Exposeg propicia  encontro entre inovação e parceria

Exposeg propicia  encontro entre inovação e parceria

Com ambientes interativos e imersivos, expositores apresentaram produtos e novas tecnologias durante o Conec 2025
Bianca Notário e Carol Rodrigues

A Exposeg 2025, feira de negócios paralela ao Congresso de Corretores de Seguros – Conec, registrou intensa movimentação durante os três dias de evento. Dezenas de expositores de todo o Brasil trouxeram suas equipes para receber cerca de 10 mil visitantes durante o congresso que abriu espaço para muitas oportunidades de networking, geração de parcerias e novos negócios.

Foi na Exposeg que os sócios Marcelo Reina e Leandro Sandor apresentaram a Brazil Seguros ao mercado. Resultado da jornada de êxito no ramo de Saúde, a nova assessoria atuará em todos os ramos de seguros e tem como missão oferecer suporte ao corretor.

Em sua primeira participação no Congresso, a PROAUTO divulgou oportunidades para corretores que querem ampliar a aceitação, os novos negócios e aumentar o público segurado. Para Rafael Torquetti, CEO da PROAUTO, “o futuro do corretor está relacionado a fazer bons negócios, mergulhar na era digital e aproveitar as novas oportunidades”.

Como congressistas no evento, o time da Novo Seguros compartilhou o uso da tecnologia na experiência do segurado, na contratação, nos acompanhamentos de sinistro e na facilidade da gestão da carteira de clientes.

Durante a sua estreia na Exposeg, a MBM Seguradora e Previdência apresentou o seguro de Acidentes Pessoais de Passageiros para veículos, máquinas agrícolas, embarcações, motociclistas e motoboys.

No evento, a Sancor Seguros divulgou a plataforma da seguradora com produtos como o seguro Residencial e o Carta Verde, seguro obrigatório para veículos brasileiros em circulação pelo Mercosul. O portal permite que o corretor envie um QR Code para o segurado, via internet, e a apólice é emitida na hora, inclusive utilizando todos os tipos de meios de pagamento.

Um novo jeito de fazer negócios foi a novidade da AXA no Brasil. Conforme Bruno Porte, vice-presidente de Transformação, Tecnologia e Operações da seguradora, a plataforma AXA Hub traz todas as funcionalidades, ferramentas de cálculo, entre outras tecnologias focadas em auxiliar o corretor de seguros.

A MAPFRE lançou a jornada de sinistro 100% resolutiva de forma automatizada – resolvida por inteligência artificial, via áudio, no WhatsApp. “Isso significa uma simplicidade na operação no momento em que o cliente mais precisa”, compartilhou Karine Brandão, diretora-executiva comercial do Canal Corretor da MAPFRE.

A Porto participou do evento com quatro estandes que representaram as verticais de seguros, serviço, saúde e banco. “Na Porto, não temos um setor de ideias. O que temos são 44 mil corretores ativos na companhia e 15 mil funcionários, que estão ouvindo os corretores o tempo todo”, comemorou Rivaldo Leite, CEO da Porto.

Novas conexões e parcerias

A Exposeg 2025 também representou oportunidades para fazer novas conexões e rever parceiros e amigos de longa data, segundo Thiago Schmidt, gerente do Canal Affinity da Sabemi Seguradora. “Nossa contribuição ocorre por meio de novos formatos de produtos, novos canais de distribuição, inclusive podendo ser um case de mercado e de benchmarking”, citou o executivo.

Novas conexões foram oferecidas aos corretores que visitaram a Maxpar, empresa que contou com um ambiente de capacitação para vendas de soluções de assistência.

Um forte trabalho focado na especialização junto ao corretor foi o destaque da Tokio Marine. “O corretor tem que ser inserido no ambiente digital e a Tokio auxilia nesse trabalho de capacitação. Por isso temos a plataforma Brokertech, que possui várias soluções em tecnologia”, mencionou Marcos Kobayashi, diretor Comercial Varejo e Vida da Tokio Marine.

O Grupo HDI Seguros reforçou a estratégia e o propósito ao qual se propôs ao reunir talentos e um portfólio completo das três marcas – HDI, Yelum e Aliro.

“Hoje, a companhia faz desde o seguro de PIX, passa pelo Automóvel, Residencial, Condomínio, até seguros mais sofisticados de plantas industriais e Seguros de Responsabilidade, de Engenharia e Garantia”, ressaltou o CEO Eduardo Dal Ri.

A Zurich enfatizou que o corretor representa a alavanca do crescimento da seguradora na linha de produtos para pessoa física, especialmente no Automóvel.

“É muito importante estarmos próximos ao corretor para ouvi-lo, compartilhar a experiência e apoiá-lo no desenvolvimento do negócio”, disse João Merlin, diretor de seguro Automóvel da Zurich.

Tecnologia X jornada do corretor

Focada em facilitar a jornada do corretor, a Metlife apresentou várias ferramentas de inteligência artificial que integram a dinâmica da companhia.

Um modelo de subscrição totalmente digital foi o destaque da APVS Brasil, que tem investido fortemente em IA para que o corretor tenha uma ferramenta que garanta um processo ágil, rápido, confiável.

O robô Pepper chamou a atenção dos visitantes que passaram pelo estande da CNP Seguradora. A empresa anunciou a comercialização do produto Consórcio por meio do Portal do Corretor.

Baseada na Telemetria, metodologia que mensura e acompanha remotamente dados e indicadores em tempo real, a Justos Seguros trouxe para o Conec 2025 uma tecnologia revolucionária que calcula o valor do seguro Auto e premia clientes que adotam hábitos mais seguros no trânsito.

Já a Darwin Seguros anunciou, em primeira mão, duas grandes parcerias com a Lojacorr e o Grupo GC, assim como o lançamento da vertical de serviços financeiros e de ferramentas com IA de autosserviço.

A expansão da carteira de serviços na área de Auto foi divulgada pela Pilkington. Para Melina Rodrigues, head de Aftermarket, “participar do Congresso foi essencial para apresentar a operação e as soluções de assistência automotiva aos corretores de seguros”.

Aconsegs do Brasil: juntas, pela primeira vez, em um Conec

Em uma iniciativa pioneira, as Aconsegs do Brasil, grupo composto por Aconseg-SP, Aconseg-RS, Aconseg Centro-Oeste, Aconseg-MG, Aconseg-NNE e Aconseg-RJ, atuaram juntas em um estande da Exposeg 2025.

“Nós temos uma relação muito boa e acreditamos que essa união só vai impulsionar o crescimento do nome de todas as Aconsegs no Brasil. É uma evolução e um passo muito grande que nós demos”, comemorou Ricardo Montenegro, presidente da Aconseg-SP.

Aconsegs do Brasil: juntas, pela primeira vez, em um Conec
Aconsegs do Brasil: juntas, pela primeira vez, em um Conec

“Dessa vez experimentamos receber os corretores, as seguradoras, as operadoras de planos de saúde que possuem trabalho em conjunto com as assessorias”, comentou Djalma Ferraz, presidente da Aconseg-NNE.

Para Enir Junker, presidente da Aconseg Centro-Oeste, a participação no Conec simboliza também a consolidação das Aconsegs e das assessorias como uma classe e também como instituição. “Tivemos muitos contatos, fizemos muito networking e ouvimos das assessorias o quanto foi importante ter esse espaço, além da surpresa dos corretores”.

Conteúdo da edição de outubro (280) da Revista Cobertura