Minas registra recorde de beneficiários de planos de saúde, aponta IESS

Minas registra recorde de beneficiários de planos de saúde, aponta IESS

Análise Especial da Nota de Acompanhamento de Beneficiários produzida pelo Instituto revela que Estado ultrapassou a marca de 5,8 milhões de beneficiários em dezembro de 2024

Minas Gerais atingiu um marco histórico no setor de saúde suplementar em 2024. Segundo a 102ª edição da NAB (Nota de Acompanhamento de Beneficiários), produzida pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), o Estado registrou o recorde de 5,8 milhões de beneficiários de planos médico-hospitalares em dezembro de 2024, crescimento de 2,4% ante o ano anterior, consolidando-se como o segundo maior mercado da região Sudeste, atrás apenas de São Paulo.

Clique e acesse a íntegra do relatório.

Os principais destaques da Análise Especial do relatório incluem:

  • Crescimento expressivo dos planos coletivos empresariais: aumento de 130,2 mil beneficiários, alta de 3,1%, no último ano.
  • Expansão do mercado de trabalho: segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, Minas Gerais registrou 139,5 mil novas vagas formais entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024 (crescimento de 2,9%).
  • Taxa de cobertura acima da média nacional: 28,3% da população mineira possui plano médico-hospitalar, superando a média nacional de 24,6%.
  • Aumento do número de beneficiários em todas as faixas etárias, com destaque para a população de 59 anos ou mais, que teve o maior crescimento percentual (alta de 3,4%).

O superintendente executivo do IESS, José Cechin, destaca a correlação entre o crescimento do mercado de trabalho e a expansão de beneficiários no Estado.

“O crescimento do número de beneficiários em Minas Gerais reflete a atividade econômica no Estado, a qualidade dos empregos gerados (considerando o benefício dos planos de saúde para os empregados) e a valorização da saúde pelos mineiros”, analisa. “O aumento do emprego formal impulsiona diretamente a contratação de planos coletivos empresariais, garantindo acesso a assistência médica de qualidade para um número crescente de trabalhadores e suas famílias.”