Aconseg-SP: Assessorias impulsionam crescimento das seguradoras

Aconseg-SP: Assessorias impulsionam crescimento das seguradoras

Companhias investem em tecnologia e atendimento para assessorias fortalecerem o papel estratégico junto aos corretores

As assessorias de seguros conquistaram papel de protagonismo na estratégia das seguradoras no Brasil ao longo dos últimos anos. A produção das assessorias sob o guarda-chuva da Aconseg-SP, por exemplo, superou a expectativa em 2024.

Conforme relatório da Associação de 2024, as 40 assessorias associadas produziram o volume de R$ 3,8 bilhões em prêmios neste período, um crescimento de 14% quando comparado ao ano de 2023.

Parte fundamental desta relevância das assessorias no setor, a Aconseg-SP segue com perspectivas positivas para 2025. Ainda segundo o relatório, a previsão é que o faturamento de prêmios das assessorias filiadas passem para R$ 4,3 bilhões em 2025.

Consolidação de estratégias para expansão dos negócios

“De parcerias comerciais a verdadeiros braços de operação, elas se consolidam como elo entre companhias e corretores, ampliando capilaridade, simplificando processos e impulsionando o crescimento em diversas linhas de negócios”, destaca Luiz Sergio de Gasperi, superintendente de Relacionamento com Corretores e Assessorias da Zurich Seguros.

Na Zurich, o trabalho das assessorias contribuiu para um crescimento de 16,5% em prêmio emitido em 2024 e, apenas até junho de 2025, o avanço já chega a 13,9% sobre o mesmo período do ano anterior. Para Gasperi, o sucesso vem da descentralização e da proximidade com os mercados locais.

“As assessorias funcionam como uma extensão de nossas filiais, permitindo atendimento personalizado e fortalecendo nossa presença. Esse desempenho reforça a importância de mantermos uma atuação descentralizada e próxima dos diferentes mercados regionais “, ressalta.

Segundo ele, ao estruturar o subcanal, com mais de 80 assessorias posicionadas em 20 estados, a Zurich conseguiu não apenas ampliar a distribuição, mas também oferecer atendimento personalizado, entendendo as particularidades de cada região e fortalecendo a sua ascensão nacional.

Luiz Sergio de Gasperi, superintendente de Relacionamento com Corretores e Assessorias da Zurich Seguros
Luiz Sergio de Gasperi, superintendente de Relacionamento com Corretores e Assessorias da Zurich Seguros

O impacto regional das assessorias

No Grupo HDI, por exemplo, foi estruturada uma filial dedicada exclusivamente ao canal de São Paulo Capital, com equipe própria para relacionamento, treinamentos e campanhas de engajamento.

Paul Canarin, diretor regional do Grupo HDI para a filial, ressalta que a iniciativa garantiu destaque na produção de Automóveis e Vida – como a que mais cresceu em seguros novos este ano para a seguradora. “A estratégia contempla também a diversificação para todas as linhas de negócios da empresa, que vão desde seguros individuais até riscos corporativos”, afirma.

Essas novidades estão em desenvolvimento e fazem parte da estratégia de consolidar o crescimento observado em 2025 e diversificar ainda mais as frentes de atuação da HDI.

Em julho de 2025, a empresa já havia divulgado que as assessorias são o canal com o maior crescimento no Grupo, sendo a filial de São Paulo a com maior avanço no segmento Vida – cerca de 7% do portfólio do Grupo, com representatividade de 32% e o sucesso se dá justamente às assessorias.

Para ampliar ainda mais o desempenho, a empresa desenvolveu relatórios gerenciais que apontam oportunidades comerciais e criou a campanha Top Assessoria, premiando trimestralmente a principal parceira em Vida.

“O Grupo HDI está constantemente avaliando novas iniciativas para fortalecer ainda mais o canal de assessorias. Temos projetos em desenvolvimento que buscam ampliar a eficiência, oferecer novas ferramentas e gerar mais oportunidades de negócios, sempre com foco em apoiar tanto as assessorias quanto os corretores de suas grades”, finaliza o executivo.

Paul Canarin, diretor regional do Grupo HDI
Paul Canarin, diretor regional do Grupo HDI

A Allianz Seguros reforça que as assessorias exercem papel estratégico fundamental para capilarizar a distribuição e ampliar sua presença no varejo.

“As assessorias são ponte entre a Allianz e o corretor, oferecendo suporte técnico, operacional, comercial, além de treinamentos e reforço da marca. Isso nos ajuda a escalar a distribuição com qualidade e acelerar a penetração dos nossos produtos no mercado”, afirma Paulo Ayres, diretor comercial regional São Paulo Capital da Allianz Seguros.

