É comum relatos de corretores que só conseguiram fechar determinados negócios com o apoio de uma assessoria
Esta é a terceira matéria de uma série de reportagens iniciada na edição 69 da Revista da Aconseg-SP com o objetivo de mostrar o real valor do trabalho das assessorias aos corretores de seguros.
Fato é que, cada vez mais, as assessorias são reconhecidas como fundamentais em todas as etapas dos processos operacionais que envolvem a venda de um seguro pelo corretor.
O profissional que atua em parceria com uma assessoria colhe os benefícios e segue ao lado dela por um longo período. É o caso de Pedro José Santana, corretor de seguros há 35 anos, sócio-proprietário da Excelsior Administradora e Corretora de Seguros, fundada em 1990, que atua em parceria com uma assessoria há 30 anos. “Trabalhamos em parceria com assessoria para nos auxiliar no dia a dia e também na prospecção de negócios em virtude de ter um corpo técnico e comercial muito bem qualificado”.

Cássia de Oliveira Santos atua no mercado de seguros há 27 anos e, desde 2014, é corretora na Fsantos Corretora de Seguros. “Desde 2015, iniciamos no ramo de Saúde, posteriormente nos demais ramos. Quando iniciei na corretora, meu foco era exclusivamente no ramo de Automóveis. A parceria com a assessoria foi essencial para ampliar nosso conhecimento e nos ajudar a diversificar nossos produtos, permitindo que atendêssemos uma gama mais ampla de necessidades dos clientes. A assessoria tem sido fundamental em todas as etapas do processo: desde a negociação e a implantação das propostas até os treinamentos e orientações para nossa equipe”, relata Cássia.
Ela aponta que a principal vantagem dessa parceria está na agilidade e no acesso facilitado às seguradoras, algo que aponta como mais restrito sem o apoio de uma assessoria.
“Com o suporte da assessoria, conseguimos otimizar nossos processos, oferecendo respostas rápidas e precisas aos clientes. Isso nos dá mais tempo para focar na prospecção de novos negócios e no fortalecimento do relacionamento com nossos clientes, o que tem um impacto direto na qualidade do nosso atendimento e nos resultados da corretora”, destaca.
Ainda segundo Cássia, contar com uma assessoria em um mercado altamente competitivo oferece uma vantagem estratégica: “o acesso direto às seguradoras, o que eleva nosso nível de atuação e diferencia nosso serviço no mercado”, comenta a corretora.
Na visão dela, o grande diferencial de atendimento está na diversidade de seguradoras e operadoras parceiras e na atuação abrangente em diversos ramos, como Auto, Vida, Viagem, Empresarial e Saúde. “Ter todas essas opções centralizadas em um único lugar não só facilita, mas também agiliza o atendimento, criando uma relação de confiança sólida entre nossa equipe e a assessoria. Embora o atendimento formal aconteça no horário comercial, de segunda a sexta-feira, já tivemos situações em que fomos atendidos fora desse horário, inclusive no fim de semana, com a conclusão de questões importantes logo após”, relata.

Carlos Lima, da Lima & Novais Consultoria e Corretora de Seguros, atua como corretor desde 1997. Ele iniciou o trabalho com uma assessoria de seguros em meados dos anos 2000, quando iniciou a operação da Promax Corretora.
“Sempre fui um fiel defensor das assessorias de seguros em nosso mercado de corretores, pois, no meu entendimento, elas conseguem dar maior amplitude de aceitação e condição comercial para micro e pequenos corretores que também passam a ter uma atenção dedicada em determinadas companhias do mercado segurador”, destaca.
Para Lima, o maior diferencial do trabalho com as assessorias é a condição de aceitação proporcionada aos pequenos corretores, bem como uma maior agilidade nas informações sobre todas as condições comerciais e de solução de situações de sinistros que as assessorias fazem junto às seguradoras. “Temos atendimento dos comerciais em finais de semana para tirar dúvidas e obter orientações em caso de sinistros”, acrescenta.

Um grande apoio
É comum entre os corretores relatos de que só conseguiram fechar alguns negócios com o apoio de uma assessoria, devido, muitas vezes, à complexidade. Assim conta Pedro Santana: “tivemos situações em que não dominávamos totalmente a demanda e a assessoria auxiliou a fechar o negócio. Eu não conseguiria esse retorno com tanta agilidade de uma seguradora com a qual eu trabalhasse direto”.
Cássia conta que passou por uma situação bastante desafiadora, que foi crucial para o fechamento de um dos maiores contratos que a Fsantos Corretora tem hoje. “O cliente possuía algumas necessidades específicas e características que tornaram a aceitação da proposta um processo complexo. Nesse momento, a assessoria teve um papel fundamental. Eles não apenas estiveram presentes em reuniões estratégicas com o cliente, mas também mediaram de forma eficaz as conversas com as seguradoras, garantindo que todas as partes estivessem alinhadas. O apoio da assessoria foi decisivo para a resolução das particularidades do contrato e, consequentemente, para o sucesso da negociação”, conta.
“Certa vez, minha corretora estava com uma demanda de um seguro empresarial que tinha pouca oferta de seguros no mercado. Então entrei em contato com uma assessoria que era minha parceira de negócios e, através desta assessoria, consegui uma aceitação do risco para que eu pudesse ofertar ao meu cliente, conseguindo assim fechar o seguro e preservar minha condição de corretor junto à minha carteira de clientes”, depõe Carlos Lima.
Conteúdo da edição 71 da Revista da Aconseg-SP











