Casa do Seguro mostra a força do seguro na agenda de mitigação e adaptação climática
Atento ao movimento de mitigação e adaptação às mudanças climáticas e ciente de seu papel, o mercado de seguros, por meio da Casa do Seguro, iniciativa da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), marcou presença na COP30.
Das dez empoderadoras do espaço mantido durante a conferência realizada em Belém (PA), em novembro, quatro delas – Tokio Marine, Grupo Bradesco Seguros, MAPFRE e Allianz – são parceiras da Aconseg-SP.
Para Dyogo Oliveira, presidente da CNseg, a COP30 cumpriu o papel de ser objetiva. “O que sobressai é o equilíbrio entre as agendas de mitigação e adaptação. Conscientização do que é necessário fazer para lidar, conviver e resistir ao estágio atual das mudanças climáticas tão presentes no dia a dia. Tivemos grandes avanços em termos de comprometimento das empresas e das entidades, inclusive do próprio governo”.
O próximo passo é a criação de uma força tarefa global do mercado de seguros em relação à sustentabilidade. “Precisamos envolver os grandes líderes globais da indústria de seguros e conectá-los aos stakeholders que estão lidando diretamente e tem maior capacidade de influenciar decisões políticas que envolvem sustentabilidade. O setor de seguros tem um grande papel a exercer, tanto na agenda de mitigação como na de adaptação”, disse Oliveira.
Allianz | Após comandar dois dos painéis principais da Casa do Seguro, com especialistas nacionais e internacionais, a Allianz esteve em outros dois fóruns realizados no espaço, localizado em Belém, durante a COP 30. As iniciativas reuniram executivos e pesquisadores em debates voltados à contribuição do mercado segurador para o desenvolvimento sustentável da indústria automotiva e o seu papel na proteção do agronegócio diante das mudanças climáticas.
Marlon Teixeira, diretor de Sinistros Auto da companhia, integrou o painel “Do Sinistro à Sustentabilidade: salvados e economia circular no setor automotivo”. Com o apoio da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a apresentação mostrou como seguradoras, montadoras e recicladores podem atuar em parceria para ampliar a circularidade desses veículos. “Por muito tempo, o salvado foi tratado como um resíduo inevitável e atenuador de perdas. Hoje, olhamos para essa questão também como um vetor de sustentabilidade e retorno econômico”, afirmou.
Grupo Bradesco | A Bradesco Bradesco Saúde lançou durante painel da Casa do Seguro o guia prático “Nosso Clima, Sua Saúde”. A publicação reúne orientações e informações sobre os principais riscos à saúde associados às mudanças no clima, como o aumento das temperaturas, a poluição do ar e a intensificação de eventos extremos. E propõe ações de prevenção e hábitos que podem ser adotados por indivíduos e comunidades para reduzir vulnerabilidades.
O guia elenca seis principais riscos climáticos que impactam a saúde, indicando as regiões mais propensas a esses eventos: alagamentos/inundações; secas; poluição do ar; calor extremo; frio intenso e outros fenômenos meteorológicos extremos (como ventania, granizo ou tempestades). E traz dicas de medidas que a população pode tomar para reduzir a exposição a cada um deles, mitigando potenciais prejuízos à saúde.
MAPFRE | Em meio ao debate global sobre ações urgentes para conter as mudanças climáticas, a seguradora MAPFRE anunciou um novo modelo de seguro ambiental desenhado para proteger projetos florestais e garantir a estabilidade de programas de créditos de carbono no Brasil.
A nova solução, batizada de ‘Biosseguro’, foi idealizada pelo programa interno de inovação da seguradora no Brasil, que conecta equipes técnicas, especialistas ambientais e executivos de negócios. A iniciativa reflete o posicionamento ASG (Ambiental, Sustentabilidade e Governança) da MAPFRE, que tem buscado ampliar sua oferta de produtos com impacto socioambiental positivo e potencial de escalabilidade.
Tokio Marine | O diretor de Seguros Patrimoniais da Tokio Marine, Sidney Cezarino, conduziu a palestra “O futuro e a importância da transição energética”, que abordou as iniciativas da Tokio Marine nesse segmento e como o mercado de seguros pode contribuir com o tema.
O espaço da Tokio Marine contou com a participação dos convidados da seguradora, como Rodrigo Sauaia, cofundador e presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e de Juliano Martins, assessor executivo da Diretoria da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica).
Além disso, o presidente da TMGX, plataforma global dedicada à Green Transformation do Grupo Tokio Marine, Fraser McLachlan, compartilhou alguns insights sobre transformação verde sob o âmbito da estratégia global de sustentabilidade do Grupo.
Conteúdo da edição 72 da Revista da Aconseg-SP










