Superintendente da Susep participa de Conferência sobre Direito dos Seguros da União Europeia

Superintendente da Susep participa de Conferência sobre Direito dos Seguros da União Europeia

Evento aconteceu nos dias 11 e 12 de julho e teve como tema central os seguros sustentáveis.

O Superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Alessandro Octaviani, participou da 2º Conferência Internacional do Módulo Jean Monnet sobre Direitos dos Seguros da União Europeia: Desafios na era dos ODS, que aconteceu nos dias 11 e 12 de julho, em Portugal. O evento foi realizado de forma presencial na NOVA School of Law – Faculdade de Direito da Universidade NOVA de Lisboa e na Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) e foi transmitido, também, de forma online.

O principal objetivo da conferência é criar um fórum onde acadêmicos, profissionais, organizações não-governamentais, setor cooperativo e social e entidades estatais se encontrem e discutam tópicos de interesse para todos, com destaque para as recomendações de políticas públicas sobre o papel dos seguros na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com a organização do evento, o propósito é contribuir para a geração de conhecimentos e aumentar a sensibilização para o papel dos seguros na igualdade de gozo dos direitos humanos e na realização dos ODS, em conformidade com os valores fundamentais da União Europeia. Em 2024, a conferência foi dedicada ao ODS 8 – Trabalho Digno e Crescimento Econômico e foi especialmente voltada ao tema dos seguros sustentáveis.

O Superintendente da Susep realizou a palestra de abertura, que teve como tema Seguro e Desenvolvimento: o exemplo do Brasil, e iniciou sua apresentação com os principais números do mercado brasileiro de seguros, resseguros, previdência complementar aberta e capitalização. Segundo Octaviani, “por se tratar de um mercado de enormes proporções no Brasil, ele possui não só a função de amenizador de riscos e de incertezas, mas também uma função como investidor institucional e propulsor de outras tantas cadeias e encadeamentos de investimentos na economia brasileira”, destacou.

Octaviani explicou, ainda, as principais mudanças legislativas e administrativas que estão em curso no Brasil com relação ao mercado supervisionado pela Susep, destacando que todas as mudanças têm por objetivo principal alcançar o desenvolvimento nacional, por meio de capacitações tecnológicas e por meio do aumento e da democratização do poder econômico em todas as regiões do país. No âmbito legislativo, Octaviani destacou o projeto de lei que fixa o novo marco legal brasileiro dos seguros e o projeto que visa regulamentar a atividade das mútuas no Brasil.

No âmbito administrativo, o Superintendente citou os diversos Grupos de Trabalho já iniciados ou previstos para serem instaurados até o final de 2024 pela Susep e sua importância no sentido de contribuir para o projeto de desenvolvimento nacional. As iniciativas da Autarquia citadas por Octaviani foram: “Seguro como Indutor do Desenvolvimento Nacional”; “Seguro, Previdência e Transformação Ecológica”; “Política Nacional de Acesso ao Seguro”; “Política Nacional de Resseguro”; e “Política Nacional de Cibersegurança”.