“Famílias multiespécies” podem contar com maior proteção no Brasil

“Famílias multiespécies” podem contar com maior proteção no Brasil

Brasil em terceira posição mundial em número de animais de estimação revela necessidade de maior cuidado e segurança para os bichanos.

Com a pandemia, milhares de lares brasileiros apostaram na adoção de um novo mascote como parte da família. Crianças, idosos, adultos, praticamente toda família em algum momento já adotou um animal de estimação. E o crescimento dos últimos anos foi acompanhado de uma transformação no cenário jurídico brasileiro que poderá contar com a regulamentação da chamada “família multiespécie”, por meio do Projeto de Lei 179/2023. Essa nova proposta pode consolidar o chamado “Direito de Família Multiespécie”, ordenando e disciplinando a realidade dessas novas comunidades formadas por humanos e animais de estimação.

O Brasil ocupa o terceiro lugar no mundo em número total de animais de estimação, mantendo a segunda maior população de cães, gatos e pássaros canoros e ornamentais do mundo (Abinpet, 2022). Além de cães e gatos, um número significativo de tutores tem tentado adotar animais não convencionais, como répteis e pequenos mamíferos. De qualquer forma, adotar exige responsabilidade no cuidado em todos os momentos.

Estratégia segura para animais de estimação

Embora o PL 179/2023 avance na proteção e cuidado dos animais de estimação, o Brasil ainda possui um número pouco representativo de hospitais veterinários públicos e com capilaridade reduzida de atendimento. Além disso, os animais de estimação, principalmente quando já idosos, precisam ir às clínicas veterinárias com certa frequência, o que demanda um custo razoavelmente alto. E a melhor forma de lidar com o inesperado é fazer um bom seguro.

O Cover Genius, por meio da plataforma XCover.com, oferece cobertura completa para animais de estimação, que inclui reembolso de taxas de exames, diagnósticos e tratamentos para situações envolvendo acidentes, doenças, problemas dentários, medicamentos prescritos, condições crônicas e hereditárias e problemas de comportamento.