Com estratégia omnichannel e a busca por inovação em marketing, Grupo HDI trabalha o reposicionamento da marca HDI. Crescer com inovação, eficiência e proximidade, respeitando as raízes e com um olhar permanente para o futuro é estratégia do Grupo
Carol Rodrigues
O consumidor busca hoje muito mais do que um seguro. Ele procura confiança, praticidade e, sobretudo, tranquilidade em um mundo repleto de incertezas. Nesse contexto, a marca HDI lançou o seu reposicionamento e resumiu a sua essência e valores com a tagline “Certeza que te deixa seguro”.
O objetivo é reafirmar o posicionamento da seguradora, que está nos lugares e nos momentos certos, conectada de forma natural e relevante.
“A HDI, ao se reposicionar, reforça exatamente essa mensagem: somos a seguradora da certeza, aquela que está pronta para atendê-lo quando algo sair do planejado. Mais do que um atributo técnico, essa é uma promessa emocional. Queremos que nossos clientes tenham a confiança de que, independentemente do imprevisto, poderão contar conosco. Por isso, nossa comunicação traduz esse compromisso de forma acessível e próxima”, destaca Eduardo Dal Ri, CEO do Grupo HDI.
A HDI é uma seguradora tradicional, que já carrega credibilidade e confiança no mercado brasileiro, com forte presença em todo o país e um portfólio que cobre Auto, Vida, Patrimonial e Grandes Riscos.
“Com o reposicionamento, queremos reforçar a essência da marca como uma solução direta, eficiente e transparente, que entrega o que promete e proporciona uma experiência sem surpresas para todos os nossos públicos”, comenta o CEO do Grupo HDI.
“A nova tagline, ‘Certeza que te deixa seguro’, traduz bem essa proposta: em um mundo cheio de incertezas, queremos ser a resposta confiável para nossos clientes, corretores, assessorias e parceiros. Para o mercado, a mensagem é clara: seguimos comprometidos com a eficiência e proximidade que sempre nos caracterizaram, mas agora com uma narrativa ainda mais conectada à realidade atual”, acrescenta.
Sob o guarda-chuva do Grupo HDI estão HDI Seguros, Yelum Seguradora, Aliro e Fácil Assist.
Enquanto a HDI passa por esse reposicionamento, a Yelum, nascida em 2024 como uma marca 100% brasileira, está em fase de fortalecimento. “É a nossa marca solar, que tem como um de seus principais pilares a flexibilidade, ideal para quem quer aproveitar a vida com liberdade e segurança”.
Uma estratégia multimarcas
O Grupo HDI adota uma estratégia multimarcas, em que cada seguradora tem um papel estratégico específico, dentro de uma arquitetura de marca sólida e com proposta de valor clara. Por isso, segundo Dal Ri, a companhia fez um investimento robusto em mídia, com um planejamento segmentado e preciso, fortalecendo a imagem e a reputação de cada marca.
Para se ter uma ideia, a companhia investe na visibilidade das marcas no aplicativo de mobilidade da Uber em períodos de alguns eventos, como o Congresso de Corretores de Seguros (Conec), realizado pelo Sincor-SP, em setembro, em São Paulo, com o uso do Uber Ads.
“Queríamos estar ao lado de cada um no trajeto para o evento, um momento de conexão direta com um dos nossos principais públicos – o corretor -, ampliando a lembrança de marca e mostrando que a HDI e a Yelum são companhias presentes no cotidiano das pessoas. Esse tipo de ação se soma a outras iniciativas, que vão desde o uso de novos formatos para gerar impacto, a ativações diferenciadas como o Solarium Yelum, que transformou praias do Brasil no verão deste ano, reforçando nossa aposta em campanhas criativas, emocionais e de alto impacto”, conta o CEO.
A nova campanha é multicanal, com presença em digital, streaming, rádio, portais, vídeos sob demanda, eventos e ativações especiais. Como por exemplo, o patrocínio da 14ª Meia & Maratona de Florianópolis (SC), promovida pelo Governo Federal por meio do Ministério do Esporte via Lei de Incentivo ao Esporte.
“Nosso objetivo vai além da visibilidade: buscamos gerar reconhecimento, afinidade e consideração de marca. Queremos que, quando um cliente ou corretor pensar em seguros, as marcas do Grupo HDI estejam no topo da mente, representando eficiência, inovação e proximidade”.
