Fundo de investimento da SulAmérica colabora com entrega de material didático em comunidades da Amazônia

Fundo de investimento da SulAmérica colabora com entrega de material didático em comunidades da Amazônia

Lançado há pouco mais de um ano, o fundo ESG Total Impacto FIA reverte 100% da taxa de administração para a organização, que atua na região amazônica

A Associação Vaga Lume, que promove a leitura em regiões da Amazônia Legal, impactou no ano passado 12.948 crianças em 86 comunidades rurais por meio da entrega de 9.299 livros e 76 leitores digitais. Esse trabalho foi realizado, em parte, com o apoio da SulAmérica Investimentos, que reverte 100% da taxa de administração do fundo Total Impacto FIA para a organização social. O total arrecadado por meio dessa parceria possibilitou a aquisição de materiais pedagógicos para nove comunidades nos municípios de Breves e Castanhal, no Pará, e Uarini, no Amazonas.

Fundo colabora com entrega de material didático em comunidades. Foto: Divulgação

Lançado em dezembro de 2019, o Total Impacto FIA foi o primeiro fundo ESG (ou seja, com critérios de impacto ambiental, social e de governança) da SulAmérica Investimentos. No ano passado, a gestora fechou uma parceria com a Consultoria Resultante, especializada na integração dos aspectos ESG na decisão de investimentos, para acelerar ainda mais esse tema dentro da companhia e lançou, ainda, o fundo Crédito ESG.

“Temos o compromisso de criar produtos de investimento de acordo com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança. Queremos oferecer para nossos investidores fundos que ajudem a sociedade de alguma forma, e o Total Impacto surgiu nesse cenário. Primeiro, discutimos sobre a estratégia do fundo e, depois, sobre qual organização ajudaríamos. Por fim, decidimos que seria alguma que atuasse na educação”, lembra Marcelo Mello, vice-presidente de Investimentos, Vida e Previdência da SulAmérica. “Escolhemos a Vaga Lume, pois o grande propósito da organização é levar a leitura para crianças que moram em comunidades afastadas dos grandes centros. Ver o resultado de uma ação como essa e poder colaborar com a iniciativa mostra que estamos no caminho certo”, reflete.

No processo de análise da composição do portfólio do Total Impacto FIA, o time de gestão avalia quais empresas participam de, pelo menos, dois dos quatro índices sustentáveis da BM&FBovespa: Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), Índice de Governança Corporativa (IGC), Índice de Carbono Eficiente (ICO2) e Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Com revisão trimestral, são pré-selecionadas cerca de 40 empresas por este primeiro filtro. Em seguida, a asset leva em consideração critérios mais qualitativos, como indicadores que medem o retorno sobre capital e o custo de capital.

A Associação Vaga Lume tem como meta empoderar 180 mil crianças e adolescentes a partir da promoção da leitura, por meio da gestão de 300 bibliotecas em comunidades rurais da Amazônia até 2030. Em 2020, a organização doou, ainda, mais de 80 mil máscaras, 4.755 faceshields, 62.500 peças de roupas, 340 cestas básicas e 1.200 unidades de álcool em gel para voluntários, escolas e postos de saúde da região.

Sobre a Vaga Lume

A Vaga Lume é uma organização social que atua há 20 anos em comunidades rurais da Amazônia Legal Brasileira com o propósito de empoderar crianças a partir da promoção da leitura e da gestão de bibliotecas comunitárias. Atualmente a organização está presente em 86 comunidades rurais de 22 municípios da Amazônia. Para saber mais, acesse: https://www.vagalume.org.br

Deixe um comentário