Sete em cada dez emissões de apólices na Akad já são digitais

Sete em cada dez emissões de apólices na Akad já são digitais

Com investimentos em inteligência artificial, seguradora planeja automatizar até mesmo a oferta de produtos tradicionalmente analógicos

A Akad Seguros encerrou o ano de 2023 registrando mais de 71% de suas apólices emitidas em um formato totalmente digital, diretamente pela internet. Quando recebeu o aporte financeiro da GP Investimentos, em 2021, a seguradora já ganhava notoriedade no mercado por apostar na automatização da oferta de seguros. Naquele ano, 59,8% das apólices eram digitalizadas. No ano seguinte, em 2022, o percentual subiu para 65,2%.

A companhia é uma das pioneiras no País quando o assunto é usar tecnologia para automatizar a jornada de cotação, contratação e emissão de apólices. A seguradora encara a estratégia como caminho mais rápido para alavancar parcerias, expandir canais de vendas e dar mais autonomia aos corretores. Não por acaso, foi a primeira do Brasil a oferecer seguros como Bike e E&O no formato digital.

André Fichel

Segundo André Fichel, CTO da Akad, a companhia já trabalha para também automatizar a oferta de produtos que ainda são tradicionalmente vendidos no formato analógico dentro do setor, como o seguro de Transportes. “Temos este ano iniciativas de automação que visam digitalizar partes do processo de subscrição, como a cotação, além de um projeto de emissão digital ponta a ponta do transportador digital sendo expandido para outras parcerias”, revela o executivo.

De acordo com Fichel, vender seguros por canais digitais pode ser mais rápido, barato e eficiente em comparação com a oferta de apólices de porta em porta, mas a estratégia também requer desafios para ser executada com eficiência. “Uma operação 100% digital de ponta a ponta demanda um trabalho sincronizado de todas as áreas da empresa, do time de tecnologia até as áreas de negócios e comercial”, reforça.

Ainda para o executivo, o primeiro ponto fundamental criado pela digitalização dos produtos de uma seguradora é a possibilidade de alavancar parcerias e massificar a oferta. Outra vantagem imediata é a possibilidade de facilitar a rotina de trabalho de corretores e subscritores, que antes dependiam de extensas planilhas para passar questionários e cruzar informações para a emissão da apólice. “No formato digital, o corretor tem na palma da mão o que precisa para ser mais rápido e assertivo”, explica Fichel. “Ficou mais fácil, inclusive, oferecer mais de uma classe de produto para o mesmo cliente”, conclui.

A Akad anuncia que vem investindo no uso de Inteligência Artificial na avaliação dos riscos, automatizando ainda mais o processo de cotação e contribuindo para agilizar a emissão das apólices. A seguradora, porém, mantem o atendimento e as cotações de grandes riscos personalizadas, de acordo com a necessidade de cada cliente.