Programa “Falando Seguro” tira dúvidas sobre flexibilização do seguro automóvel

Programa “Falando Seguro” tira dúvidas sobre flexibilização do seguro automóvel

Idealizado pelo Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de Pernambuco, o programa é transmitido ao vivo pelo Youtube do Sindsegnne 

Ronaldo Dalcin

O Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne) recebe, na próxima quarta-feira (27), às 19h30, em seu canal no Youtube, a quinta edição do programa “Falando Seguro”, idealizado pelo Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de Pernambuco (Sincor-PE). Com mediação de Mario Neto, âncora da rádio CBN Recife, o bate-papo irá debater o tema “Flexibilização do seguro de automóvel”.

Participam da conversa o presidente do Sincor-PE, Carlos Valle; o presidente do Sindsegnne, Ronaldo Dalcin; Joaquim Mendanha, presidente do Instituto Brasileiro de Regulação do Mercado de Corretagem de Seguros, de Resseguros, de Capitalização e de Previdência Complementar (Ibracor); e Joaquim Guerra Filho, Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-PE. No debate, os participantes vão repercutir e tirar dúvidas sobre a circular nº 639/2021, da Superintendência de Seguros Privados (Susep), que alterou as regras e critérios para a operação do seguro automotivo no Brasil.

Carlos Valle

De modo geral, a nova norma simplifica e flexibiliza o produto voltado para veículos automotivos. Atualmente, pouco mais de 30% da frota brasileira – composta por cerca de 18 milhões de automóveis – possui seguro e essa normativa prevê, principalmente, um crescimento dessa fatia. “No entanto, percebemos que o público consumidor ainda tem muitas dúvidas sobre o tema, o que tem gerado, também, a circulação de muitas informações incorretas, principalmente com relação a uma provável redução dos preços dos seguros para veículos”, alerta Carlos Valle.

Segundo o presidente do Sincor, o programa vai esclarecer todos os pontos da nova norma, principalmente sobre as obrigações das seguradoras e direitos dos consumidores. “De modo geral, a circular não obriga as seguradoras a alguma ação específica, mas dá mais liberdade para que criem novos produtos, ampliando o leque de opções para os clientes. Vamos esclarecer esse ponto mais amplamente durante o debate”, adianta.

A transmissão ao vivo será aberta ao público. Para participar, basta acessar o canal do Sindsegnne no Youtube (www.youtube.com/SindsegNNE), inscrever-se e ativar as notificações para receber alertas sempre que um novo vídeo for publicado.

Deixe um comentário