Vacinação corporativa ganha novas perspectivas com venda online de vacinas

Vacinação corporativa ganha novas perspectivas com venda online de vacinas

As campanhas de imunização são uma das principais aliadas do serviço de saúde ocupacional, proporcionando benefícios como a saúde dos trabalhadores e diminuição do risco de absenteísmo. Em tempos de home-office, o apoio da tecnologia facilita a gestão vacinal dentro das organizações e ainda trazem autonomia para os colaboradores tomarem suas vacinas onde e quando quiserem

A prática de ofertar vacinas para os funcionários tem sido muito comum já há alguns anos nas empresas. Inclusive, segundo ABCVAC (Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas), a vacinação corporativa  foi crucial para impulsionar o crescimento do mercado privado de imunização, que movimenta 2 bilhões de reais por ano. De 1970 ao início dos anos de 1990, se tinha um negócio estático, sem grandes players e portfólios reduzidos em comparação ao que já era oferecido pela rede pública. O Brasil está em terceiro lugar no ranking mundial da vacinação privada, ficando atrás da Rússia e dos Estados Unidos.

A vacina é uma das principais aliadas do serviço de saúde ocupacional porque permite, a partir de ações simples e de baixo custo, alcançar seu objetivo: a saúde dos trabalhadores, com diminuição do risco de absenteísmo. A vacinação dos colaboradores contra doenças preveníveis, como gripe, tétano, HPV e hepatites, além de melhorar a qualidade de vida e preservar a saúde dos colaboradores, é uma das suas maiores estratégias para melhorar a produtividade das equipes e reduzir custos com a saúde dentro da organização.

Estima-se que, atualmente, entre 10 e 20% da população mundial apresente pelo menos um episódio de gripe. No caso de algumas doenças em específico, como a gripe, a imunização dos empregados promove indiretamente a proteção de seus familiares, pois deixam de serem vetores para transmissão em seus lares e outros ambientes fora do trabalho. A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que as vacinas salvam entre 2 e 3 milhões de vidas todos os anos e alerta ainda que durante a pandemia da Covid-19, a vacinação continua sendo drasticamente importante.

No entanto, viabilizar as campanhas de vacinação dentro da organização nem sempre é uma tarefa fácil. Depende da disponibilidade das clínicas, do espaço adequado e da agenda dos colaboradores. Além da dificuldade de coordenar para que o maior número de pessoas estejam na data combinada in loco para tomar vacina, o problema é ainda maior para empresas com funcionários dispersos em diferentes cidades. O surgimento dos marketplaces de vacinas mudou bastante esse cenário, facilitando a logística de todo o processo, aumentando a adesão às campanhas, evitando desperdícios dos insumos e trazendo mais comodidade para os colaboradores,  que podem escolher onde e quando tomarem suas vacinas.

Marcos Tendler, Fundador e CEO da Vacinas.net, healthtech que mantém o marketplace de vacinação com maior cobertura do Brasil, conta que, embora a campanha de imunização nacional contra a gripe tenha apenas começado, houve um crescimento substancial no número de empresas, dos mais diferentes setores e portes, em 2021, interessadas em digitalizar as suas campanhas de vacinação. Grandes empresas como Allianz Seguros, Grupo Anima/Laureate, Sul América, Tecban, Scansource, IQVIA e PetroRio, aderiram a esse modelo de vacinação corporativa. Já foram emitidos cerca de 20 mil vouchers para vacinação dos funcionários desses corporates entre abril e maio de 2021.

“Esse é um modelo disruptivo que altera completamente a forma de se fazer campanhas de vacinação corporativa. As empresas agora pagam somente pelas doses realmente aplicadas, cada colaborador pode fazer seu agendamento individualizado e ainda incluir seus dependentes nas ações de prevenção promovidas”

Os motivos, segundo o executivo, são inúmeros: desde as facilidades até a mudança do cenário dentro das organizações por conta da pandemia e com a adoção do modelo de homeoffice. “Antes, era pensar em toda uma logística, desde a cotação,  definição das datas e levar uma equipe de vacinação  até a empresa e interromper as atividades de trabalho. O que é ainda mais complexo em empresas que não tem um posto médico e uma estrutura para tanto. Hoje,  formar filas para que as pessoas possam ser vacinadas dentro de uma sala de reunião, se pararmos para pensar, é algo arcaico, comparada à possibilidade de mandar um voucher eletrônico para cada funcionário, ele mesmo entrar na plataforma e fazer o agendamento. Estamos falando de agilidade, autonomia e conveniência”, ressalta.

O modelo funciona tanto para empresas com 10 funcionários, como para as que têm cinco mil funcionários em diferentes localidades do Brasil. O processo é simples não só para quem será vacinado, que recebe um voucher, entra na plataforma, faz o agendamento em um clínica ou mesmo em domicílio, como também para as empresas, que fazem tudo online. A compra e a emissão dos vouchers é feita com segurança diretamente no marketplace. O modelo também permite, por meio de relatórios, acompanhar o número de doses aplicadas, tornando ainda mais precisa a gestão vacinal.

A Vacinas.net, que é marketplace que conecta quem precisa se vacinar, a quem presta esse serviço, por meio da venda e agendamento online. Isso serve tanto para pessoas físicas, como para empresas. Ela está presente em 15 Estados, 11 capitais, cobre mais de 400 municípios e conta com  cerca de 140 clínicas plugadas em sua plataforma.

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