De forma geral, as empresas têm escutado mais os profissionais para criar soluções que aumentem a eficiência da consultoria e que tornem a experiência do cliente melhor
Carol Rodrigues
O mercado de seguros tem mudado muito rapidamente. As companhias têm disponibilizado ferramentas, sistemas, produtos, coberturas, serviços e atendimento para o corretor de seguros conseguir oferecer o atendimento adequado ao seu cliente.
“Nos últimos dois anos, vivemos uma verdadeira transformação, especialmente no campo da tecnologia. Muitas vezes o corretor ainda não percebe o quanto essas mudanças já estão impactando positivamente o seu dia a dia no escritório. Sistemas mais ágeis, controles integrados e ferramentas de cálculo se modernizaram de forma significativa – e esse movimento está apenas começando”, analisa Boris Ber, presidente do Sincor-SP.
Segundo ele, a inteligência artificial (IA) é um exemplo claro. “Não dá para o corretor ficar de fora. É hora de estudar, entender e aplicar como essa tecnologia pode trazer benefícios concretos para sua rotina. O uso inteligente de dados, a economia de tempo, o fortalecimento do cross sell e a ampliação das ofertas de produtos vão se tornar cada vez mais parte da realidade do corretor”.
Para Ber, com a tecnologia, o resultado vem mais rápido, mais eficiente e com mais valor agregado para o cliente. “O corretor que souber aproveitar essas inovações terá, sem dúvida, um diferencial competitivo no mercado”.

Alexandre Federman, CEO do Grupo Exalt, destaca que o mundo do corretor hoje está digital. “Seja na venda e no atendimento ou na forma de consumir dados e informações de mercado. Na parte de venda, o uso dos sistemas das seguradoras facilita bastante alguns negócios. Em relação à informação: não só no mercado segurador, mas no todo, o acesso a informação está muito mais simples e com diversas fontes. A dificuldade está em obter fontes confiáveis e filtrar esse conhecimento”.
Para ele, o controle do modelo de vendas foi a ferramenta que mais facilitou a sua vida como corretor seguros. “Um CRM bem alimentado e uma estratégia de prospecção de clientes é indispensável. O corretor precisa, por exemplo, controlar o número de apólice por cliente, ou mesmo a quantidade de interações e contatos com estes. Isso faz toda diferença na percepção e geração de valor”.

Josusmar Sousa, CEO da Míster Liber Corretora de Seguros e membro do Past President Council da MDRT (Million Dollar Round Table), percebe avanços significativos no mercado de seguros. “As novas regulamentações trouxeram maior clareza às regras e cláusulas contratuais, fortalecendo a transparência e a confiança entre seguradoras, corretores e consumidores”, comenta.
De acordo com ele, outro ponto relevante é o investimento das seguradoras em treinamentos e capacitação dos corretores, elevando o nível de qualificação e contribuindo para uma atuação mais consultiva e estratégica. “Soma-se a isso a entrada dos agentes de investimentos qualificados no mercado, ampliando a distribuição de seguros e projetando que, até o final de 2025, possamos alcançar a marca de 200 mil corretores de seguros ativos”.
Como destaque no ramo Vida e Previdência, ele aponta que a MDRT tem sido fonte de inspiração e aprendizado. “O movimento crescente das seguradoras em incentivar e apoiar seus corretores parceiros a participarem do evento anual e das etapas de qualificação da entidade demonstra a valorização da excelência profissional”.

Simplicidade nos processos
Nos últimos dois anos, a AXA acelerou iniciativas que simplificam a jornada, dão mais autonomia e elevam a qualidade técnica das propostas, desde o primeiro contato até a gestão do risco.
Em 2024, a seguradora digitalizou as vendas de RCG, E&O e D&O. Esse ano, lançou uma nova plataforma do seguro Garantia, que permite emissão em menos de um minuto, com condições comerciais revisadas e ampliação dos perfis de risco atendidos, o que abre oportunidades para mais corretores e nichos.
No Vida, criou o Portal de Faturamento, que possibilita faturamento 100% digital, envio de relação de vidas e gestão do ciclo, reduzindo fricção operacional e acelerando o pós-venda. “Também reforçamos a capacitação dos parceiros com conteúdos, materiais e treinamentos recorrentes, incluindo marketing digital aplicado ao seguro, disponíveis na plataforma Meu Mundo AXA”, diz Luciano Calheiros, vice-presidente Comercial, Marketing e Experiência do Cliente da AXA no Brasil.
Segundo ele, com essas iniciativas, a seguradora consegue entregar mais velocidade na cotação e emissão, menos retrabalho nas rotinas operacionais, propostas tecnicamente superiores em ramos como agrícola e transportes, além de suporte contínuo com conteúdo, treinamento e ferramentas comerciais que ajudam o corretor a escalar sua carteira. “Digitalizamos onde faz diferença para vender mais e melhor, e combinamos tecnologia com engenharia de risco para proteger os clientes com mais eficiência”.

