Aconseg-NNE: Corretor é insubstituível e tem oportunidade de expansão

Aconseg-NNE: Corretor é insubstituível e tem oportunidade de expansão

Diversificação de vendas, tecnologia, inteligência artificial, atendimento humanizado foram temas debatidos durante o encontro em Recife

Diante do fato de que os corretores são os grandes clientes das assessorias em seguros e das seguradoras, a Aconseg-NNE reuniu associadas, corretores e seguradoras, tanto de forma presencial como virtual. O I Encontro da Aconseg-NNE, realizado no JCPM Trade Center, em Recife (PE), contou com dois painéis que discutiram temas importantes como diversificação de vendas, tecnologia, inovação e atendimento humanizado.

Há uma enorme oportunidade de expansão em todos os ramos de seguros e o corretor é a peça fundamental. Para isso, ele conta também com o apoio das assessorias.

Djalma Ferraz, presidente da Aconseg-NNE
Djalma Ferraz, presidente da Aconseg-NNE | Fotos: Nicole Rodrigues

“O corretor precisa trabalhar com outros seguros para o resultado econômico da empresa e deve por uma missão da sua profissão. O consumidor traz o risco para o corretor, e ele tem a responsabilidade de despertar no consumidor a necessidade de contratar seguro”, chamou a atenção o presidente da Aconseg-NNE, Djalma Ferraz.

“Diversificação é muito mais do que produto, é buscarmos a captação dos corretores, das assessorias, do cliente final em diferentes perfis, regiões e formas. Esse é o nosso papel, enquanto seguradora, e é isso que buscamos com os nossos parceiros”, comentou Karine Brandão, diretora executiva comercial da MAPFRE.

Ela lembrou que as companhias têm investido em um mix de produtos, serviços e assistências para o seguro tornar-se mais atrativo ao consumidor e ser mais customizado. “A diversificação começa com o corretor, que tem uma visão 360 graus do cliente”.

Karine Brandão, diretora executiva comercial da MAPFRE
Karine Brandão, diretora executiva comercial da MAPFRE

Fábio Morita, diretor executivo de Auto, Massificados e Vida da Allianz, também acredita que a falta de diversificação não está ligada à falta de produto. “Até mesmo os produtos básicos não são consumidos como deveriam. Temos um espaço gigantesco para crescermos como indústria”.

Fábio Morita, diretor executivo de Auto, Massificados e Vida da Allianz
Fábio Morita, diretor executivo de Auto, Massificados e Vida da Allianz

João Merlin, diretor de Automóvel da Zurich, definiu a diversificação como uma estratégia comum das seguradoras multilinhas. “É também uma estratégia de sobrevivência para diversificar os riscos de corretores e assessorias”, disse.

João Merlin, diretor de Automóvel da Zurich
João Merlin, diretor de Automóvel da Zurich

“Entramos na vida do cliente pela garagem e nós queremos, através do seguro de automóvel, entrar na casa do cliente, através dos corretores das assessorias, e assim permitir o tão sonhado cross-selling para diversificar o portfólio das seguradoras”, acrescentou.

“Se não valorizarmos o trabalho de aproximar os corretores das seguradoras e assumirmos essa responsabilidade que todos nós temos de vender a cultura do seguro, não teremos feito o nosso papel. É nossa a responsabilidade de mostrar para o mercado o que podemos fazer pela sociedade. Temos produtos e serviços que podem verter dessa forma”, destacou Yvana Naira, diretora administrativa da Aconseg-NNE.

Yvana Naira, diretora administrativa da Aconseg-NNE
Yvana Naira, diretora administrativa da Aconseg-NNE

Tecnologia e IA


“A cada tempo, a revolução tecnológica é um pouco diferente. Estamos agora com a inteligência artificial e os corretores se preocupam se ela irá substitui-los ou não. Nós, das assessorias, não acreditamos na substituição. Cremos na tecnologia como facilitadora do trabalho do corretor, que promoverá um resultado mais próspero”, comentou Ferraz.

Historicamente, a cada entrada de novas tecnologias surge a pergunta sobre a continuidade do corretor. “No nosso negócio, cada atendimento tem a sua particularidade. Por mais que o processo esteja desenhado, o momento é diferente, os problemas são diferentes e é fácil sair da esteira. Nós iremos atuar nas situações que saem da curva, a IA não irá fazer isso. Precisamos ter jogo de cintura e acolhimento”, contribuiu Denis Milan, diretor de Tecnologia da Tokio Marine.

Denis Milan, diretor de Tecnologia da Tokio Marine
Denis Milan, diretor de Tecnologia da Tokio Marine

“A IA está vindo como um grande facilitador do processo, mas não substituirá o humano. Trabalhamos 24 horas para qualificar o atendimento”, destacou Eduardo Grillo, diretor Comercial da Suhai, para quem jamais a IA irá substituir o corretor.