Segundo Ayres, a companhia mantém uma atuação próxima das assessorias, com uma agenda robusta de visitas, treinamentos e atendimento ágil às demandas operacionais. “Estudamos diferenciais para corretores especialistas e com volume mais expressivo de produção no canal Assessorias”, pontua.

“Em 2025, intensificamos a presença junto às assessorias e seus corretores, colocando em prática o corretor centrismo — a escuta ativa e intencional das necessidades do corretor. As assessorias são grandes aliadas nessa escuta e na entrega de melhorias concretas”, reforça.

Vale ressaltar que, até o final deste ano, a Allianz possui uma nova campanha voltada às assessorias parceiras de todo o Brasil e inclui as seis regionais da seguradora: Sul, São Paulo Capital, São Paulo Interior, Rio de Janeiro e Espírito Santo, Minas Gerais e Centro-Oeste, e Norte e Nordeste.

Paulo Ayres, diretor comercial regional São Paulo Capital da Allianz Seguros
Paulo Ayres, diretor comercial regional São Paulo Capital da Allianz Seguros

A Bradesco Seguros também aposta em assessorias para potencializar seu canal de distribuição pelo País. A empresa tem investido em soluções que integram capacitação, tecnologia, processos e relacionamento, como exemplo: programas de treinamento, ferramentas digitais de gestão e cotações, sistemas de pagamento ágeis e painéis de BI.

De acordo com a companhia, estas iniciativas oferecem mais autonomia e eficiência às assessorias. Além disso, verticais exclusivas em Vida, Previdência e Auto/RE, apoiadas por equipes regionais, reforçam a proximidade e a padronização no atendimento. Com esses programas, que já representam 26% da produção dos corretores de mercado e estimativa de R$ 1,5 bilhão em 2025, o grupo consolida o canal como estratégico e segue aprimorando sua eficiência em prol do corretor e do cliente.

Na Tokio Marine, as assessorias são um ativo estratégico. “Atualmente, contamos com 110 assessorias que, além de viabilizarem a distribuição dos nossos produtos em todo o Brasil, desempenham um papel essencial no apoio aos corretores, contribuindo diretamente para o fechamento de novos negócios”, comenta Marcos Kobayashi, diretor Comercial Varejo e Vida da Tokio Marine.

Uma das da iniciativas é a UP – Universidade Parceiros Tokio, que oferece treinamento especializado e capacitação profissional continuada para corretores de seguros e assessorias.

Com uma programação multidisciplinar, que conta com 58 cursos divididos em 12 Trilhas de Aprendizagem, além de 90 UPClass, a plataforma fornece conteúdos variados e objetivos sobre dicas de vendas, relacionamento com clientes, produtos da Tokio Marine e outros assuntos pertinentes para Corretores. “Inclusive, nos últimos 12 meses, de julho de 2024 a junho de 2025, a trilha “A Vida é o que Importa” teve o maior número de acessos, representando 14% dos acessos totais”.

Segundo Kobayashi, além de investir em ferramentas que apoiam o trabalho de assessorias e corretores, a Tokio tem focado cada vez mais na profissionalização e melhoria contínua do atendimento. “Como especialistas, na Tokio Marine buscamos constantemente aprimorar nossos serviços, produtos e suporte, para que nossos parceiros possam focar no que realmente importa: a geração de novos negócios”.

Marcos Kobayashi, diretor Comercial Varejo e Vida da Tokio Marine
Marcos Kobayashi, diretor Comercial Varejo e Vida da Tokio Marine

Uso da tecnologia a favor do setor de seguros

Dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), de maio deste ano apontam que as empresas do setor investirão cerca de R$ 20 bilhões em tecnologia e inovação no decorrer de 2025, um aumento de 17,5% em relação ao ano anterior.

O ritmo acelerado desse movimento se reflete no perfil das empresas: enquanto 45% das companhias mais inovadoras do país investem até 5% da receita em inovação, no segmento de seguros esse índice chega a 67%.

Sobre a esteira de inovação e novas tecnologias que estão surgindo no mercado segurador, Ayres destaca que há cautela e responsabilidade na introdução de novas tecnologias, mas que a agenda de inteligência artificial segue como prioridade.

“Estamos acompanhando de perto as novidades tecnológicas que impactam a produtividade sem comprometer a excelência. A IA tem se mostrado altamente eficiente e rentável, e seguimos zelando pela proteção dos dados e pela segurança da informação. Em 2025, reforçamos ainda mais nosso vínculo com o canal assessorias”.

Na mesma linha de valorização, a Suhai Seguradora desponta em inovação e, ao mesmo tempo, em simplicidade operacional. Seu portfólio acessível e plataformas intuitivas são fortalecidos por programas de incentivo, como o Rota Suhai, criado em 2025.

