Um player importante do mercado de seguros brasileiro

Um player importante do mercado de seguros brasileiro

“Acredito que um dos principais fatores do sucesso da companhia ao longo desses 65 anos de história no País, é o fato de que temos a excelência como um dos pilares fundamentais da nossa cultura”, destaca o CEO da Tokio Marine

José Adalberto Ferrara, Tokio Marine

A Tokio Marine é uma companhia com uma série de valores que são seguidos à risca. A seguradora preza pelo forte relacionamento com corretores e assessorias, que, conforme o presidente José Adalberto Ferrara, exercem um papel importantíssimo para ajudar a difundir cada vez mais a cultura do seguro no Brasil.

Talvez este seja um dos segredos da trajetória da companhia no Brasil. Aliás, como estratégia de negócios, a companhia busca valorizar o capital humano e oferecer soluções de excelência para proteger a vida e o patrimônio das pessoas e empresas. Tudo faz parte da filosofia “Good Company”, que norteia a atuação de todo o Grupo Tokio Marine.

“Acredito que um dos principais fatores do sucesso da companhia ao longo desses 65 anos de história no País, é o fato de que temos a excelência como um dos pilares fundamentais da nossa cultura. Está no DNA de todas as áreas, inclusive como parte do desenvolvimento e das metas de nossos colaboradores, uma atuação voltada para a otimização da jornada dos clientes, corretores de seguros e assessorias. Nossa linha de atuação é baseada no que costumamos chamar de ‘os quatro P’s’: Pessoas, Processos, Produtos e Paixão no que fazemos”.

No primeiro semestre de 2024, o faturamento da Tokio Marine atingiu a marca de R$ 6,4 bilhões (em prêmios emitidos) contra R$ 5,9 bilhões do mesmo período em 2023. Deste volume, as indenizações pagas chegaram a R$ 3,1 bilhões. Contudo, a companhia registrou crescimento de 8% no período.

“Já o índice combinado, ficou em 89,1%, corroborando nossa boa performance. Nesse primeiro semestre de 2024, assim como todo o mercado segurador, enfrentamos momentos desafiadores”, ressalta o presidente da companhia que registrou crescimento por meio de muita resiliência.

“O bom desempenho da companhia durante o semestre pode ser atribuído a fatores como: solidez financeira, forte trabalho interno de governança corporativa, consolidada política de resseguros e compromisso em oferecer excelência e qualidade em nosso atendimento, produtos e serviços. Também preciso destacar o empenho e a motivação de nosso time de 2,4 mil colaboradores e a força do relacionamento que mantemos com mais de 43 mil corretores”, reconhece.

Dentre os destaques, o presidente menciona o seguro viagem, que cresceu 71,8% em comparação com o desempenho do mesmo período do ano anterior; o seguro fiança locatícia, com 62, 5%; o seguro garantia (pública e privada) com 117,3%, e riscos cibernéticos, com 68,5%.

“Diante dos expressivos resultados que temos obtido de forma orgânica nos últimos anos, penso que podemos nos definir como um player importante do mercado de seguros no Brasil”, destaca o Ferrara.

Jornada do consumidor

Segundo Ferrara, para oferecer produtos de qualidade e aderentes às diferentes necessidades dos consumidores, a companhia tem procurado entender as mudanças de perfis e comportamento, sempre com a ajuda dos parceiros de negócios que estão próximos deles no dia a dia.

“Nossos públicos estão cada vez mais exigentes e os novos perfis dos consumidores nos desafiam a pensar cada vez mais em como atender a demanda por seguros em um ambiente no qual as decisões têm que ser muito rápidas e as informações precisam estar disponíveis a qualquer momento”, observa.

Sempre pensando na melhor experiência para o consumidor, a Tokio Marine fez a integração da assistência 24h dos seguros automóvel e patrimonial. Aprimorar a jornada do cliente, otimizar a eficiência operacional e gerar agilidade e facilidade para os segurados estão entre os objetivos.

“Estamos sempre atentos às oportunidades de mercado e comprometidos em manter a excelência nos serviços prestados aos nossos parceiros de negócios e segurados”, ressalta.

Dessa forma, em um movimento que faz parte do processo de transformação digital da companhia, o cliente consegue, por meio de uma nova aplicação – que conecta WhatsApp, SuperApp, Chat, Instagram e Messenger, entre outros canais de atendimento – abrir, acompanhar e cancelar uma assistência 24 horas, – seja a solicitação de um guincho, eletricista, encanador, entre outras – de maneira totalmente digital, apenas com seu CPF ou CNPJ.

“Atualmente, mais de 40% das assistências são abertas de forma 100% digital. A iniciativa faz parte de uma série de ações que temos implementado para tornar a companhia plenamente omnicanal, de modo que o cliente nos acesse de onde quiser e da forma que faça mais sentido para suas necessidades, otimizando também o trabalho da nossa equipe”.

As assessorias

Não é de hoje que a Tokio Marine reafirma a importância das assessorias para as estratégias de negócios da companhia, bem como, em larga escala, para o mercado de seguros. “Para atender de forma personalizada as necessidades de clientes empresariais e pessoas físicas nas mais diversas regiões do País, contamos com a expertise e capilaridade das assessorias, que têm um corpo técnico e profissional de muita qualidade, além de profundo conhecimento do setor de seguros e, principalmente, dos mercados locais”.

Atualmente, a seguradora trabalha com cerca de 110 assessorias distribuídas pelo País e elas, junto aos corretores são o seu principal canal de distribuição. “Elas atuam como nosso braço comercial e dão suporte para os corretores atuarem como consultores de proteção dos nossos clientes”.

Com um vasto portfólio de produtos, a Tokio Marine tem buscado mostrar o potencial de negócios do portfólio e a necessidade de fomentar a diversificação do mix de produtos. Esse é um dos trabalhos que a área comercial faz junto às assessorias.

“Temos, por exemplo, um leque enorme de produtos para suportar as necessidades de pequenos e médios empreendedores – como risco cibernético, D&O, E&O, engenharia, garantia, seguro de vida e o próprio seguro empresarial – que formam um enorme nicho de mercado”, analisa.

“Vamos continuar investindo em inovação e na oferta de produtos e serviços adequados às novas demandas da sociedade. Nosso principal objetivo é manter o crescimento sustentável na casa de dois dígitos em termos de faturamento e continuar crescendo em diversas linhas de negócios, especialmente naquelas em que há grandes oportunidades de maior penetração no mercado, contando sempre com os mais de 43 mil corretores e 110 assessorias que distribuem os produtos da seguradora”, conclui Ferrara.

Conteúdo da edição de julho/agosto/setembro da Revista Aconseg-SP