta. Ela depende de cada um de nós. Depende da nossa capacidade de somar os conhecimentos do passado”, destacou Boris Ber, presidente do Sincor-SP.
O estado de São Paulo representa cerca de 40% da receita nacional do setor seguros. Aqui atuam mais de 56 mil corretores seguros, homens, mulheres, que são a força da distribuição mais qualificada e capitalizada do Brasil. “Essa é a prova viva que o corretor de seguros é e continuará sendo insubstituível’, destacou Ber, ao lembrar que o mercado está entrando em uma nova era de inovação, super acelerada”
Corretor: Papel estratégico no mercado
Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, prestigiou a solenidade de abertura e enalteceu a importância da contratação do seguro com o corretor como intermediário, em vez de fazer uma contratação direta. “O corretor é quem pode orientar a melhor forma e o melhor plano. Essa assistência é fundamental”.
“A tecnologia é um ativo que tem dado resultados sensacionais. Sistema conta com 40 mil câmeras, que fazem reconhecimento facial e das placas de veículos, que já prendeu quase 2 mil foragidos. A tecnologia é o grande diferencial para que possamos ter mais segurança”, ressaltou Nunes. Inclusive, o Smart Sampa participa do Conec.

LC 213/25
Dentre os assuntos abordados durante o talk show “Novas resoluções e tecnologias: para onde vai o mercado de seguros”, Airton Almeida, diretor de Regulação Prudencial e Estudos Econômicos da Susep, falou da lei complementar 213/25. “A lei trouxe dois players novos: as associações de proteção patrimonial mutualista e as cooperativas de seguros. Talvez essa seja uma das maiores oportunidades para a nossa indústria de seguros nos últimos 60 anos”.
Segundo ele, mundialmente, 26% dos prêmios de seguros já são oriundos de cooperativas ou mútuas. “É a oportunidade que o país tem para aumentar a cobertura dos brasileiros”.












