Aconseg-NNE: O corretor é o guardião da tranquilidade do cliente

Aconseg-NNE: O corretor é o guardião da tranquilidade do cliente

Para o presidente do Sincor-SE, Erico Melo, o corretor sergipano tem um diferencial humano, que precisa ser mantido mesmo com toda a transformação digital

O corretor de seguros é o guardião da tranquilidade do cliente, que transforma riscos em segurança e incertezas em proteção. Assim, o presidente do Sincor-SE, Erico Melo, sintetiza o importante papel dos profissionais.

“Sergipe pode ser o menor estado da federação, mas temos um potencial enorme”, destaca.

Segundo Melo, o mercado de seguros na região cresce acima da média nacional em alguns ramos, especialmente seguros de Automóvel, Vida e Saúde. “No Nordeste, estamos entre os mais organizados na atuação sindical, na capacitação dos corretores e temos uma representatividade forte perante a Fenacor”.

Em contrapartida, o sindicato atua fortemente na capacitação, com cursos, palestras e eventos como o Potencialize-SE, que é um marco para a categoria.

Erico Melo, presidente do Sincor-SE
Erico Melo, presidente do Sincor-SE

“Atuamos também combatendo práticas ilegais e defendendo melhores condições e aperfeiçoamento de processos junto às seguradoras e ao poder público. Fortalecemos a rede de contatos e criamos oportunidades para que o corretor troque experiências e faça negócios”, explica.

Melo observa que há uma renovação muito importante na categoria do estado. “O corretor sergipano é resiliente, próximo do cliente e extremamente adaptável. Aqui, não ficamos apenas esperando a demanda — vamos atrás, criamos oportunidades e cultivamos relacionamentos duradouros. É um corretor que veste a camisa e conhece profundamente seu mercado”, frisa.

Ele considera como dificuldade do corretor local a falta de uma cultura securitária maior na sociedade, que ainda é uma barreira significativa, e a pressão por preços baixos. “Temos também o desafio da digitalização acelerada, que exige investimento em tecnologia e atualização constante. Outro ponto é o acesso a produtos diversificados, que ainda é mais limitado do que em grandes centros”, observa.

Por isso, ele define que o corretor da região precisa de mais acesso a treinamentos práticos, condições comerciais competitivas e apoio tecnológico. “Também carece de mais campanhas educativas voltadas ao consumidor para reforçar a importância do corretor como o canal mais seguro para contratar seguros”, acrescenta.

Outro ponto importante na atuação dos profissionais é a proximidade com o cliente e a postura consultiva. “O corretor sergipano tem um diferencial humano, e isso precisa ser mantido mesmo com toda a transformação digital. É essa atenção personalizada que fideliza e mantém o mercado saudável”.

Melo ainda destaca as assessorias como parceiras estratégicas. “Elas ampliam o acesso do corretor a seguradoras, oferecem suporte técnico e comercial, e ajudam a nivelar o conhecimento. No nosso estado, elas (assessorias) fazem uma diferença enorme para que principalmente o pequeno corretor possa competir de igual para igual com mercados maiores”.

Conteúdo da edição 10 da Revista da Aconseg-NNE