Aconseg-NNE: MAPFRE fortalece o relacionamento com corretores e assessorias

Aconseg-NNE: MAPFRE fortalece o relacionamento com corretores e assessorias

Com uma equipe dedicada, sucursais e mais autonomia para as decisões, produção das assessorias cresce mais de 80% na MAPFRE

Karine Brandão está na liderança do time comercial da MAPFRE há cerca de dez meses. Como diretoraexecutiva comercial do Canal Corretor da MAPFRE, ela tem contribuído para dar formato à nova fase da companhia com os corretores e as assessorias em seguros.

“Tem sido um período intenso e muito rico, o que me deu a oportunidade de mergulhar nas diferentes realidades do país, percebendo com mais clareza o que funciona de forma ampla e o que precisa ser adaptado a cada região. Isso vai desde a análise de indicadores até ouvir de perto o corretor lá na ponta”, define.

Nesses meses, ela visitou diversas praças, especialmente no Norte e Nordeste, regiões onde a MAPFRE tem reforçado presença. “Nessas viagens, além de encontros com assessorias e corretores, tivemos a chance de apresentar produtos como o Auto Roubo e Furto, que chega com preço até 30% mais competitivo, e reforçar o programa MAPFRE + Corretor, que já está em sua primeira expansão. Ver o engajamento e a resposta rápida dos parceiros a essas iniciativas confirma que estamos no caminho certo”, destaca ela sobre o contato próximo com corretores, assessorias e equipes internas, que tem sido fundamental para manter o ritmo de crescimento projetado e, ao mesmo tempo, reforçar a cultura de relacionamento que é marca da companhia.

Karine também faz um balanço muito positivo desse período à frente da diretoria comercial. “Conseguimos avançar na digitalização e oferecer ao corretor um portal de negócios mais dinâmico, que oferece mais agilidade em todos os processos, da cotação até a emissão”, comenta.

No campo comercial, a seguradora manteve o crescimento consistente em Automóvel, Vida e Empresarial, e seguiu forte no Agronegócio, com soluções voltadas para o Patrimonial Rural, inclusive com um novo portal muito mais prático.

“As assessorias, que são um braço estratégico, tiveram um papel fundamental nos resultados desse semestre. A produção via esse canal cresceu mais de 80%, resultado da criação de uma equipe dedicada, sucursais e mais autonomia para as decisões. Reduzimos prazos, cortamos burocracia e conseguimos entrar de forma mais competitiva em mercados que antes eram desafiadores”.

Tendência

Ela observa como tendência um movimento claro de personalização. “O cliente quer um seguro que fale com a sua realidade, seja no valor, na forma de contratação ou no serviço agregado. Produtos modulares, que permitem ao segurado escolher coberturas e assistências, têm ganhado espaço principalmente no Vida Individual”, observa.

No Automóvel, por exemplo, o Auto Roubo e Furto foi desenhado para atender quem busca proteção essencial com valor reduzido, além da nova franquia 25%, o pagamento automático no cartão de crédito, entre outras facilidades.

“Essa tendência também aparece no Vida PME Global e na reformulação do seguro de Doenças Graves, que ganhou mais abrangência. No canal corretor, a tecnologia é uma grande aliada, mas não substitui a relação de confiança. Então, a tendência é que as seguradoras invistam cada vez mais em plataformas ágeis e integradas, sem abrir mão do atendimento consultivo”, conta Karine, ao destacar que o programa de relacionamento “MAPFRE + Corretor” aposta justamente nisso para dar as ferramentas necessárias para o corretor crescer com a companhia.

Karine Brandão, diretora-executiva comercial do Canal Corretor da MAPFRE
Karine Brandão, diretora-executiva comercial do Canal Corretor da MAPFRE

MAPFRE + Corretor

“Temos plena consciência de que o corretor é o nosso maior parceiro, e foi com esse propósito que criamos o programa MAPFRE + Corretor. Ele organiza nossa rede em cinco níveis, considerando não só o volume de produção, mas também o engajamento, a qualidade no atendimento e a participação em treinamentos”, comenta a diretora.

