Susep participa de seminário sobre impactos das mudanças climáticas no setor de seguros

Susep participa de seminário sobre impactos das mudanças climáticas no setor de seguros

Especialistas discutem desafios do setor diante do aumento da frequência e intensidade de eventos extremos

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) participou, nesta quarta-feira (21), do Seminário Seguros e Mudanças Climáticas, promovido pelo Centro de Estudos de Infraestrutura & Soluções Ambientais da Fundação Getulio Vargas (FGVceisa). O evento reuniu especialistas nacionais e internacionais para discutir os efeitos da crise climática sobre o setor de seguros no Brasil. Realizado no Salão Nobre da FGV, em São Paulo, o seminário contou com transmissão ao vivo e está disponível no canal do Centro de Estudos no YouTube.

A Susep foi representada pelo Superintendente Alessandro Octaviani no seminário, que também contou com a participação de representantes da academia e do setor segurador. Estiveram presentes Gesner Oliveira, coordenador do FGVceisa; Humberto Moreira, professor da FGV; Bernardo Salanié, professor da Universidade de Columbia (EUA); Sophie Mathes, professora assistente da FGV EPGE; e Luciana Dall’Agnol, superintendente de Sustentabilidade da CNseg.

Durante sua participação, Octaviani destacou a importância do engajamento regulatório frente aos riscos crescentes associados às mudanças climáticas, e lembrou do Grupo de Trabalho “Seguros e Transformação Ecológica”, que atuou, objetivamente, na missão de subsidiar a Susep com elementos capazes de fazer com que os esforços da Autarquia estejam alinhados com o Plano de Transformação Ecológica (PTE) do Governo Federal. “Tivemos o trabalho do GT, com início e fim, mas o tamanho do desafio demanda tornar essa agenda permanente no âmbito da Susep e do CNSP”, afirmou o Superintendente.

A Susep vem tratando o tema com prioridade no Plano de Regulação 2025, que é a principal ferramenta de execução do Planejamento Estratégico Institucional da Autarquia e está alinhado à missão institucional da Susep de promover o desenvolvimento nacional por meio do estímulo aos mercados de seguros, resseguros, previdência complementar aberta e capitalização.

Entre os temas destacados no plano está a cobertura de alagamento e inundação. O objetivo é conhecer o padrão de oferecimento dessa cobertura no seguro compreensivo residencial e estudar mecanismos para ampliar sua penetração no mercado brasileiro.