Apresentar soluções de proteção de vida a quem já confia na SulAmérica para a sua saúde é estratégia da companhia para alavancar a operação
São 28 anos de SulAmérica com atuação nas áreas de Vida, Previdência e Investimentos. Com toda essa bagagem, Marcelo Mello segue como CEO da companhia nestas áreas que trabalham para ter um protagonismo maior dentro da seguradora, em um momento em que, segundo ele, o setor passa por uma transformação profunda.
“Vivemos um momento de grande maturidade e oportunidade para a proteção, e nosso compromisso é continuar aprimorando nossas soluções com tecnologia e personalização, sempre com foco em um atendimento claro e transparente para as famílias brasileiras”, define.

Na SulAmérica, a evolução ocorre com um crescimento robusto e consistente. “De 2020 a 2024, nossos prêmios em Vida e Previdência tiveram uma evolução acumulada de 48,8%. Isso reflete a crescente confiança em nosso trabalho e a maior conscientização sobre a importância da proteção”, diz o CEO.
Conforme Mello, a distribuição da companhia é liderada pelos seguros de Vida, que são o carro-chefe e respondem pela maioria das receitas. “Um canal estratégico tem sido o cross-sell, especialmente com a nossa ampla base de clientes de Saúde. Ao apresentar soluções de proteção de vida a quem já confia na SulAmérica para a sua saúde, ampliamos o alcance do produto de forma orgânica e consultiva, impulsionando um crescimento robusto”.
Já a Previdência atua como um pilar complementar e estratégico, essencial para o planejamento financeiro de longo prazo dos nossos clientes. “Esse segmento também tem mostrado uma sólida evolução positiva, completando nosso portfólio de proteção e futuro”.
Vida em destaque
“O desempenho do segmento de Vida da SulAmérica tem se mostrado consistentemente robusto e estratégico. Em um cenário de crescente conscientização da população sobre a importância da proteção financeira, a SulAmérica tem se destacado, um resultado que reflete a confiança do mercado em nossas soluções e a assertividade da nossa estratégia”, acrescenta o CEO.
Inclusive, segundo Marcelo Pantoja, diretor Comercial de Vida e Previdência da SulAmérica, os resultados positivos no Vida são um reflexo direto do comprometimento e da qualidade de um time com “sangue laranja” que entende que o sucesso depende da satisfação e da segurança de quem é protegido pela companhia.
“O ‘Sangue Laranja’ materializa nossa cultura. A paixão, dedicação e expertise do nosso time são o motor da nossa estratégia, sempre orientada a gerar valor para o cliente. São nossas pessoas que desenvolvem produtos inovadores, fortalecem o relacionamento com os corretores para garantir a melhor consultoria e asseguram a excelência no atendimento”.
Pantoja juntou-se ao time sangue laranja em maio deste ano e antecipa que a SulAmérica enxerga o cenário com grandes oportunidades de crescimento, já que o mercado brasileiro de seguros de vida ainda tem vasto potencial de expansão.
“Como apontou uma recente reportagem do jornal Valor Econômico, apenas 17% da população adulta possui algum tipo de cobertura de vida, e cerca de 58% desses seguros estão concentrados na modalidade coletiva. Isso demonstra um imenso espaço para avançar. O caminho para acelerar essa expansão passa pela ampliação da educação financeira, a simplificação dos produtos para torná-los mais acessíveis e o investimento constante em tecnologia para criar uma jornada de contratação fluida para clientes e corretores”.

Ele acrescenta que a companhia vem numa crescente muito positiva e uma parte fundamental desse crescimento vem da forte produção e engajamento das assessorias e dos corretores parceiros, que têm demonstrado uma excelente performance na distribuição de nossos produtos de Vida. “É importante contextualizar que, como todo o mercado, o segmento atravessou um período de desafios e alta sinistralidade durante os momentos mais críticos da pandemia. No entanto, a companhia demonstrou sua resiliência e capacidade de gestão nesse cenário adverso, que acabou por reforçar a percepção de valor e a importância do seguro de vida para a proteção financeira das famílias”, ressalta o diretor.
As vantagens do seguro de Vida da SulAmérica são resultado de uma combinação singular. “A integração do seguro de Vida ao nosso ecossistema de Saúde e Odonto é um dos principais diferenciais. Isso, aliado à tradição e robustez de uma marca com mais de um século de história, agora sob o guarda-chuva do grupo Rede D’Or, gera uma confiança única”.
O catálogo de produtos é maleável e ajustável, com destaque para o SulAmérica Vida Flex. “Nele, o cliente tem a liberdade de moldar sua proteção, escolhendo as enfermidades para a cobertura de Doenças Graves e adicionando cobertura para Cirurgias de forma autônoma. Essa flexibilidade para personalizar e unir diferentes coberturas é um grande diferencial, transformando o seguro em uma ferramenta de proteção verdadeiramente individual e eficaz”, descreve.
Seguro viagem
O seguro Viagem SulAmérica também tem obtido destaque, com desempenho diretamente ligado à sua proposta de valor e à confiança da marca.
“Oferecemos um produto abrangente e flexível, com planos que se adequam a diferentes destinos (nacionais ou internacionais) e perfis de viajantes. O produto se destaca pela robustez das coberturas, que incluem desde despesas médicas e hospitalares até suporte em casos de extravio de bagagem e cancelamento de viagem”, conta Pantoja.
Um pilar fundamental é a central de assistência 24 horas em português, garantindo amparo efetivo em qualquer lugar do mundo. “Este é um segmento em que continuaremos investindo, com novidades focadas em inovação para aprimorar ainda mais a experiência dos nossos viajantes”, frisa.
Cuidado 360º
Em 2025, a SulAmérica lançou o Cuidado 360°, uma oferta integrada que fortalece a proteção dos clientes de saúde, unindo segurança financeira a suporte prático. “Essa iniciativa reflete nossa visão de oferecer um ecossistema de saúde e bem-estar cada vez mais completo. O funcionamento é simples: ao plano de saúde do cliente é agregado um seguro de vida com coberturas essenciais de morte e invalidez permanente por acidente”, explica o CEO.
A expectativa é aprofundar o relacionamento com os clientes, mostrando que a SulAmérica é uma parceira para todos os momentos. “Ao oferecer essa camada de cuidado e tranquilidade, reforçamos o valor do nosso ecossistema de saúde e promovemos uma cultura de planejamento e proteção mais ampla para a sociedade”, acredita o executivo.
Segundo Pantoja, outra frente estratégica é a linha SulAmérica Profissões, que oferece pacotes de proteção customizados para categorias profissionais específicas. “Um cliente de Saúde, que é médico, pode receber uma oferta que combina seguro de Vida com proteção de renda e responsabilidade civil. Ambas as estratégias ampliam o alcance do Vida de maneira orgânica e sinérgica dentro do nosso próprio ecossistema”, exemplifica.
Expectativas
Diante de tudo isso, a companhia tem como expectativa manter o ritmo de crescimento consistente no segmento de Vida e Previdência. “Continuaremos a focar na expansão do nosso ecossistema de saúde e bem-estar com ofertas integradas, como o Cuidado 360°, e na personalização dos produtos através de iniciativas como o Vida Flex. O cross-selling com a área de Saúde e o desenvolvimento de soluções corporativas serão pilares importantes. Além disso, investimos continuamente em tecnologia e na capacitação da nossa rede de corretores para simplificar a jornada do cliente e expandir a conscientização sobre a importância da proteção”, conclui Pantoja.
Conteúdo da edição número 70 da Revista Aconseg-SP











