Pesquisa da Mercer identifica desafios nas políticas do automóvel como benefício

Pesquisa da Mercer identifica desafios nas políticas do automóvel como benefício

Edição especial analisa como as áreas de Recursos Humanos estão lidando com o benefício após os impactos da pandemia

Com a pandemia do novo coronavírus, as empresas precisaram se adaptar rapidamente aos novos desafios em praticamente todas as frentes. Sem dúvidas, a área de Recursos Humanos foi uma das mais afetadas no contexto atual. Por isso, a Mercer Brasil realizou uma série de pesquisas junto à comunidade de RH, dentre elas a pesquisa Impactos na Política de Automóvel, com a finalidade de identificar como as organizações estão lidando com esse benefício e quais as principais tendências na gestão.

De acordo com as empresas pesquisadas, os principais desafios foram a Falta de veículos disponíveis (36%), Preço muito alto (31%), Prazo muito longo (22%), além da própria pandemia (6%), Fechamento da montadora que atendia (4%) e Dificuldade na gestão do carro como ferramenta de trabalho (2%). A substituição do benefício do automóvel foi uma das alternativas que grande parte das empresas participantes realizaram: 31% optaram por benefícios flexíveis, uma das grandes tendências de RH no momento, 29% direcionaram a verba para deslocamentos por aplicativos, 24% alteraram para bônus no lugar do carro, 19% adotaram carro híbrido e apenas 9% não consideraram trocar o benefício.

“Com essa pesquisa inédita, até pela própria situação, buscamos entender o processo de adaptação e as tendências na gestão desse ainda importante benefício. Já há muito debate ao redor do benefício por questões como mobilidade urbana, sustentabilidade e novas expectativas da força de trabalho. Agora, pelas razões apontadas pela pesquisa, a gestão se tornou mais difícil e novas soluções despontam como tendências relevantes, como o benefício flexível e ‘auxílio deslocamento’ por meio de aplicativos, por exemplo”, destaca Rafael Ricarte, Líder de Produtos de Carreira da Mercer Brasil.

A pesquisa identificou também os benefícios aplicados, os tipos de políticas de automóveis (alugados e frota), a área responsável pela sua gestão, além de apresentar os pontos de vista dos Departamentos de Recursos Humanos sobre a sua importância. Com aplicação em mais de 100 empresas do estado de São Paulo e nas regiões Sudeste, Sul, Norte e Nordeste, contou com profissionais em cargos de presidência, diretores, gerente executivo/suporte, gerentes, coordenadores, profissionais de venda e profissionais de suporte facilities.

Deixe um comentário