Bancassurance pode aumentar de 15% a 20% os lucros do varejo bancário, aponta BCG

Bancassurance pode aumentar de 15% a 20% os lucros do varejo bancário, aponta BCG

Estudo mostra que seguradoras que fizeram do bancassurance seu principal canal de distribuição se tornaram cerca de 40% mais lucrativas

O Boston Consulting Group (BCG), por meio do estudo Unlocking the Benefits of Bancassurance, revela que instituições focadas em varejo bancário devem se se adaptar rapidamente para ter sucesso a longo prazo. Por essa razão, bancos estão fazendo parcerias com seguradoras para vender os produtos destas e atender a uma ampla variedade de necessidades dos clientes, ao mesmo tempo em que aumentam as receitas e melhoram o retorno sobre o capital – o que é chamado bancassurance.

Segundo o BCG, as instituições financeiras voltadas ao varejo que aproveitarem ao máximo essa modalidade podem aumentar os lucros em 15% a 20%, ao mesmo tempo em que disponibilizam produtos e serviços de seguros importantes para as pessoas que precisam deles.

“Bancassurance, é uma proposta vencedora não apenas para bancos, mas também para empresas de seguros e clientes, visto que alavanca os ativos de ambos os parceiros para desenvolver uma proposta de valor para cada grupo de clientes-alvo. Além disso, quando os consumidores adquirem seguros de um banco, eles ficam mais propensos a recorrer a essa instituição para outras necessidades”, afirma Gabriel Purkyt, sócio do BCG.

De acordo com o levantamento, as seguradoras que fizeram do bancassurance seu principal canal de distribuição entre 2017 e 2022, se tornaram cerca de 40% mais lucrativas do que as que não o fizeram, uma vez que puderam aproveitar o relacionamento de seus parceiros com os respectivos clientes para identificar mais oportunidades de vendas e de realizar upsell de seus produtos.

Até o final da década, a lucratividade e o crescimento do varejo bancário podem cair devido ao aumento de custos, particularmente de TI e funções de suporte. Assim sendo, à medida que a economia subjacente do varejo bancário desse segmento continua a mudar, instituições financeiras devem se adaptar rapidamente para ter sucesso a longo prazo.

Desenvolvimento da estratégia de bancassurance

O BCG sugere que, para construir um negócio sólido de bancassurance e contrapor as tendências acima mencionadas, as instituições financeiras devem avaliar frequentemente os principais elementos de sua operação:

  • Visão e ambição. Eles devem entender como a modalidade de bancassurance pode dar suporte à visão geral do seu negócio e, com esse conhecimento, definir uma ambição adequada para a instituição.
  • Modelo de parceria. As organizações precisam avaliar se seu modelo de parceria apoia sua visão e ambição. Para isso, devem considerar os aspectos comerciais e operacionais dessa associação, incluindo a proposta de valor, a forma de distribuição e a abordagem go-to-market, bem como os aspectos econômicos, como metas financeiras, orçamentos de investimento conjunto e a duração do contrato.
  • Principais capacidades. Ao mesmo tempo, bancos e seguradoras precisam determinar quais capacidades de bancassurance são críticas e definir quem vai liderar cada uma delas.

“O mercado de bancassurance tem amplo espaço para crescer, já que os bancos se concentraram principalmente em seguros de vida e ainda precisam buscar oportunidades em outras linhas de negócios, como seguros de propriedade e acidentes e saúde. Dessa forma, aqueles que iniciarem um negócio de bancassurance ou dobrarem a aposta nesse modelo de negócio estarão melhor posicionados para se estabelecer nesse mercado promissor”, finaliza Purkyt.

O estudo completo está disponível, em inglês, no site do BCG.

Nenhum comentário para mostrar.
  • Nenhuma categoria
Não há arquivos para mostrar.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Insert the contact form shortcode with the additional CSS class- "bloghoot-newsletter-section"

By signing up, you agree to the our terms and our Privacy Policy agreement.