Novembro Azul reforça a prevenção de tumores masculinos por meio de hábitos saudáveis e exames regulares

Novembro Azul reforça a prevenção de tumores masculinos por meio de hábitos saudáveis e exames regulares

Em estágios iniciais a chance de cura pode chegar a 90%

Novembro é o mês da conscientização sobre o câncer de próstata, tipo de tumor mais comum em homens acima de 55 anos, afetando um em cada seis indivíduos durante a vida. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, entre 2020 e 2022, 65.840 homens por ano estão sendo ou serão atingidos pela doença.

Leonardo Borges, urologista credenciado Omint, reforça que, para evitar diagnósticos tardios, os homens devem manter suas consultas médicas em dia. “Alguns tipos de tumores podem não necessitar de tratamento específico, mas requerem um acompanhamento contínuo; enquanto outros devem ser prontamente tratados, devido ao comportamento maligno invasivo. Quando precocemente detectado, restrito à próstata, há uma maior chance de cura, por isso é tão importante a consulta anual com o urologista e a realização de check-ups periódicos, mesmo em pessoas assintomáticas”, orienta.

Muito além do câncer de próstata

Apesar de ser o câncer com maior incidência, é necessário fazer o alerta sobre outros tipos de neoplasias que afetam principalmente os homens. De acordo com o levantamento mais recente do INCA, chamam a atenção os tumores que acometem cólon e reto (20.540 casos em 2020), traqueia, brônquio e pulmão (17.760 casos em 2020), estômago (13.360 casos em 2020), cavidade oral (11.200 casos em 2020) e esôfago (8.690 casos em 2020). Ainda segundo o Instituto, entre 80% e 90% dos casos da doença estão associados a causas externas, ou seja, mudanças provocadas no meio ambiente, hábitos e comportamento.

“Vale ressaltar que existem fatores genéticos que tornam determinadas pessoas mais suscetíveis à ação dos agentes cancerígenos, assim como o envelhecimento, que traz mudanças nas células e as tornam mais vulneráveis. E isso vale tanto para o câncer de próstata quanto para outros tipos.” – completa Borges.

O especialista aponta que a campanha de conscientização promovida pelo Novembro Azul deve ser encarada como uma oportunidade de promoção da saúde. “Se a doença for identificada em seus estágios iniciais, a chance de cura é altíssima. Em alguns casos, podendo chegar a 90%. O paciente que se antecipa e busca um médico para avaliar seu estado de saúde consegue ter uma orientação individualizada com uma visão personalizada do caso, promovendo uma melhoria na sua qualidade de vida”, reforça.

Mudança de hábitos e exames regulares são fundamentais para prevenção e diagnóstico precoce

Medidas simples, como manter uma alimentação saudável, realizar exames regulares, praticar exercícios e não fumar podem ajudar a evitar o surgimento das neoplasias que acometem a população masculina.

“O câncer, especialmente de próstata, normalmente é assintomático ou apresenta sintomas urinários, como aumento da frequência urinária, sangramento, urgência e incontinência. Em estado avançado, porém, pode ocasionar até mesmo dores ósseas. A prevenção exige adoção de hábitos saudáveis e visitas médicas periódicas, para a realização de exames como toque retal e PSA (Antígeno Prostático Específico), proteína que é produzida pelo tecido prostático e que é detectada num simples exame de sangue. O aumento dos níveis do PSA pode indicar a presença do câncer”, explica o especialista. “É importante não ter tabu sobre estes procedimentos”, reforça.

Deixe um comentário