Cada nível traz benefícios exclusivos, que vão desde acesso antecipado a campanhas até premiações e capacitações presenciais. Nesse sentido, a companhia tem investido cada vez mais em proximidade, com roadshows, treinamentos e eventos, e participando de encontros regionais, como o promovido pela própria Aconseg-NNE, para ouvir, trocar ideias e entender as necessidades de quem está na linha de frente.

“Nosso objetivo é alcançar um crescimento de dois dígitos na região Nordeste. Essa é uma praça estratégica para a qual temos direcionado um alto volume de investimentos, resultando no aumento do número de novos corretores e no crescimento de negócios com nossos parceiros de longa data”.
Segundo ela, as campanhas de incentivo também são uma parte importante dessa estratégia.

Para as assessorias, a companhia construiu uma estrutura dedicada, com gerência nacional, especialistas regionais de atendimento e áreas de governança exclusivas para cadastro e contratos. “Criamos também um portal exclusivo (o MAPFRE Negócios) para assessorias, onde elas visualizam a carteira de corretores que administram e acompanham os negócios gerando eficiência na operação. Essa visão integrada nos permite atuar de forma mais estratégica e rápida, aproveitando oportunidades no momento certo”.

Na MAPFRE, ela conta que o corretor ligado a uma assessoria tem acesso a toda a proposta de valor da companhia. “Sabemos que cada jornada é única, e é por isso que trabalhamos juntos para que um parceiro corretor possa começar na categoria Bronze e até alcançar o patamar mais alto, que é a categoria Rubi. Nosso compromisso é fornecer as ferramentas, o suporte e as condições necessárias para um crescimento contínuo, com todo o suporte necessário para auxiliar os parceiros a alcançar o próximo nível”.

Hoje, a seguradora conta com mais de 50 assessorias parceiras em todo o Brasil. O programa segue em expansão e já mostra impacto. Além dos benefícios progressivos por categoria, a companhia incluiu novos incentivos e indicadores para que o corretor possa acompanhar seu desempenho e planejar ações.

“Ainda neste semestre vamos lançar mais um desdobramento do programa que irá ajudar o corretor na sua comunicação com os clientes, por meio de um movimento inédito no mercado de seguros que visa apoiar os corretores na atração, relacionamento e conversão de clientes no ambiente online. Nosso objetivo é que o programa seja cada vez mais um diferencial competitivo para quem atua conosco”, diz Karine, ao destacar que o feedback dos corretores tem sido muito positivo desde sua implementação.

Novidades

Ela antecipa que a companhia está desenvolvendo novos produtos e reformulando alguns já existentes para torná-los mais aderentes às demandas atuais. No segmento de Automóvel, segue aprimorando o Auto Roubo e Furto e estudando a inclusão de novas assistências. Em Vida, o foco é ampliar as soluções modulares, permitindo coberturas personalizáveis para diferentes perfis e para proteção contra doenças graves.

“Já nos produtos massificados, nossa meta é fortalecer a atuação em residencial, empresarial, riscos diversos e responsabilidade civil na área da saúde. No setor agro, estamos especialmente atentos às oportunidades em maquinário e penhor rural. Além disso, investimos em tecnologia para que a jornada do corretor seja cada vez mais simples, integrando todos os passos em um único ambiente”.

Recentemente, a companhia lançou o “MAPFRE Air”, que surge como uma solução para automatizar a jornada de cotação, aceitação de riscos e emissão de apólices para o segmento de aviação geral e o “MAPFRE Cargo”, uma nova plataforma digital criada para simplificar a contratação e a gestão de seguros de transporte de cargas. “Essa é uma forma de democratizar o acesso dos corretores a esses produtos na companhia, reafirmando o quanto a MAPFRE é multiproduto e oferece um amplo portifólio para corretores e clientes”.

Para 2025, a diretora conta que a proposta da MAPFRE é fechar o ano com crescimento sustentável e o relacionamento com corretores e assessorias ainda mais fortalecido. “Queremos consolidar nossa presença em regiões estratégicas, ampliar participação em ramos-chave e manter a consistência dos resultados, como já vimos no primeiro semestre. Mas, acima de tudo, queremos encerrar o ano com a sensação de que fortalecemos nossos laços com corretores, assessorias e clientes, pois são essas relações que sustentam qualquer resultado no longo prazo”, conclui Karine.

Conteúdo da edição 10 da Revista da Aconseg-NNE