Episódios foram gravados no estúdio montado no estande da Seguradora ALM durante o CQCS Inovação 2025
O podcast Planos Seguros, que é realizado em parceria entre a Band News FM do Rio de Janeiro e a Seguradora ALM, teve uma edição especial em São Paulo com a Revista Cobertura, durante os dois dias de realização do CQCS Inovação 2025. A editora da Revista Cobertura, Carol Rodrigues, foi a host do podcast.
Confira aqui um pouco do que rolou nos episódios:
Proteção ao pet e para o tutor

Fundada pelo CEO Luiz Gênova, a Apet oferece planos e assistência saúde para pets e tem como premissa a inovação.
A livre escolha é um dos grandes diferenciais da Apet. “O tutor gosta de levar o seu pet na clínica da sua confiança”.
Uma novidade é a inclusão do tutor na proteção. “Entregamos para o tutor um seguro de vida e ele participa de um sorteio de capitalização, clube de vantagens e tem telemedicina humana”.
Segundo Gênova, a empresa investe em tecnologia direcionando-a para a experiência do cliente. “Hoje, o cliente consegue fazer uma contratação de ponta a ponta no nosso sistema. Na área do cliente, ele consegue usar todos os serviços”, diz o CEO, da Apet, que também aposta na distribuição dos produtos via canal corretor.
Cultura do bom atendimento

A Continental Assessoria possui ampla expertise no atendimento ao corretor em sua estrutura organizada por células: Automóvel, Ramos Elementares e Benefícios.
“O nosso grande diferencial é o atendimento. No entanto, neste ano começamos a investir em bots e em inteligência artificial”, conta Liza Maria Faveri Miranda de Sousa, sóciadiretora da Continental Assessoria.
Com uma equipe especializada para atender o corretor, a Continental agora atua de forma a ensinar para a inteligência artificial a cultura do atendimento ao corretor da assessoria. “Estamos aprendendo a trabalhar com a IA e a ensiná-la como falar com os corretores, seja para informar os diferenciais das companhias ou para provocar o corretor para reativar a produção”.
O dinamismo do mercado no Centro-Oeste

Enir Junker, presidente da Aconseg Centro- Oeste, tem sob seu guarda-chuva as regiões de Brasília, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. “Cada região desta tem a sua característica no mercado de seguros”, menciona.
O seguro de automóvel marca presença em todas as regiões. Em Brasília, destacam-se os seguros garantia, riscos de engenharia, saúde e vida. Em regiões como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins, os seguros do segmento agro estão em franca expansão, junto ao seguro saúde e frotas. Já Goiânia tem os polos industriais que estão em expansão.
No entanto, ela destaca que há muito potencial de desenvolvimento nas regiões. “Nas capitais, o seguro é muito difundido. Mas nestes estados temos cidades do interior, onde a cultura do seguro não está tão difundida”.
Modernização e tecnologia no dia a dia do corretor

Após uma edição histórica do Conec e também a reeleição de seu mandato à frente do Sincor-SP, Boris Ber enxerga o resultado do trabalho como uma grande realização pessoal. “A cada Conec aprendemos mais e temos novas ideias”.
Em sua visão, diariamente irão surgir novas ferramentas e o corretor precisa se atualizar. “As companhias oferecem oportunidades de tecnologia que hoje ainda os corretores não usam. O corretor tem que olhar para os seus parceiros e entender como eles podem ajudá-lo”.
Segundo Ber, os temas que estão na mesa hoje estarão presentes no futuro. “E é claro que vão surgir outros”.
Vem aí o Universo IA

A Brazil Health tem investido em tecnologia e em inteligência artificial para levar soluções mais rápidas ao corretor, de forma que ele faça menos esforço para trazer mais negócios.
Uma novidade para o ano que vem é o Universo IA. “Vamos oferecer algumas mini trilhas de como utilizar a IA, leitura de dados, como utilizá-la para como fazer um CRM, um cálculo”, antecipa Erick Degomar, CTO da Brazil Health.
A tecnologia também contribui com a expansão da operação da Brazil Health, tanto territorial como no aspecto de negócios, já que recentemente iniciou a operação com a vertical de seguros.
Mais assistência e conveniência

