Corretor: um elo que humaniza a inovação em seguros

Corretor: um elo que humaniza a inovação em seguros

Companhias compartilham como têm aprimorado as relações com seus principais parceiros de negócios
Bianca Notário

Se tradicionalmente o corretor era considerado um intermediário entre segurado e seguradora, hoje, ele assume o papel de agente estratégico na evolução do mercado. Esse protagonismo é resultado da atuação deste profissional que traduz necessidades humanas em soluções de proteção, algo que até as mais revolucionárias tecnologias não são capazes de fazer sem a intervenção humana.

Em comemoração ao Dia do Corretor, a Revista Cobertura traz ações de companhias que têm, cada vez mais, valorizado o corretor como o elo que humaniza a inovação no setor de seguros.

Para Marcio Benevides, diretor executivo de Distribuição da Zurich Seguros, o corretor é o agente que traduz as transformações do setor em soluções tangíveis para o cliente final. “Em um novo cenário, marcado pela digitalização acelerada, pela busca por soluções mais personalizadas e pela crescente exigência dos consumidores por conveniência e clareza, esse papel se torna ainda mais relevante”.

E acrescenta: “Mais do que um canal de distribuição, o corretor é um parceiro estratégico que nos ajuda a escalar nossa presença, ampliar a inclusão securitária e gerar valor para a sociedade”.

Marcio Benevides, diretor executivo de Distribuição da Zurich Seguros
Marcio Benevides, diretor executivo de Distribuição da Zurich Seguros

Karine Brandão, diretora executiva Comercial do Canal Corretor da MAPFRE, reforça que o corretor representa a combinação perfeita entre relacionamento e conhecimento técnico. “Em um mercado que muda rápido e onde o cliente busca personalização, é ele quem traz o olhar humano, o toque de confiança e a escuta ativa que nenhuma plataforma digital consegue substituir”, diz a executiva.

Na Bradesco Seguros, o corretor é peça-chave na relação com o consumidor e no crescimento da companhia, por conhecer de perto as necessidades do segurado. “Para comercializar produtos e assistências com total segurança e eficácia, o grupo segurador disponibiliza conteúdos de capacitação e desenvolvimento por meio da plataforma Universeg”, menciona Fabio Magalhães, diretor Comercial da Bradesco Vida e Previdência.

Fabio Magalhães, diretor Comercial da Bradesco Vida e Previdência
Fabio Magalhães, diretor Comercial da Bradesco Vida e Previdência

O diretor Comercial Nacional Varejo e Vida da Tokio Marine, Marcos Kobayashi, também destaca o protagonismo do corretor.

“Independentemente das transformações pelas quais nosso segmento esteja passando, é o corretor que detém o relacionamento com o cliente e atua como consultor, analisando os riscos e elaborando um planejamento pessoal e financeiro, visando a prevenção e um futuro sem surpresas”.

Karine Brandão, diretora-executiva comercial do Canal Corretor da MAPFRE
Karine Brandão, diretora-executiva comercial do Canal Corretor da MAPFRE

Ações que valorizam o corretor de seguros

Ainda segundo Kobayashi, todas as ações realizadas pela Tokio Marine têm o corretor de seguros como agente fundamental. A companhia conta com a ‘UP – Universidade Parceiros Tokio’, plataforma de treinamento e desenvolvimento contínuo, que oferece trilhas de aprendizagem variadas; e o ‘Brokertech’, uma iniciativa focada em integrar o corretor ao ecossistema digital, promovendo a otimização do processo de vendas online, da gestão de negócios digitais, do marketing e da relação com o cliente.

“Criamos produtos específicos, dirigidos para públicos segmentados e incluímos os corretores nessa jornada por meio de nossos especialistas, facilitando a oferta e aumento da produtividade em suas empresas”.

Marcos Kobayashi, diretor Comercial Varejo e Vida da Tokio Marine
Marcos Kobayashi, diretor Comercial Varejo e Vida da Tokio Marine

O lançamento da cobertura ‘Pequenos Reparos Premium’, no seguro Automóvel da Zurich, é um exemplo de iniciativa que se tornou realidade por meio da escuta ativa junto aos corretores de seguros.

Conforme Benevides, com base nesse retorno, foi possível desenvolver uma cobertura que amplia o limite para mão de obra, cobre a substituição de peças em danos leves e permite a execução de reparos com mais agilidade e conveniência, sem afetar o bônus ou gerar custos desnecessários para o cliente. “Uma solução construída com base no diálogo e potencializada pela confiança que o corretor transmite ao cliente. É esse modelo de colaboração contínua que orienta nossa estratégia de inovação na Zurich”.

Outra referência do setor é o Portal de Negócios do Grupo Bradesco Seguros, plataforma que torna os processos mais simples e dá mais autonomia ao corretor. “Na área de Saúde, a campanha ‘Quero Mais Saúde’ contou com o corretor como protagonista nas vendas de planos para pequenos e médios grupos, ajudando a ampliar o acesso da população aos serviços de saúde suplementar”, compartilha Flávio Bitter, diretor comercial da Bradesco Saúde.

Flávio Bitter, diretor-gerente da Bradesco Saúde
Flávio Bitter, diretor-gerente da Bradesco Saúde

Já nas áreas de Automóvel e Ramos Elementares da Bradesco, o corretor traduz as necessidades do cliente em soluções adequadas, seja no seguro Automóvel, Residencial, Empresarial ou de Equipamentos. “O ‘Programa Recompensa’ valoriza o desempenho e dá transparência total à produção e à remuneração dos corretores e contribui de forma recorrente na construção de uma companhia melhor através de programas de escutas ativas como o ‘Bare Com Você – Opinião de Valor’”, relata Leonardo Freitas, diretor comercial da Bradesco Auto/RE.

Outros exemplos da Bradesco são as ações do ‘Café ConVida’, live que reúne corretores com equipes da companhia para troca de experiências, e o ‘Conexão BVP’, evento que viaja pelo Brasil abordando o seguro de vida e a previdência privada no planejamento financeiro.

Leonardo Freitas, diretor Comercial do Grupo Bradesco Seguros
Leonardo Freitas, diretor Comercial do Grupo Bradesco Seguros

Foi através de escutas reais com os corretores parceiros que a MAPFRE lançou o programa “MAPFRE + Corretor” e, a partir dele, foi construída uma plataforma completa, com treinamentos, campanhas de incentivo, apoio comercial, comissão adicional e ferramentas digitais que facilitam o dia a dia. “Desde então, benefícios têm sido agregados, como o ‘MAPFRE + Digital’, o ‘MAPFRE + Corretor Sustentável’, entre outros”, compartilha Karine.

Conforme a executiva, a seguradora também promove campanhas de incentivo, como “Acelera”, “Club Milla” e “Torcida MAPFRE Corretor”. “A MAPFRE só chega mais longe porque caminha lado a lado com uma rede de corretores comprometida, que acredita no mesmo propósito que nós: cuidar do que é importante para cada pessoa”, finaliza.

Conteúdo da edição de outubro (280) da Revista Cobertura