Conforme Luciano Lima, diretor Comercial da Justos, a companhia tem concentrado esforços em desenvolver soluções que realmente apoiem a performance do corretor, simplificando processos, oferecendo novos produtos e fortalecendo o relacionamento com esse público.
“Um dos grandes avanços foi a criação do Portal do Corretor, plataforma desenvolvida a partir de feedbacks diretos dos nossos parceiros. Nela, os corretores encontram informações organizadas sobre apólices, comissionamentos e status de clientes em tempo real, o que reduz burocracias e aumenta a eficiência no dia a dia”.
A seguradora também lançou a apólice anual, criada a partir da escuta ativa de corretores e clientes, e a ativação agendada de apólices, que permite programar a entrada em vigor em até 30 dias, evitando sobreposição de custos e garantindo a manutenção da Classe de Bônus. “Essa funcionalidade nasceu de uma demanda apresentada pelos corretores e já mostrou forte adesão”, explica Lima. “Outro avanço importante foi a vistoria digital, que pode ser feita pelo celular em poucos minutos, tanto para a contratação quanto para sinistros, reduzindo em até cinco dias o prazo de finalização e trazendo mais confiança para o corretor no processo de venda”, acrescenta.

A Novo Seguros aposta em simplicidade, digitalização e novos produtos para fortalecer os corretores. Surgida em 2023, neste ano a Novo ampliou o seu portfólio com seguros de pessoas e residencial, mantendo sempre o corretor como parceiro estratégico.
“Hoje, com atuação nacional, a companhia se posiciona na vanguarda da transformação digital do setor, oferecendo soluções flexíveis e acessíveis para clientes e corretores. Ao unir tecnologia, atendimento humano e produtos personalizados, a Novo busca ampliar as vendas de seus parceiros e consolidar sua posição no mercado nacional”, destaca Rafael Mendonça, sócio-diretor da Novo Seguros.
Segundo ele, uma facilidade aos parceiros é o Portal do Corretor, que concentra em uma única plataforma funções como geração de cotações, emissão de apólices, gestão de renovações, histórico de sinistros e acompanhamento de comissões. “Além de aumentar a produtividade, a ferramenta permite ao corretor atuar de forma mais consultiva, com relatórios que apoiam a análise de desempenho da carteira”.
A digitalização permeia toda a operação da Novo, que também mantém equipes dedicadas para apoiar corretores e assessorias. “O atendimento humano, aliado às soluções tecnológicas, garante equilíbrio entre eficiência operacional e proximidade, diferencial valorizado em um mercado ainda marcado por processos burocráticos”, ressalta o diretor.

Referências em transformação digital
Nos últimos anos, o Grupo Bradesco Seguros vem intensificando seu compromisso com a inovação e a transformação digital, sempre com um foco claro: fortalecer a jornada do corretor e impulsionar sua performance no mercado.
“Os investimentos contínuos em tecnologia, automação e canais digitais representam uma verdadeira evolução na forma como atuamos e nos relacionamos com nossos parceiros. Soluções como o aplicativo Bradesco Seguros, os portais digitais, as integrações via WhatsApp e o Canal de Apoio ao Corretor (CAC) trouxeram mais agilidade, autonomia e eficiência aos processos”, conta José Loureiro, diretor de Inovação, Digital e Dados no Grupo Bradesco Seguros.
Entre as novidades, ele cita que o Portal de Negócios ganhou novas funcionalidades, como o acionamento digital das assistências Dia & Noite do Seguro Auto, a criação de sites personalizados de vendas para os corretores e a disponibilização de leads qualificados. “Com mais de 240 autosserviços disponíveis no Portal de Negócios, a digitalização de processos operacionais garante mais agilidade e autonomia aos corretores. Também foram incorporadas soluções baseadas em inteligência artificial, com a BIA e o WhatsApp, que tornam a interação mais rápida e personalizada”.