Surgida em 1994, no mesmo período do surgimento das assistências no Brasil, a Tempo compreende o quanto o cliente tangibiliza o seguro contratado por meio da prestação de serviço. “Carregamos uma grande responsabilidade de representar as marcas e os nossos clientes corporativos. Temos muita clareza do tamanho desta responsabilidade, uma vez que o cliente, por meio da assistência fala muito mais com a seguradora do que fala com a seguradora através de um sinistro. A incidência de assistência é até cinco vez maior do que a incidência de sinistro”, destaca João Armesto, CEO da Tempo.
Hoje, a Tempo possui cinco agentes inseridos na jornada de experiência do cliente e utiliza o humano para pilotar as melhorias.
Capacidade de inovar e criar soluções diferenciadas

Dentro do Grupo Tokio Marine, a operação brasileira é reconhecida como altamente tecnológica, inovadora e digital. “Somos referência e um dos sete laboratórios de inovação do grupo. Eles ficam impressionados com a nossa capacidade de inovar e criar soluções diferenciadas rapidamente”, comenta Adilson Lavrador, diretor-executivo de Operações, Sinistros e Tecnologia da Tokio Marine.
A mais recente novidade da Tokio Marine é o treinamento específico para o corretor utilizar a inteligência artificial nos seus processos. “É um set de treinamentos, que faz parte da plataforma UP, dentro do Brokertech”.
Tecnologia vai direcionar muitas decisões estratégias

O CEO Marcio Magnaboschi fundou, ao lado do CTO João Duarte, a Olik Serviços e Tecnologia há três anos com o desafio de ajudar o mercado a distribuir produtos de seguros.
Ele considera como tendência clusterizar a inteligência artificial para o dia a dia das pessoas. “Para as seguradoras e os canais, o investimento maior em digitalização será uma tendência. O modelo de seguro funciona bem, mas ainda há muito mato alto. As jornadas às vezes estão mais complexas e, muitas vezes, o cliente desiste porque não entende”.
Segundo ele, 2026 vai ser um ano desafiador. “Todo mundo é pressionado pelo custo, com um desafio de crescimento importante. A tecnologia ainda vai direcionar muitas decisões estratégias”.
Uma jornada para servir

“Não consigo imaginar uma dissociação do profissional e o pessoal. O humano é um ser único. Meu propósito hoje é uma jornada de serviço”, conta Gustavo Doria, fundador do CQCS.
Adepto do xamanismo, Doria destaca que a natureza, por meio das mudanças climáticas, grita por socorro. “O mundo em que vivemos tem muito a aprender com o xamanismo e ter uma relação autêntica com esse processo de desenvolvimento e responsabilidade socioambiental. É um mundo maduro com a relação da natureza. O seguro pode vir a ter uma jornada de ser um multiplicador dessa cultura, mas o caminho ainda é muito longo”.
Ele lembra que a indústria de seguros por razão de existência tem um papel sustentável. “As mudanças climáticas trazem que precisamos fazer muito mais”.
Nascida com perfil inovador

“Em todo o processo temos o perfil de inovação e de melhoria contínua. Sempre queremos fazer de um jeito diferente e melhor”, diz Arthur Pessanha, CEO da Novo Seguros.
Fundada em 2024, a Novo já realiza vistorias com inteligência artificial e a liberação em cinco minutos. “Tudo o que fazemos é para dar facilidade e transparência para o corretor”.
Como maior diferencial da seguradora, o CEO cita a atenção no atendimento ao cliente. “Temos empatia e a pessoa vê que estamos ao lado dela para resolver o problema. Quando juntamos tecnologia e humanização encontramos o ápice do atendimento e do nosso propósito”.
IA na hipercustomização

