Beneficiários de VGBL têm amparo da justiça para garantir isenção de Imposto de Renda

Beneficiários de VGBL têm amparo da justiça para garantir isenção de Imposto de Renda

Advogado explica como decisões judiciais favorecem segurados com doenças graves

Uma abordagem detalhada sobre a questão da isenção de imposto de renda para beneficiários de planos de previdência privada, como o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), revela desafios específicos enfrentados pelos segurados que buscam esse direito. O advogado tributarista Fabrício Klein, atuante a nível nacional, em prol dos usuários que, devido ao diagnóstico de doenças, como câncer e cardiopatias, buscam a isenção fiscal para resgates de planos VGBL, falou ao Seguro Gaúcho sobre o plano, que embora comercializado como previdência privada, se assemelha a um seguro de vida.

Obtenção da gratuidade tributária

Embora a isenção da tributação seja lealmente assegurada, as instituições financeiras habitualmente têm resistido a conceder isenção de IR sobre resgates desses planos. Neste sentido, o Dr. Fabrício Klein destaca: “No dia a dia recebemos demandas de beneficiários de planos PGBL e VGBL com diagnóstico de doenças como câncer e cardiopatias cujos pedidos de isenção do Imposto de Renda foram negados pelas entidades previdenciárias, o que infelizmente exige que estes segurados busquem esse direito judicialmente”.

A boa notícia é que os tribunais federais têm assegurado a gratuidade tributária, como mencionado por Klein, que cita exemplos de decisões favoráveis para pacientes com câncer e outras doenças debilitantes, forçando a União a restituir valores retidos indevidamente e também desonerar os segurados em caráter vitalício.

VGBL e PGBL: Isenção limitada pela Receita

Essa questão também afeta planos como o PGBL, cuja natureza previdenciária é reconhecida, mas que ainda enfrenta desafios similares em relação à aplicação das regras de isenção de imposto. Segundo Fabrício, “o entendimento da Receita Federal, expresso na Solução de Consulta 179/2023, limita a isenção para esses produtos”, questão considerada considera inconstitucional por ele, uma vez que não reconhece plenamente o direito ao benefício em casos de doenças graves.

Deste modo, o escritório de Klein atua de forma contínua para que segurados possam obter a justiça tributária, garantindo o alívio financeiro previsto em lei para portadores de doenças graves, especialmente nos planos de previdência privada.

A Lei que assegura esse direito

A Lei 7.713/1988 assegura o direito à isenção do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) sobre os proventos de natureza previdenciária aos beneficiários de Previdência Privada nas modalidades PGBL, VGBL e Fundos de Pensão, bem como militares inativos, aposentados e pensionistas do serviço público e da iniciativa privada que sejam portadores de certas doenças elencadas na normativa vigente. Para obter a isenção, é necessário comprovar a existência da doença listada na Lei mediante apresentação de laudo médico.

Selo de excelência nacional

O escritório Fabrício Klein Advocacia foi agraciado, recentemente, com o prestigiado Selo Ouro Referência Nacional em Advocacia e Justiça 2024, concedido pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação (ANCEC). Este reconhecimento celebra a excelência e o comprometimento do escritório com a ética, qualidade e impacto no cenário jurídico brasileiro.

O Selo Ouro, mantido pela ANCEC desde 2014, é uma das mais respeitadas homenagens conferidas a empresas e personalidades que se destacam em diversos segmentos no Brasil, como a cultura, o empreendedorismo e a justiça. Já foram premiadas com o mesmo selo organizações de renome, além da realização de homenagens como o Troféu Nelson Rodrigues e a Medalha Renato Russo, prestigiando personalidades de grande relevância nacional.

Para o advogado, fundador do escritório premiado, que leva o seu nome, a conquista deste selo é um marco importante na história da empresa: “Receber o Selo Ouro da ANCEC é motivo de muita satisfação, ao mesmo tempo em que reforça nosso compromisso de oferecer serviços jurídicos de excelência. Este reconhecimento é fruto de um trabalho dedicado, que coloca o cliente no centro de nossas atividades e busca sempre soluções inovadoras e eficazes”.