Recentemente, a companhia iniciou o piloto de cobertura compreensiva em algumas regiões, ampliando o potencial de crescimento de corretores e assessorias. “Além de reforçar nosso compromisso com o cliente, essa novidade abre espaço para que as assessorias e os corretores parceiros também diversifiquem seu portfólio e ampliem sua base de clientes”, afirma Eduardo Grillo, diretor executivo comercial da Suhai.

“Fora isso, seguimos atentos às necessidades do mercado e avaliando constantemente melhorias em produtos e serviços que possam agregar valor à jornada do cliente final, sempre com o apoio estratégico das assessorias”, conclui.

Para a Suhai, as assessorias atuam com proximidade, oferecendo apoio e conhecimento técnico que contribuem para construir relacionamento com os corretores e impulsionar o crescimento sustentável das seguradoras.

Eduardo Grillo, diretor executivo comercial da Suhai Seguradora
Eduardo Grillo, diretor executivo comercial da Suhai Seguradora

A Justos, por sua vez, também aposta na eficiência operacional para diferenciar sua atuação e as assessorias também são parceiras estratégicas fundamentais nesta forma de atuar. “Elas ampliam a capilaridade da Justos no mercado e garantem que nossa proposta chegue a ainda mais corretores. Trabalhamos lado a lado, oferecendo treinamentos e um atendimento diferenciado para que possam replicar esse conhecimento e suporte aos seus parceiros”, diz Felipe Genovesi, diretor de Vendas e Parcerias da Justos.

Com o apoio de gerentes regionais e ferramentas digitais, e sendo frequentemente reconhecida por elas como referência no mercado, a seguradora oferece visão clara da performance de corretores e possibilita planos de ação estratégicos.

“Cada assessoria conta com o apoio direto de um gerente regional, que atua de forma estratégica para impulsionar resultados, seja por meio de treinamentos, lançamentos de campanhas de vendas ou acompanhamento próximo das metas”.

A seguradora se utiliza da tecnologia em sua forma de gestão. Recentemente, lançou um novo Portal do Corretor e prepara avanços também no portal dedicado às assessorias, fortalecendo o acompanhamento das carteiras.

O portal de gestão é considerado um dos mais completos do setor. “Nosso objetivo é simplificar a operação e tornar a gestão mais estratégica, gerando incremento real em vendas. Para isso, oferecemos ferramentas digitais como o Portal do Corretor, que reúne cotações, gestão e acompanhamento de performance em um único ambiente”.

Esse modelo traz ganhos operacionais importantes: a seguradora não precisa investir em estruturas físicas próprias ou ampliar folha de pagamento, o que gera eficiência e permite direcionar mais recursos para inovação e para melhorar a experiência de corretores e clientes”, finaliza Genovesi.

A Justos também busca investir em integrações ágeis, treinamentos recorrentes e relatórios inteligentes, que ajudam as assessorias a identificar oportunidades, direcionar esforços comerciais e acelerar resultados, sempre com foco em fortalecer o trabalho do corretor que está na ponta.

Felipe Genovesi, diretor de Vendas e Parcerias da Justos
Felipe Genovesi, diretor de Vendas e Parcerias da Justos

Assessorias vão além do comercial para seguradoras

A convergência de iniciativas confirma: as assessorias deixaram de ser apenas um braço comercial e se tornaram parceiras estratégicas de longo prazo, responsáveis por expandir portfólios, aproximar corretores e seguradoras e simplificar processos em um mercado cada vez mais competitivo.

Isso porque, ao mesmo tempo em que reduzem custos operacionais das seguradoras, as assessorias ampliam capilaridade e permitem adaptações regionais mais ágeis, fortalecendo a entrega de valor em todo o país.

Como resume Gasperi, da Zurich: “A eficiência operacional está diretamente conectada ao fortalecimento da relação entre assessorias, corretores e clientes”.

Com isso, entendemos que o denominador comum entre as companhias é a valorização crescente das assessorias como parceiras estratégicas, para além das vendas. Com acesso direto a subscritores, relatórios inteligentes, treinamentos e programas de incentivo, essas estruturas estão no centro de um movimento de transformação do setor, em que a proximidade com corretores e clientes é vista como diferencial competitivo.

As novidades não param. Recentemente, a Tokio anunciou o Simulador Capital Sob Medida, uma ferramenta para ajudar os parceiros a estimar o capital ideal para cada cliente no seguro de vida. Além disso, implementou melhorias nas cotações de seguros de riscos de engenharia e responsabilidade civil obras, com o objetivo de tornar o processo operacional ainda mais ágil para corretores e assessorias.

“Quanto ao futuro, continuamos atentos às necessidades do mercado, ouvindo atentamente as demandas de nossos parceiros de negócios para atender plenamente as suas demandas”, conclui Kobayashi.

Conteúdo da edição 71 da Revista da Aconseg-SP