Para Ney Dias, diretor-presidente da Bradesco Auto/RE, o Brasil possui um grande gap de proteção e quem vai solucionar isso são os seguradores e os corretores. “Tenho certeza de que a inteligência artificial vai nos apoiar muito na hipercustomização das necessidades do cliente, no uso de dados, na implementação de processos mais ágeis e rápidos e na formação do cliente para ter uma percepção maior dos riscos”, analisa Ney Dias, diretor-presidente da Bradesco Auto/RE, que também é presidente da Fenseg.
Segundo ele, as assessorias são parte importante do negócio da Bradesco. “Observamos que apesar da nossa visão, as assessorias não tinham todos os recursos que uma sucursal tinha. Trabalhamos nessas soluções tanto tecnológicas como de acesso e sistemas para que elas pudessem, de fato, e desempenhar bem o seu papel. Esse tem sido um foco nosso nos últimos dois anos”.
Tecnologia na conexão das regiões

A Aconseg-NNE surgiu para conectar as assessorias da mesma região. Neste ponto, a tecnologia teve um papel crucial. “O Brasil é um país continental”, comenta Djalma Ferraz, presidente da Aconseg-NNE.
Segundo ele, a associação criada em 2022 avança a cada ano. “Tanto como assessorias individuais, pois vemos o sucesso de cada assessoria filiada à Aconseg-NNE, e também como instituição. Expandimos o nosso alcance e o número de parceiros, tanto associados como as empresas que representamos, seja seguradora ou operadora”.
Ferraz ainda destacou o quanto a participação no Conec 2025 contribuiu para a imagem das Aconsegs de todo o Brasil.
Marcos de uma gestão

O evento “O corretor no seguro de vida”, uma imersão ao seguro de vida organizada pela Aconseg-SP em 2024 é um marco na trajetória dos 22 anos da associação paulista. Prova disso é que a Aconseg-SP quer repetir a dose agora contemplando Benefícios.
“Será um evento de saúde e vida, que poderá ser realizado no segundo semestre de 2026”, diz Ricardo Montenegro, presidente da Aconseg-SP.
A agenda da entidade inclui a divulgação do seu décimo relatório financeiro, que contempla os dados das operações das assessorias em seguros. “Este é o evento mais importante da Aconseg-SP para o mercado de seguros nacional. O trabalho que fazemos com o Francisco Galiza reverbera em todo o Brasil”.
Do seguro funeral às linhas financeiras

Com mais de 400 mil segurados no Rio de Janeiro, sendo 80% deles das classes D e E, a Seguradora ALM vem atuando na democratização do seguro.
“Conseguimos vender para qualquer pessoa desde que ela veja valor no produto. E não é preço, é elas verem o quanto aquilo faz falta na vida delas”, comenta Alexandre Dominguez, CEO da Seguradora ALM.
Com a proposta de entender o que as pessoas precisam, a companhia chega a São Paulo para operar com seguro garantia e fiança locatícia.
Segundo Dominguez, a operação em São Paulo é essencial para o crescimento da companhia e a operação do garantia. “Aprendemos no Rio que precisamos estar próximos para escutar os parceiros”, diz o CEO, que pretende expandir a operação também para D&O e E&O até 2027.
Seis novos planos

“O ano de 2025 foi muito desafiador para todo o mercado com a edição da lei complementar 213/25. A Associação de Proteção Patrimonial Mutualista já atua há 18 anos no mercado e investe em tecnologia para facilitar a vida do cliente e do corretor. “Já temos pagamento via Pix, tanto recorrente como o copia e cola, e abertura e acompanhamento de sinistro online. Temos mecanismos para que tudo seja feito de forma autônoma”.
Em novembro, a Proauto lançou seis novos planos. “Tivemos um aumento nas vendas de 37% já na primeira semana”. Para 2026, a empresa terá uma série de novidades.
Confira no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=rof9wYpMT7o
Conteúdo da edição de outubro (281) da Revista Cobertura










