Montenegro Seguros: Três décadas de especialização em riscos industriais

Montenegro Seguros: Três décadas de especialização em riscos industriais

Montenegro Seguros mostra o quanto a especialização técnica e o bom atendimento ao corretor de seguros constroem uma história de sucesso
Carol Rodrigues

Os riscos industriais exigem técnica e muita acuracidade. Isso é necessário para avaliar devidamente os riscos e precificá-los adequadamente. Foi neste ramo que Ricardo Montenegro, engenheiro civil e especialista em Riscos de Engenharia e Incêndio, fundamentou a sua assessoria, a Montenegro Seguros.

O ano era 1995. Precisamente dia 31 de agosto. O cenário do mercado segurador era desafiador. “Por ser engenheiro e atuar durante os períodos em que trabalhei em seguradoras nas áreas de sinistros de incêndio de grandes indústrias e também em inspeção de riscos, adquiri muito conhecimento para desenvolver o trabalho que executo e compartilho com o time da Montenegro”, descreve o fundador e CEO da Assessoria, que também fez curso de especialização de Grandes Riscos na Itália e foi professor do Instituto de Engenharia e também da Escola de Negócios e Seguros (ENS), na época, Funenseg.

Em 2025, a Montenegro Seguros celebra 30 anos como uma empresa estável, excelentes companhias parceiras e uma grade bem extensa de corretores adquirida ao longo dos anos de trabalho. “A Montenegro chegou no estágio que sempre sonhei. Nosso escritório tem um foco voltado para os Riscos Industriais de grande porte. Isso faz com que os corretores nos procurem para auxiliá-los no fechamento de negócios. Os riscos industriais não têm melhor remuneração do que os pequenos seguros do varejo.

A diferença é que, quando fechamos um seguro de R$ 500 mil de prêmio, consequentemente a comissão da assessoria é a mesma do varejo, mas hoje representa 200 seguros de Automóvel, e o trabalho é muito maior”.
Expertise em Riscos Industriais

Atualmente, a Montenegro Seguros é uma das grandes assessorias especialistas em Riscos Industriais do Brasil. “O mercado de seguros tem muitas restrições aos famosos riscos declináveis. É nosso papel fazer com que estes riscos adotem medidas protecionais para que tenham aceitação. É comum vistoriarmos indústrias e instruirmos clientes e corretores nas melhores práticas de proteção, procedimentos diários dos funcionários e uma série de atitudes e atividades que melhorem e diminuam a incidência de sinistros, ou seja, no gerenciamento do risco”, relata.

Além da parte técnica, outro grande diferencial da Assessoria é o bom relacionamento com os profissionais das seguradoras parceiras. “E, principalmente, a dedicação a prestar o melhor serviço ao nosso corretor, que é o principal e único parceiro. Nossa atividade está ligada à prestação de serviços e quem não procura dar o melhor nesta relação só tem a perder, por este motivo nosso principal foco é sempre procurar a melhor prestação de serviço”, frisa.

Atualmente, a Montenegro conta com a parceria das seguintes companhias: Allianz, Darwin, Essor, Excelsior, EZZE, Grupo HDI, Ituran, Justos, Mitsui, Suhai, SulAmérica, Tokio Marine e Zurich.

A Montenegro possui especialistas para dar suporte ao corretor no ramo em que ele precisar, um time que mescla técnica, especialização, eficiência e acolhimento no atendimento ao corretor.

“Hoje temos uma base de 1,5 mil corretores, mas podemos dizer que 500 são atuantes com uma frequência acima da média. O corretor sabe compensar a quem lhe presta um bom trabalho. Os ajudamos nas tarefas diárias, na prospecção de negócios, no cross-selling, na manutenção da carteira e eles retribuem com uma produção constante e sadia. Não temos distinção de corretor pequeno, médio ou grande. Para nós, são todos parceiros de negócios, é a operação ganha-ganha. Nós entregamos o melhor serviço possível e eles nos retribuem com negócios. Tem sido assim por muitos anos”, relata.

Liderança na Aconseg-SP

O fundador da Montenegro Seguros também se dedica à atividade associativa, em prol do avanço das assessorias de forma institucional. Sócio-fundador da Aconseg-SP, criada há cerca de 22 anos, ele ocupou cargos em diretorias anteriores e, hoje, é o atual presidente da entidade, posição alternada com a de CEO da Montenegro Seguros.

“Como integrante da diretoria da Aconseg-SP, já vou completar dez anos, quatro deles como vice-presidente, quatro como diretor financeiro e, agora, completo dois anos como presidente. Os oito anos iniciais me deram muita bagagem para que eu assumisse a presidência e acredito que estamos fazendo uma boa gestão”.

Segundo ele, é muito prazeroso estar à frente da entidade, vê-la crescer, evoluir mediante o cenário nacional e levar oportunidades de negócios para os associados, de forma que todos cresçam cada dia mais. “Porém, o mais importante que vejo é o respeito que conseguimos criar em nosso mercado. As assessorias cresceram muito nos últimos anos, mas só crescer não é o suficiente. O importante é crescer com qualidade e respeito”.

“Um dos principais conceitos que criamos foram regras bem estabelecidas entre os associados. Na realidade, somos concorrentes entre si, mas com um estatuto bem definido e normas operacionais sendo cumpridas, provamos que é possível viver em extrema harmonia entre todos”, acrescenta.

Ele atribui a este trabalho, dedicação e respeito aos pares de outras regiões do Brasil, o fato de ter conquistado um relacionamento muito forte e respeitoso, adquirido nacionalmente. “Sempre que podemos, participamos de congressos e eventos de corretores em todos o Brasil”.

Time da Montenegro Seguros: técnica, especialização, eficiência e acolhimento no atendimento ao corretor
Time da Montenegro Seguros: técnica, especialização, eficiência e acolhimento no atendimento ao corretor

Melhor performance

Montenegro comemora que a Assessoria chega aos 30 anos com a melhor performance, atingindo as metas de resultados em quase todas as parceiras e com a maior rentabilidade. “É realmente um sonho alcançado e sempre almejado. Evidentemente, conquistado com muito trabalho e dedicação. Isso nos faz pensar em parar? Jamais! Acredito que, se Deus me der saúde, ainda pretendo estar na ativa por muitos anos. O trabalho é o orgulho do homem e, sendo bem-sucedido, melhor ainda. Gosto muito do que faço, da minha profissão e dos quase 52 anos de mercado de seguros”, ressalta.

Mostrando-se uma grande liderança à frente da Aconseg- SP por meio de ações para o mercado e iniciativas de impacto para as associadas, ele destaca que seu maior orgulho ao olhar para trás é ver a perseverança, o trabalho e muita dedicação desde o início das operações.

“Muitas assessorias já passaram por momentos muito difíceis. E não foi diferente comigo. Por muito pouco não desisti de tudo. Tive muita fé e foco e consegui manter meu escritório, mas quase cheguei a fechar quando perdi uma seguradora que era minha única bandeira naquele momento”, relembra Ricardo Montenegro.

Conteúdo da edição de setembro (279) da Revista Cobertura