Além da campanha da HDI, há também a campanha da Yelum, lançada neste mês, com o mote “Yelum. Mais do que te segura: te liberta”, reforçando seu posicionamento no mercado de seguros. “A iniciativa tem como objetivo transmitir segurança e confiança de uma forma leve, envolvente e próxima, incentivando as pessoas a seguirem em frente e viverem com mais liberdade”.

A jornada de transformação do Grupo HDI
Segundo Dal Ri, a jornada de transformação do grupo é ampla, estratégica e contínua. “Ela começou com movimentos importantes de aquisições e integrações, que consolidaram o Grupo HDI como o segundo maior conglomerado segurador do Brasil. Mas não se trata apenas de escala, pois estamos construindo as bases para sermos também o melhor grupo segurador do país”.
A companhia tem investido em tecnologia e inovação, com foco no uso de inteligência artificial, analytics e digitalização para simplificar processos e melhorar a experiência de clientes e corretores. “Ao mesmo tempo, reforçamos o protagonismo humano em nossa operação, porque acreditamos que a tecnologia deve ser um meio, não um fim”.
A transformação é impulsionada por reforços estratégicos na liderança, como a chegada de Daniel Mello, nosso diretor de Transformação, e de Tiago Barduchi, como Chief Human Resources Officer. Soma-se a isso a ampliação da atuação de André Truzzi, que, além de vice-presidente de Transformação, passou a liderar também a área de Assistência.
“Essas movimentações fortalecem nossa cultura organizacional, aceleram mudanças estruturais e aprimoram a experiência de clientes, corretores e parceiros. A transformação do Grupo HDI é sobre crescer com inovação, eficiência e proximidade, respeitando nossas raízes, mas com um olhar permanente para o futuro”, define o CEO.
No Grupo, tecnologia e sustentabilidade são pilares que se complementam e sustentam a visão de futuro. “A tecnologia nos ajuda a ser mais ágeis e assertivos, e a sustentabilidade nos garante impacto positivo duradouro. Juntos, esses pilares asseguram que nosso crescimento seja responsável, sólido e alinhado ao que a sociedade espera”.
Soluções para qualquer necessidade
“Estamos presentes em 98,9% dos municípios brasileiros, com, pelo menos, uma apólice vigente em quase todas as cidades. Esse alcance é possível porque contamos com um portfólio robusto, capaz de atender tanto a demandas individuais quanto a riscos corporativos complexos”.
Outro grande diferencial do Grupo é a assistência própria, Fácil Assist, que garante cobertura nacional, atendimento em múltiplos canais e a possibilidade de acompanhar, em tempo real, os chamados mais comuns. “Isso nos coloca à frente em agilidade, transparência e proximidade no atendimento”.
Conforme Dal Ri, a incorporação da HDI Global foi um movimento estratégico fundamental, pois a companhia passou a ter um portfólio ainda mais completo e sofisticado, que une a força da HDI no varejo com a expertise da HDI Global em Grandes Riscos.
“Com isso, reforçamos nossa posição como um dos players mais relevantes desse segmento no Brasil, atendendo, desde multinacionais, até grandes corporações locais. Essa união trouxe sinergias importantes: consolidamos todos os serviços em uma única estrutura, simplificamos processos e elevamos a qualidade da experiência para clientes e corretores”, comentou.
“Hoje, somos capazes de oferecer soluções para qualquer necessidade, do seguro individual ao risco corporativo internacional, consolidando a posição do Grupo HDI como segundo maior conglomerado do mercado brasileiro”, completa.
2026: confiança, inovação e proximidade em seguros
De forma geral, o ano de 2025 tem sido um ano de crescimento, inovação e reforço da confiança nas marcas do Grupo. “Para 2026, vamos aprofundar ainda mais nossa estratégia de inovação, proximidade e expansão. Seguiremos investindo em tecnologia e inteligência artificial para simplificar processos e tornar a experiência dos clientes, corretores e parceiros cada vez mais fluida. Nosso portfólio continuará se diversificando e se personalizando, com soluções sob medida para diferentes perfis e necessidades”.
São Paulo é um dos mercados mais competitivos do país e, por isso mesmo, estratégico para o Grupo HDI, que terá um foco ainda maior em São Paulo e em regiões estratégicas, fortalecendo a parceria com corretores e assessorias e ampliando a presença em segmentos de alto potencial.
“Já tivemos avanços significativos: criamos uma filial exclusiva para o canal de assessorias, que conta com gerente, equipe comercial e de apoio, totalmente dedicada a desenvolver campanhas, treinamentos e ações específicas para esse público”.