Para ele, o produto auto é de complexidade e de recusa e a tecnologia vem para facilitar os processos. “O corretor é a base do modelo e da segurança”, definiu Grillo.

Na visão de Denise Carvalho, diretora Comercial da SulAmérica, há a questão interpessoal que a IA não vai substituir, mas é preciso dominar o tema. “A SulAmérica vem investindo nisso. Damos a inteligência para os corretores, mas ela não irá substitui-los”.

Eduardo Grillo, diretor Comercial da Suhai
Eduardo Grillo, diretor Comercial da Suhai

“A tecnologia é muito boa, mas não podemos esquecer que vários corretores têm dificuldade de trabalhar e acessar. Cabe às assessorias viabilizarem os negócios e ajudarem os corretores. Esse é o nosso trabalho. Todas as assessorias estão capacitadas para essa revolução tecnológica”, destacou Daniela Israel, Conselheira da Aconseg-NNE.

Daniela Israel, conselheira da Aconseg-NNE
Daniela Israel, conselheira da Aconseg-NNE

O lado B da tecnologia

A tecnologia é uma ferramenta de combate às fraudes, mas também é uma porta de entrada.

“A fraude está mudando de comportamento. Ela deixou de ser apenas uma inversão de culpa, por isso precisamos evoluir nas tecnologias para combatê-la. A fraude subiu de patamar e já possui alta complexidade tecnológica. A fraude mudou, o personagem mudou e o impacto tem sido grande”, alertou Grillo.

Milan também observa a quantidade crescente de fraude e a sofisticação. “A fraude ocorre em todo lugar. A diferença é que, no Brasil, há impunidade. Todo mundo paga o preço da fraude”.

Denise apontou a peculiaridade da fraude nos planos de saúde, nos quais nem sempre as pessoas sabem que estão a cometendo. Por isso, há ações de conscientização da fraude, tanto próprias como em conjunto com a FenaSaúde. “Vocês precisam acompanhar e saber o cliente que está entrando. A SulAmérica abriu um canal de denúncias e vem tomando as medidas cabíveis com os casos de fraude. Precisamos tornar o mercado de saúde sustentável”.

Denise Carvalho, diretora Comercial da SulAmérica
Denise Carvalho, diretora Comercial da SulAmérica

“A nossa intenção é fomentar a cultura do seguro em todo o Norte e Nordeste e construir cada vez mais autoridade e notoriedade para todos os nossos parceiros, que são os corretores de seguros”
Eduardo Scartezini Diretor de Comunicação e Inovação da Aconseg-NNE e mestre de cerimônias do evento

Carol Rodrigues, editora da Revista Cobertura e coordenadora da Revista da Aconseg-NNE, falou que a publicação é uma importante ferramenta de disseminação da cultura do seguro

Solon Barretto, vice-presidente CCO & CX da Alba Seguradora, lembrou que a trajetória da Alba completa três anos, assim como a Aconseg-NNE, embora a seguradora integre o grupo Aliança da Bahia, que completou 155 anos

“Precisamos lembrar o potencial do corretor olhando o que ele tem na carteira e como podemos inserir em um corretor que vende automóvel uma oferta de residencial, por exemplo”
Gabriel Mariano Superintendente de Negócios da Bradesco Seguros

Pedro London, diretor do CQCS, enalteceu o papel das assessorias como canal de distribuição e convidou todas as Aconsegs do Brasil a participarem como expositoras do CQCS Insurtech & Inovação 2025

Eduardo Scartezini
Diretor de Comunicação e Inovação da 
Aconseg-NNE e mestre de cerimônias do evento; Carol Rodrigues, editora da Revista Cobertura e coordenadora da Revista da Aconseg-NNE; Solon Barretto, vice-presidente CCO & CX da Alba Seguradora; Gabriel Mariano
Superintendente de Negócios da Bradesco Seguros e Pedro London, diretor do CQCS
Eduardo Scartezini, Diretor de Comunicação e Inovação da Aconseg-NNE e mestre de cerimônias do evento; Carol Rodrigues, editora da Revista Cobertura e coordenadora da Revista da Aconseg-NNE; Solon Barretto, vice-presidente CCO & CX da Alba Seguradora; Gabriel Mariano Superintendente de Negócios da Bradesco Seguros e Pedro London, diretor do CQCS

Confira a íntegra do evento transmitido pelo Segurocast: https://youtube.com/live/RWt6YgzE3xE?feature=share

Conteúdo da edição 10 da Revista da Aconseg-NNE