A inovação está no DNA da Tokio Marine, que busca constantemente novas maneiras de aprimorar processos e desenvolver soluções exclusivas para o setor de seguros.
“Como reflexo desse compromisso, em 2021 inauguramos no País a sétima unidade mundial do Tokio Marine Innovation LAB, reforçando nossa dedicação em permanecer à frente no mercado. E essa força motriz inovadora, é claro, também é direcionada para as soluções que criamos com o intuito de colaborar com a performance de nossos Parceiros de Negócios, os corretores de seguros”, conta Dennis Milan, diretor de Inovação, Tecnologia e Digital da Tokio Marine.
Um bom exemplo é o Brokertech, plataforma que tem o objetivo de otimizar o envolvimento dos corretores no ecossistema digital, otimizando o processo de vendas digitais, a gestão de negócios digitais, o marketing, a formação e a gestão da relação com o cliente.
“O Brokertech reúne diferentes pilares para apoiar os corretores, oferecendo soluções de vendas digitais, produtos e simuladores, parcerias estratégicas e consultoria de negócios. Também disponibiliza ferramentas de marketing digital, gestão eficiente com indicadores e relatórios e treinamentos. Além disso, ainda pelo Brokertech, é possível acessar o Portal de Integrações e APIs, que centraliza de forma segura as funcionalidades da Tokio Marine, permitindo a otimização dos processos de venda, gestão e pósvenda em uma estratégia omnicanal”.
Outra iniciativa citada por ele é a UP – Universidade Parceiros Tokio. “Além disso, no início deste ano nós lançamos o Simulador Capital Sob Medida, ferramenta criada para ajudar corretores e clientes a estimar o capital ideal para cada Segurado, e, mais recentemente, anunciamos melhorias exclusivas para cotação dos Seguros de Riscos de Engenharia e Responsabilidade Civil Obras no Portal da Tokio Marine. Tudo isso pensando em formas de auxiliar nossos corretores de seguros e assessorias no seu dia a dia, para que possam focar no que realmente importa: a geração de novos negócios”.

Segundo Rafael Torquetti, CEO da Proauto, a tecnologia compõe uma frente importante de investimento, pois integra o DNA da Proauto, que possui sistemas próprios. “A atualização e o aprimoramento desse sistema é contínuo, buscando oferecer a melhor experiência possível. O grande objetivo da Proauto é colocar um bom produto na mão do corretor, de forma que ele não tenha preocupações”, diz.
Em sua visão, nos últimos anos, a Proauto consolidou o que chama de ecossistema de proteção. “A nossa preocupação nos investimentos tecnológicos é ter ferramentas que funcionem e que entregue boas jornadas para os dois lados: corretor e associado”.
Pensando nisso, a Proauto construiu um aplicativo robusto e fluido para que qualquer geração possa utilizá-lo, e também em um site que permite ao corretor explorar tráfego pago e impulsionamento.
“Por ter construído um ecossistema digital muito forte e trazido para dentro da Proauto uma jornada 360 graus – aplicativo, chatbot, site – temos uma reputação muito forte. Isso é importante porque o consumo de redes sociais é muito forte e a melhor forma de expandir carteira. Cerca de 80% da receita do corretor vem de renovações de contratos e pouco de novos contratos”, comenta o CEO sobre o fato de a Proauto entregar uma oportunidade digital com suporte de marketing digital.
A Proauto também investe no desenvolvimento de um sistema de tecnologia que permite múltiplas e diferentes jornadas de acionamento. “Hoje um associado Proauto pode solicitar a assistência pelo aplicativo através de chatbot 24 horas por dia, via ligação telefônica e, em breve, através de WhatsApp. É facilidade para o associado e tranquilidade para o corretor”, comenta.

Apoio para alavancar operação
Além da mudança de casa, hoje a Continental está localizada no bairro de Higienópolis (SP), em um edifício de fácil acesso ao corretor), a assessoria tem focado em dar uma atenção maior e mais proativa aos corretores que estavam com baixa produção em determinadas seguradoras.
“Percebemos com esse investimento que o corretor está carente de um bom atendimento, pois a performance desse grupo melhorou, e muito. Além da nossa equipe, conhecida pela excelência no atendimento ao corretor, também investimos em tecnologia e fechamos parceria com duas empresas conceituadas do mercado, que disponibilizaram um bot, e também uma IA, que auxilia àqueles corretores que preferem este tipo de canal, trazendo mais agilidade e praticidade na resolução de pendências”, comenta Liza Maria Faveri Miranda de Sousa, sócia-diretora da Continental Assessoria.
Nos últimos dois anos, a Europ Assistance tem investido fortemente em melhorias tecnológicas, operacionais e na experiência do cliente, que são pilares que impactam diretamente o trabalho do corretor.

“Implementamos soluções digitais que agilizam o atendimento e reduzem o tempo de resposta, o que se traduz em mais confiança e agilidade para o corretor na ponta. Além disso, reforçamos nossa estrutura de suporte e canais de comunicação, o que contribui para uma jornada mais fluida entre corretor, segurado e assistência”, diz Rogério Guandalini, diretor Comercial, Marketing e Produtos da Europ Assistance Brasil, cuja empresa tem planos concretos de ampliar iniciativas mais direcionadas ao corretor.