De acordo com Dal Ri, as assessorias têm papel fundamental na estratégia de crescimento da companhia, especialmente em linhas como seguro de Vida, que tem sido destaque na capital de SP. “Para fortalecer esse canal, criamos iniciativas como relatórios gerenciais exclusivos e a campanha Top Assessoria, que reconhece as melhores performances em Vida e incentiva a produção de corretores. Além disso, seguimos apoiando as assessorias com ferramentas digitais, campanhas comerciais e proximidade no relacionamento. Essa estratégia tem mostrado resultados e será um dos pilares da nossa expansão”.
Além disso, a companhia aproveitará, ao máximo, as sinergias das aquisições recentes – especialmente a integração da HDI Global –, consolidando a força do Grupo HDI como um dos maiores e mais inovadores conglomerados de seguros da América Latina.
“Nosso compromisso é claro: evoluir continuamente, entregar valor real para clientes, corretores e parceiros, e consolidar o Grupo HDI como referência de confiança, inovação e proximidade em seguros”, conclui o CEO.
2025: Um ano de consolidação de resultados
Segundo Eduardo Dal Ri, CEO do Grupo HDI, o ano de 2025 está sendo marcado pela consolidação de resultados e pelo avanço em várias frentes. “No portfólio, avançamos na integração com a HDI Global, o que ampliou nossa atuação em Grandes Riscos e impulsionou nossa diversificação, que já ultrapassa 30%”.
O CEO ainda diz que também tem investido na expansão e no fortalecimento da Fácil Assist, que inclui a ampliação da frota de guinchos próprios, para otimizar o atendimento aos clientes e atender à alta demanda.
“Essas iniciativas fazem parte de uma estratégia para integrar e melhorar a experiência de clientes e parceiros, garantindo agilidade e qualidade nos serviços de assistência de todas as marcas do Grupo”.
Ele conta que a marca tem se dedicado a buscar melhorias contínuas na oferta de serviços de assistência 24h, incluindo modernização de plataformas, expansão da rede de prestadores, foco no cliente e na tecnologia (como acompanhamento em tempo real) e a criação de soluções mais customizadas para seguros, residências e veículos.
Avanços no portfólio de Auto
Na Yelum, houve ampliação de coberturas no Auto Individual e maior flexibilidade na aceitação de idade dos veículos para Auto Frota. Na HDI, foram reduzidas franquias, incluída cobertura para veículos blindados e reformulado o seguro Carta Verde, agora automaticamente incluído para clientes de estados fronteiriços ao Mercosul.
No segmento Vida
HDI e Yelum passaram a oferecer novas coberturas e assistências, como doenças graves, telemedicina e assistência funeral estendida aos pais dos segurados, fortalecendo a relação com corretores por meio dos Encontros Regionais de Vida.
Lançamento
Yelum Bike Segura, voltado à proteção de bicicletas manuais e elétricas.
Seguros empresariais
Melhorias nas cláusulas contratuais, maior clareza e transparência, além da ampliação dos limites de atuação para atender melhor corretores e segurados. A empresa reforçou o compromisso com os canais de distribuição por meio de visitas técnicas, treinamentos e capacitação da força de vendas. Essas iniciativas visam ampliar oportunidades de negócios, oferecer mais benefícios aos clientes e fortalecer os relacionamentos com foco em crescimento, proximidade e confiança.
Investimentos no Programa Cresça Corretor
Que une capacitação, incentivo e inovação para os parceiros continuarem crescendo conosco. A companhia segue comprometida em oferecer soluções cada vez mais relevantes e em ajudar nossos segurados e distribuidores a navegar pelas mudanças do mercado com confiança e eficiência.
Avanços práticos promovidos
Como a modernização no processo de sinistros, o reforço no atendimento comercial, a ampliação da assistência 24h e as melhorias nas soluções de cotação, renovação e emissão de apólices. Tudo isso com o objetivo de simplificar a rotina dos corretores, entregar mais precisão e garantir eficiência em toda a jornada de trabalho dos parceiros.
Funcionalidades do Portal do Corretor
Que vão desde a cotação até a emissão da apólice, oferecendo ferramentas ágeis que contribuem para mais eficiência nas operações dos parceiros.
Fácil Assist
A assistência 24h pode ser acionada pelo aplicativo, WhatsApp ou central de atendimento, conforme a preferência do segurado ou corretor. A rede conta com ampla cobertura de prestadores e serviços para automóveis, residências e empresas e, nos principais atendimentos. É possível acompanhar em tempo real a localização do profissional designado, oferecendo mais transparência e tranquilidade durante todo o processo.
Conteúdo da edição de outubro (280) da Revista Cobertura











