Grupo Bradesco: conexão cada vez mais próxima com as assessorias

Grupo Bradesco: conexão cada vez mais próxima com as assessorias

Grupo Bradesco Seguros alia eficiência com proximidade, entrega experiências cada vez mais ágeis e completas e foca nas parcerias para ampliar alcance da proteção securitária

Neste ano, o Grupo Bradesco Seguros transferiu a sua sede de Alphaville, em Barueri, para a Avenida Paulista, em São Paulo. Com isso, as instalações da companhia têm mais fácil acesso aos parceiros e, inclusive, conta com um novo espaço de apoio ao corretor.

“O objetivo é claro: seguir ampliando nossa operação com eficiência, diálogo e apoio permanente à distribuição”, destaca o presidente do Grupo Bradesco Seguros, Ivan Gontijo.

A nova sede no coração da capital é reflexo do reforço da presença da companhia em São Paulo. “São Paulo representa uma grande parcela da nossa receita, e isso por si só já traduz a força do mercado paulista. Mas, mais do que números, o que vemos é um ambiente com alto potencial de expansão”.

Nesse sentido, a seguradora reconhece a atuação das assessorias como essencial para ampliar a capilaridade da sua distribuição e garantir que a proteção securitária chegue a mais famílias e empresas. “Temos observado uma evolução significativa nessa parceria ao longo dos anos. São Paulo representa um mercado estratégico, e essa conexão próxima com as assessorias tem sido decisiva para que possamos avançar com consistência e presença em todas as regiões do estado”.

Ele lembra que as assessorias desempenham um papel estratégico para a distribuição do seguro, ao viabilizarem estrutura e capilaridade em um mercado tão relevante como o de São Paulo. “A ampliação dessa parceria passa pelo fortalecimento da relação de proximidade, pela escuta ativa e pela valorização constante dos profissionais envolvidos. Encontros presenciais, como os realizados com a Aconseg-SP, têm sido essenciais para alinhar estratégias, entender as necessidades do canal e construir, de forma conjunta, soluções que gerem valor para toda a cadeia. O compromisso é seguir lado a lado, fomentando oportunidades que contribuam para o crescimento sustentável do setor”.

Já o fortalecimento da relação com os corretores tem sido uma das prioridades do Grupo. Entre as iniciativas voltadas a esse público, também são destaques a escuta ativa por meio de encontros presenciais, além da criação do espaço exclusivo na nova sede da companhia.

“Essas ações refletem o compromisso com uma atuação cada vez mais próxima e alinhada com as necessidades dos profissionais que estão na linha de frente. Acreditamos que o relacionamento sólido e permanente com corretores e assessorias é essencial para ampliar o alcance da proteção securitária e oferecer experiências cada vez mais relevantes à sociedade”.

Ivan Gontijo, presidente do Grupo Bradesco Seguros
Ivan Gontijo, presidente do Grupo Bradesco Seguros

Investimentos para avançar

O presidente conta que a companhia identificou frentes com potencial relevante de crescimento, especialmente em função das mudanças no perfil do consumidor e da aplicação estratégica de tecnologia. “No segmento de Saúde, temos priorizado jornadas mais digitais, integradas e orientadas à humanização do atendimento. Em Riscos Cibernéticos, a demanda por proteção tem aumentado, acompanhando o avanço da digitalização nas empresas, especialmente entre pequenas e médias”.

Já em Ramos Elementares, de acordo com ele, os investimentos em dados e automação têm impulsionado ganhos em agilidade e personalização das coberturas. “Esses movimentos refletem o compromisso com a inovação contínua e com a entrega de soluções mais eficientes e alinhadas às novas exigências do mercado”.

Segundo ele, o avanço tecnológico é um dos pilares da atuação da Bradesco Seguros. “Ao longo dos últimos anos, temos investido um montante de cerca de R$ 1 bilhão, ao ano, em tecnologia e inovação, com foco em soluções que facilitam o dia a dia dos corretores e clientes. Um exemplo é o aplicativo exclusivo para corretores, que concentra funcionalidades como esteira digital, simuladores e assinatura eletrônica”.

A companhia também tem promovido a capacitação contínua com foco na digitalização da jornada, por meio de iniciativas como a Academia de Vendas e a plataforma Universeg. “Nosso compromisso é combinar eficiência com proximidade, entregando experiências cada vez mais ágeis e completas”.

O maior grupo da América Latina

O Grupo segurador foi reconhecido, segundo estudo da Fundación Mapfre, como o maior da América Latina com capital e atuação 100% nacional.

“Esse reconhecimento reforça o papel do Grupo Bradesco Seguros como uma companhia de grande relevância para o setor na região, ainda que 100% do nosso negócio seja focado no Brasil. A posição de liderança, destacada, reflete a consistência da estratégia adotada, a confiança do mercado e a contribuição efetiva para o desenvolvimento do seguro. É um resultado que também valoriza o compromisso com a inovação, a proximidade com os clientes e a excelência operacional que orienta a nossa atuação”, comemora o presidente.

O lucro líquido da Bradesco Seguros no acumulado do ano alcançou R$ 7,3 bilhões, com crescimento de 11,4% em relação ao mesmo período de 2024. “A evolução do resultado industrial, aliada à eficiência financeira, contribuiu para esse avanço consistente, trazendo uma perspectiva positiva para o encerramento do exercício. Seguimos com foco em ampliar a geração de valor por meio de um portfólio diversificado, inovação contínua e compromisso com a excelência operacional”, comenta Gontijo, para quem os números registrados até setembro de 2025 refletem a solidez e o bom desempenho das operações do grupo.

Segundo ele, a ampliação da cultura de proteção no país tem sido uma prioridade estratégica. “O faturamento do setor segurador representa atualmente cerca de 6% do PIB nacional e há a ambição de alcançar a marca de 10%. Para isso, o Grupo Bradesco Seguros tem atuado com foco na capilaridade da distribuição, na valorização do papel dos corretores e assessorias, no fortalecimento das relações de proximidade com os clientes e em campanhas de comunicação que reforcem a importância do seguro no dia a dia do brasileiro. Trata-se de uma jornada coletiva, que demanda ações integradas de conscientização, educação e oferta de soluções acessíveis em todo o território nacional”, conclui.

Neste ano, o Grupo Bradesco Seguros foi uma das companhias empoderadoras da Casa do Seguro durante a COP30 realizada em novembro deste ano, em Belém (PA).

“A presença do setor segurador na COP30, por meio da Casa do Seguro, foi um marco importante. Representou uma oportunidade de posicionar o seguro como agente estratégico na agenda de sustentabilidade e adaptação climática. Foi um espaço de diálogo com a sociedade, com os formuladores de políticas e com o mercado, mostrando que o setor tem responsabilidade e capacidade de contribuir para um futuro mais resiliente e sustentável. Para o Grupo Bradesco Seguros, participar dessa iniciativa reforça nosso compromisso com práticas responsáveis e com a ampliação da cultura de proteção no país”.

Conteúdo da edição 72 da Revista da Aconseg-SP