UNESCO reconhece acervo da MAG Seguros como patrimônio documental do Programa Memória do Mundo pela UNESCO

UNESCO reconhece acervo da MAG Seguros como patrimônio documental do Programa Memória do Mundo pela UNESCO

Atas históricas da companhia é reconhecido pelo Comitê para a América Latina e Caribe

Na última sexta-feira, 16, a MAG Seguros, empresa especializada em vida e previdência com 190 anos de atuação ininterrupta, recebeu a certificação que a reconhece como parte do Memória do Mundo para América Latina e Caribe (MoWLAC), da UNESCO. O comitê do Programa concedeu o reconhecimento pelo acervo ‘Atas Históricas da MAG Seguros’, com memórias datadas desde 1835. Os documentos descrevem a construção e o desenvolvimento da história da previdência no Brasil durante 142 anos (1835 a 1977).

Alberto Martins: Arquivista do Centro de Memória MAG | Leandro Palmeira: Superintendente Administrativo | Adauto Cândido Soares: Coordenador do Setor de Comunicação da UNESCO | Thiago Nicodemo: Diretor Geral do Arquivo Público de São Paulo

O evento contou com a presença de executivos e colaboradores do centro de memórias do Grupo MAG. “Nossa história como empresa está atrelada com a do nosso país e receber esta honraria é um testemunho da nossa atuação na seguridade social do Brasil. Temos nesse acervo desde os primeiros recolhimentos para o fundo e as remessas financeiras, até reformas em decretos e concessões de pensões, reforçando nossa trajetória para apoiar a compreensão e a evolução do sistema previdenciário do país” comenta Nilton Molina, presidente do Instituto de Longevidade MAG.

Em 2017, a seguradora recebeu o reconhecimento nacionalmente, através do MoW Brasil, pela UNESCO como Patrimônio Documental da Humanidade, por sua coleção ‘Atas de Diretoria’. Já em 2024, recebeu o reconhecimento pelo comitê da América Latina e Caribe, através do MoWLAC, que considera que a coleção da MAG tem importância para a preservação da história de toda uma região, sendo registros de toda a sociedade da América Latina e Caribe.

Além da coleção das ‘Atas Históricas’ da MAG Seguros, o Acervo de Luiz Gama, articulador da liberdade das pessoas escravizadas, também foi contemplado com o selo da MoWLAC no evento.