A Sancor Seguros tem apostado no programa de relacionamento Ganha Mais, que solidificado como uma das principais iniciativas de impulsionamento das vendas no mercado brasileiro.
Em seu terceiro ciclo, o programa oferece benefícios como comissão adicional em vários produtos, fundo de marketing para ações de divulgação e experiências exclusivas. As premiações em viagens, nacionais ou internacionais, são definidas conforme a categoria de cada participante e acontecem no encerramento do ciclo.
A iniciativa consolidou-se como uma das principais estratégias de crescimento sustentável da companhia no Brasil. “Estamos muito felizes com o desempenho da operação no Brasil. Já crescemos 22%, um resultado acima da média do mercado. Isso só é possível porque contamos com corretores comprometidos e uma estrutura sólida, que nos permite crescer de forma sustentável”, ressaltou Claudio Toldo, diretor de Negócios Internacionais do Grupo Sancor Seguros.
A Odontogroup, acredita que vender bem começa com uma boa relação. “Mais do que oferecer um produto leve, acessível e fácil de vender, entregamos parceria verdadeira: com atendimento próximo, humanizado e um time comercial que acompanha de perto cada corretor, em cada etapa da jornada”, diz Regina Salgado, diretora da Odontogroup.
Por isso, o corretor encontra decisões rápidas, suporte real e uma escuta ativa. “Entendemos que tempo é essencial para quem está na linha de frente”.
A Odontogroup foca a sua atuação em oferecer mais autonomia, mais agilidade e mais resultado e, segundo Regina, com a leveza de um produto dental completo, desejado e sem burocracia.
“Trabalhar com a gente é contar com um parceiro que valoriza o seu tempo, entende o seu mercado e constrói relacionamentos sólidos e duradouros, com respeito, transparência e confiança. E, porque cada corretor tem sua própria realidade, trabalhamos com projetos personalizados, feitos para atender exatamente ao que você e seus clientes precisam”.

Inovação em produtos
O ASAS Group, que completou dez anos de atuação no mercado, lançou o seguro empresarial simplificado para pequenas e médias empresas, um produto diferenciado, e, conforme o Deputy CEO, Guillermo Delfino, projetado para apoiar empreendedores.
“Entendemos as dores dos empreendedores brasileiros e queremos apoiá-los no seu crescimento. O mercado segurador não tem conseguido ser flexível suficiente dando suporte nesse segmento, e queremos mudar essa história acompanhando essas pequenas e médias empresas para que a preocupação delas seja seu negócio” pontua Guillermo Delfino, Deputy CEO da ASAS.
A novidade contribui para a atuação dos corretores, já que, entre os diferenciais a flexibilidade ganha destaque como principal atributo. “Com critérios de aceitação na medida das possibilidades dos empreendedores, o Seguro Empresarial Simplificado vem ao encontro das necessidades dos clientes, oferecendo um preço acessível e inspeção virtual simplificada”.
O produto também está disponível para atividades comerciais como supermercados, lojas ou depósitos de colchões e de grãos com defensivos agrícolas, entre outros negócios.

Nos últimos anos, a Zurich Seguros intensificou sua respectiva atuação no desenvolvimento de soluções que impulsionam diretamente a performance dos corretores. Um dos destaques mais recentes é a cobertura Pequenos Reparos Premium, lançada em 2024 com o objetivo de atender a uma demanda crescente por praticidade, agilidade e valor percebido no seguro automóvel individual.
“A Pequenos Reparos Premium foi pensada para proteger o veículo em situações do dia a dia, com foco na experiência do cliente. Mas desde o início, desenhamos a solução também para ser uma ferramenta comercial para os nossos parceiros corretores”, afirma João Merlin, diretor de Negócios em Automóvel da Zurich Seguros. “Eles ganham argumentos concretos para fidelizar clientes, ampliar vendas e diferenciar suas carteiras.”
Para os corretores, o diferencial está não apenas no produto em si, mas na forma como ele fortalece o relacionamento com o cliente. Como se trata de uma assistência, seu acionamento não impacta os indicadores de sinistralidade. Isso permite que o corretor ofereça um serviço de alto valor agregado sem comprometer seu desempenho comercial.
“A Pequenos Reparos Premium é uma solução que resolve uma dor real do cliente e, ao mesmo tempo, amplia o potencial de negócio do corretor. Isso é o que buscamos em cada desenvolvimento dentro da Zurich”, conclui Merlin.

Conteúdo da edição de setembro (279) da Revista Cobertura











